UE-25: portuguesas entre as mais analfabetas em informática

Started by Navyseal, March 05, 2007, 05:24:18 PM

Previous topic - Next topic

Navyseal

QuotePelo menos seis em cada 10 mulheres portuguesas com idades entre os 16 e os 74 anos não têm qualquer formação informática, indica um relatório publicado esta segunda-feirapelo Eurostat.

Em média, segundo dados relativos à primeira metade do ano passado, 61% das mulheres portuguesas não sabia utilizar um computador, face aos 44% da União Europeia (UE-25). De acordo com a mesma fonte, 16% das mulheres portuguesas têm elevada formação nesta área do conhecimento, superando os 15% da média da UE.

Entre os países da UE, apenas a Bulgária (69%) e a Itália (64%) mostram percentagens mais elevadas de mulheres sem qualquer formação no uso de um computador.

Por outro lado, a mesma fonte indica que 16,6% das portuguesas detêm habilitações para o terciário, ou seja, obtiveram formação nas áreas das humanidades e artes, contra uma média de 24,3% no conjunto da UE-25.

Na mesma classe etária, em Portugal, o peso de homens sem qualquer formação informática é de 55%, e a proporção dos que têm competência elevada na utilização de computadores é de 25%.

O critério de Ã,«formação informáticaÃ,» utilizado pelo Eurostat inclui capacidades como saber copiar/mover um ficheiro ou pasta e utilizar ferramentas de processamento de texto; realizar operações e fórmulas aritméticas numa folha de cálculo; instalar ou ligar aplicativos ou um modem ou ainda utilizar uma linguagem de programação.

Dominar uma ou duas competências das referidas confere um nível informático baixo, enquanto três ou quatro capacidades reflecte um nível médio e cinco ou seis daquelas operações confere uma elevada capacidade neste domínio.

A estatística do Eurostat antecede a celebração do Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de Março. O estudo avalia outros indicadores como a esperança média de vida, fertilidade e o emprego.

A esperança média de vida da mulher portuguesa deverá aumentar de 81,4, há dois anos, para os 86,6 anos em 2050.

Nos indicadores do trabalho, Portugal evidencia a 10Ã,ª melhor taxa de emprego das mulheres, com 62,4% das cidadãs em idade activa a beneficiar de um emprego, contra 57,3% no conjunto da União Europeia a Vinte cinco. No entanto, a taxa de desemprego entre as mulheres situava-se nos 8,4% (8,6% na UE-25), acima do desemprego entre os homens portugueses (6,2%, contra 6,6% no conjunto da União Europeia).

05-03-2007 12:12:34

diario digital
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com