Clonagem de cartões já afectou 300 utilizadores em Agosto

Started by r1c4rd0100, August 25, 2006, 06:33:45 PM

Previous topic - Next topic

r1c4rd0100

Clonagem de cartões já afectou 300 utilizadores em Agosto


Os lesados das fraudes que envolvem a clonagem de cartões Multibanco irão ver as quantias repostas nas suas contas, com as entidades bancárias a reembolsarem os seus clientes, uma vez que "o banco é responsável se houver problemas", revela Francisco Velez Roxo, administrador da Sociedade Interbancária de Serviços, ao jornal O Público.

Desde Abril foram clonados 1,5 mil cartões, o que já gerou prejuízos na ordem dos 50 mil euros, por levantamentos ilícitos, referiu o responsável, ao mesmo jornal.

Durante este mês, entre os dias 2 e 6, foram registadas operações fraudulentas que envolveram 300 cartões falsos, clonados em caixas Multibanco de bombas de gasolina no distrito de Leiria e no Cartaxo. A Polícia Judiciária e a SIBS suspeitam de uma possível ligação dos casos a uma rede criminosa de origem estrangeira.

O Público cita ainda Jorge Morgado, secretário-geral da Deco, que menciona a falta de clareza nos contratos de adesão, de cartões de débito e crédito, no que se refere a "clonagem ou roubo", pelo que deveria ser "completamente explícita" a responsabilidade dos bancos nestes casos.

Os números avançados pelo jornal revelam que existem 15 milhões de cartões de débito em Portugal, com o número de transacções anual a fixar-se nos 1,5 milhões.

Fonte: tek

psp

Fdx isto é uma porquice do pior, assaltos ja não tão na moda...


Navyseal

Ja acontecia mt frequentemente em paises em desenvolvimento, agora com a vinda de emigrantes especialmente do brasil onde esta pratica é comum trouxeram novas tecnicas...
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

malaquias_

[/align:21f41a222b]

Teotónio Ricardo

Ainda agora deu na TV, isto é indecente, não há ninguem a controlar isto?

scotty

não é facil controlar lol, olhem com atenção para a ranhura e tal pra ver se veem kalker coisa lol...

tanuska

QuoteIsso aqui nas Caldas anda lixado.

Parece que sim... tambem tinha ouvido dizer era na Benedita...



morzaban

Por acaso este verão ainda me assustei com uma caixa multibanco que me pareceu um pouco estranha.

O cartão entrava aos soluços e por cima do teclado tinha um buraco que eu pensei ser para gravar o código marcado.

É claro que nos dias seguintes andei sempre em cima das movimentações do cartão. lol

scotty

Metam o codigo mas metam um guardanapo por cima pra ng filmar lol...

r1c4rd0100

Clonagem de cartões já originou 125 mil euros em levantamentos fraudulentos


(Actualizada) Foram identificados pela judiciária nove pontos onde uma rede de falsificadores terá clonado cartões de débito e crédito e que já terão permitindo a cópia de dados de 463 cartões e o levantamento de 125 mil euros, avança a edição de hoje do Diário de Notícias.

De acordo com o jornal, embora para já sejam apenas públicos três locais de clonagem de cartões (Benedita, Cartaxo e Castelo Branco), a actuação da rede estende-se a nove pontos já identificados, sempre em bombas de gasolina da Galp.

Face ao elevado número de pontos usados para clonar cartões prevê-se que o número de lesados por esta fraude possa aumentar e que o número de cartões copiado possa atingir já cerca de 4 mil, embora o sistema detecte boa parte deles.

Dados da SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços revelam que a cópia de dados, pelo menos nos cartões onde já foram detectadas operações fraudulentas, terá sido efectuada entre os dias 2 e 6 de Agosto.

As investigações da PJ apontam no mesmo sentido e indicam também que o grupo será constituído por indivíduos do Leste europeu.

Já na semana passada O Público tinha avançado dados relativos à clonagem de cartões. Recuando até Abril deste ano, o diário garantia terem já sido clonados 1,5 mil cartões o que teria gerado prejuízos de 50 mil euros.

No período de 2 a 6 de Agosto, referido também hoje pelo Diário de Notícias, o jornal referia terem já sido usados dados de 300 cartões copiados para realizar operações fraudulentas. O número de cartões clonados e usados em operações fraudulentas desde Abril foi confirmado à tarde pela SIBS, em conferência de imprensa. A entidade adiantou ainda que estas operações envolveram um montante de 250 mil euros.

Citada pelo Jornal de Negócios, a SIBS diz que até final desta semana os terminais Multibanco existentes no exterior das bombas de gasolina - onde foram detectadas todas as clonagens - serão substituídos por outros equipamentos mais sofisticados. Este processo de substituição visa 250 máquinas.

Os números fornecidos pela SIBS revelam que existem em Portugal 17 milhões de cartões Multibanco e são feitas anualmente 1.500 milhões de transacções que movimentam 60 mil milhões de euros. Desde Abril apenas 0,06 por cento das operações realizadas foram fraudulentas.

Nota de Redacção [18:02]: A notícia foi actualizada com informação da conferência de imprensa realizada pela SIBS durante a tarde. Parte dos dados fornecidos pela instituição divergem dos números disponibilizados na imprensa esta manhã e na semana passada. Todos os dados usados pelo TeK estão devidamente citados.

Fonte: tek

cRaZyzMaN

Eles têm de mudar os cartões só assim é que param com isto, o sistema é antigo e muito fácil de dar a volta, existem montes de técnicas para o fazer.

radikal-rider

QuoteEles têm de mudar os cartões só assim é que param com isto, o sistema é antigo e muito fácil de dar a volta, existem montes de técnicas para o fazer.

Exacto, da mesma maneira que mudaram os sistemas dos passaportes tem que fazer o mesmo aos cartões, uma coisa que passa muito tempo sem ser actualizada, mais tarde ou mais cedo da boraco, e isto já deu.

morzaban

Se não perderem o cartão de vista e levantarem dinheiro em locais seguros (dentro das sucursais) é complicado fazerem alguma coisa.

cRaZyzMaN

Sim nas sucursais existem cameras, hoje em dia é raro levantar dinheiro, e ir pagar é sempre online, mas mesmo assim todo o cuidado é pouco.

scotty

O banco se acontecer uma coisa dessas paga o que foi gamado...