Comissária europeia defende Internet grátis

Started by r1c4rd0100, May 13, 2006, 07:45:15 PM

Previous topic - Next topic

r1c4rd0100

Comissária europeia defende Internet grátis
Diário Digital

A comissária europeia para a Sociedade de Infor mação e Meios de Comunicação defendeu sábado, em Lisboa, o acesso grátis à Internet para diminuir a exclusão social, aumentar a troca de conhecimentos e aproximar os cidadãos.

Ã,«Temos que unir esforços para que a Internet possa vir a ser grátis, porque é uma ferramenta que leva o conhecimento a um grande número de pessoas e permite diminuir a exclusão socialÃ,», disse Viviane Reding, no encerramento do IV Fórum Ministerial Ã,«União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade de InformaçãoÃ,», que decorreu em Lisboa.

Para a comissária, é necessário Ã,«lutar contra os crimes cibernáuticos e incrementar esforços para que, no futuro, a Internet seja acessível a todosÃ,».

Viviane Reding lembrou que Ã,«Europa assenta numa sociedade aberta, construída na diversidade culturalÃ,» e que as novas tecnologias de informação permitem Ã,«aproximar as pessoas e os diversos conhecimentosÃ,», mas que para que isso seja possível Ã,«os instrumentos devem ser baratos, acessíveisÃ,».

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, a Internet foi inventada para democratizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, melhorar a transparência da administração e reduzir as divisões.

Ã,«O combate à exclusão social é o principal objectivo das novas tecnologias de informação e comunicaçãoÃ,», referiu.

Ã,«As novas tecnologias de informação e comunicação dão um grande contributo para a coesão social e esse é o nosso objectivoÃ,», afirmou Mariano Gago.

A inclusão social é um dos objectivos explícitos na Declaração deste Fórum sobre Cooperação Futura, que será submetida à Cimeira União Europeia - América Latina, Caraíbas de chefes de Estado e de Governo que terá lugar em Viena (Áustria) nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Na Declaração consta a intenção de construir e reforçar a ligação das redes de informação da União Europeia com as da América Latina e Caraíbas, nomeadamente no que toca às comunidades científicas e académicas e com isto aumentar o número de utilizadores das TIC.

Um dos assuntos analisado no fórum foi o programa de cooperação Ã,«@LISÃ,» - Aliança sobre a Sociedade de Informação - criado mediante decisão da Comissão Europeia com o objectivo de estimular a cooperação entre os participantes europeus e os latino-americanos.

De acordo com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação é Ã,«uma sociedade onde a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de actividade humana em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da Internet em particular, induzindo novas formas de organização da economia e da sociedadeÃ,».

Ghetto_Smurf

acho isso absurdo neste momento.

ainda não temos redes capazes de oferecer um serviço tão grande como a internet para o mundo inteiro. seria preciso ligações como as das universidades (fibra óptica, etc) para as redes suportarem milhares de ligações.

ainda por cima, tirando o limite de tráfego, as pessoas fariam downloads absurdamente, enchendo as redes de porcaria de downloads, enquanto alguem quer apenas pesquisar um site. as HH e o limite de tráfego existem para controlar os downloads, e as HH servem para qe os downloads sejam mais efectados na noite, onde podem ocupar a maior parte da capacidade das redes.

zzzzt

estou de acordo com a net gratis...as redes tb na iam ficar super lotadas..pois quem tem net ia continuar a ter,  e quem nao tem continuava a  nao ter...pois ha hoje em dia mts pessoas  n tem dinheiro para comprar um computador...e as que compram tem net... : rir :

KTachyon

Quoteainda não temos redes capazes de oferecer um serviço tão grande como a internet para o mundo inteiro. seria preciso ligações como as das universidades (fibra óptica, etc) para as redes suportarem milhares de ligações.

E mtas vezes, as redes das nossas universidades não conseguem dar conta do recado para os utilizadores k têm. O k é preciso é reprojectar muitos dos backbones para conseguirem suportar a comunicação das redes ligadas a ele.

Quoteainda por cima, tirando o limite de tráfego, as pessoas fariam downloads absurdamente, enchendo as redes de porcaria de downloads, enquanto alguem quer apenas pesquisar um site. as HH e o limite de tráfego existem para controlar os downloads, e as HH servem para qe os downloads sejam mais efectados na noite, onde podem ocupar a maior parte da capacidade das redes.

Mas somos praí o único país com limites de tráfego, e isso é k é absurdo. Os outros países, sem limites de tráfego têm melhor qualidade de serviço. Se nós não temos essa qualidade, e ainda nos restringem o tráfego...
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

Furt4d0

Mas esse aspecto das universidades é diferente. É que penso que o pessoal n
ao tem bem noção, mas a linha que se usa na universidade é a mesma que se usa em todas as escolas e tribunais e todas as instituições do estado.

É verdade que (em teoria) tem uma velocidade de 100 Mbps (!!), mas sendo todas usadas ao mesmo tempo nunca chegamos aquela velocidade extravagante que aparece em teria. Quando muito fazemos downloads a 50 kbps e navegamos a 512kbps, nunca ao máximo porque também o ISP criado para tal nunca o permitiria...

Enfim, ter internet de graça era muito bom, mas já me contentava muito em que baixassem o preço para aí uns 10€ ou 15€...

Ghetto_Smurf

QuoteMas somos praí o único país com limites de tráfego, e isso é k é absurdo. Os outros países, sem limites de tráfego têm melhor qualidade de serviço. Se nós não temos essa qualidade, e ainda nos restringem o tráfego...

eu sei, o meu primo paga 20€ por 16 mb com trafego ilimitado na suécia

KTachyon

QuoteMas esse aspecto das universidades é diferente. É que penso que o pessoal n
ao tem bem noção, mas a linha que se usa na universidade é a mesma que se usa em todas as escolas e tribunais e todas as instituições do estado.

É verdade que (em teoria) tem uma velocidade de 100 Mbps (!!), mas sendo todas usadas ao mesmo tempo nunca chegamos aquela velocidade extravagante que aparece em teria. Quando muito fazemos downloads a 50 kbps e navegamos a 512kbps, nunca ao máximo porque também o ISP criado para tal nunca o permitiria...

Estás enganado. As grandes univs portuguêsas estão ligadas a um backbone central do ordem dos 10Gbps. Aliás, o emu dept tem uma ligação dedicada para os estudantes com 1Gbps de banda. Conseguem-se grandes velocidades (alguns megas por segundo). Mas, já cheguei a fazer downloads no meu departamento kuase à velocidade de transmissão da antena (802.11b = 11Mbps).

Quoteeu sei, o meu primo paga 20€ por 16 mb com trafego ilimitado na suécia

Pois. Eu tenho uma suposta ligação de 16Mbps, k só consegue sincronizar a pouco mais k 6Mbps, por 36€/mês. A ligação tem limite de 25GB, mas a HH pode ser de 24h por dia, por isso o tráfego não faz grande diferença.
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

Vadio

Eu já não digo grátis, apenas que não exagerassem nos preços... Algo de simbolico.

Ghetto_Smurf

QuoteEu já não digo grátis, apenas que não exagerassem nos preços... Algo de simbolico.
sim, algo que permitisse o pagamento de ordenados para a manutenção dos IPS\\'s