PAT - 12º Tec. Informática

Started by Biqu3, April 11, 2009, 03:55:34 PM

Previous topic - Next topic

Biqu3

Olá a todos  

Estou no curso tecnologico de informatica e no final do ano vou ter de criar uma PAT, e falar sobre ela durante 15 minutos. Estou na disciplina de redes (podia-se escolher redes ou base de dados). Faltam 2 meses para a apresentação da minha PAT, como é obvio já tenho o meu tema escolhido.

É sobre segurança nas redes informáticas, mais propriamente dentro do tema "Firewall". Já tenho alguma informação recolhida, mas ainda não toquei em nada.  :? Vou começar hoje.

Os meus objectivos são os seguintes:

Teotónio Ricardo

Biqu3

Sim, mas depois vêm as perguntas, parte prática etc..

De certeza que é mais de 15 minutos.

Teotónio Ricardo

Eu passei em muito o tempo e não me prejudicaram por isso. A minha apresentação powerpoint pouco ou nenhum texto tinha, era apenas um suporte à apresentação oral.

No teu caso acho que tens que começar por dizer para que é necessário uma Firewall e o que é uma Firewall. Depois mostras as várias alternativas existentes e demonstras como configurar. Não sei se te deram algumas aulas sobre Firewalls, normalmente redes é apertar e desapertar parafusos das caixas dos pcs (normalmente...), nem sequer configurar routers e criar uma rede ensinam...

Biqu3

Por acaso nas nossas aulas de redes, nunca tivemos aulas práticas de criar redes, desmontar pcs, etc. As nossas aulas são mais teóricas, é uma grande seca.

E nunca falamos em Firewalls, mas para quem anda neste mundo da Informática sabe mais ou menos para que serve... Até tive sorte no tema, não é muito trabalhoso e dou-me bem com ele, mas se me dessem dicas eram do melhor.

Teotónio Ricardo

Mas tens que ter atenção, firewalls não deves falar apenas das existentes para Windows.
Tenta procurar falar também nas IPTables do Linux, etc...

Biqu3

Pois, o meu tema é mais relacionado para firewalls de Windows. O meu professor nunca me chegou a dizer para falar sobre IPTables.

Teotónio Ricardo

[quote name=\'Biqu3]Pois\' date=\' o meu tema é mais relacionado para firewalls de Windows. O meu professor nunca me chegou a dizer para falar sobre IPTables. [/quote\']

Se queres um conselho, não te limites ao que os professores te dizem para saber...

Biqu3

É que nem encontro informação essencial sobre firewalls de Linux. Não gosto muito de Linux, ainda vou é meter os pés pelas mãos.

Teotónio Ricardo

Biqu3

É ideal para a minha parte prática?