[3ds Max] Metro

Started by scolpit, March 02, 2009, 08:43:00 AM

Previous topic - Next topic

scolpit

Ja não mexia no max à algum tempo. Aproveitei agora as ferias pós exames para fazer uma brincadeira, e desenferrujar um bocado. Espero que gostem  

[/align:f0b9a27b5d]

manelinho27

Cool! Também uso essa border nalguns trabalhos. hehe Mas meto a parte branca mais pequena e a preta um bocado maior.

A luz está bem porreira.
O chão parece polido de mais. Talvez um bumpzinho ou um specular map para tirar a sensação de que vamos patinar.

Outra coisa que eu fazia agora era dar um bocado mais de sujidade à imagem para dar mais interesse. Usava dirt layers nas paredes, perto do chão e sem duvida no metro em si.

Tive a ver e talvez invertida horizontalmente funcione melhor tendo em conta a regra dos 3 terços.

A luz como disse está muito boa, mas sendo a estação de metro um local com pouca luz natural e como parece que so tens as fontes de luz do tecto, o proprio tecto secalhar não deveria estar muito iluminado. Tive a ver fotos de estaçoes e o tecto está sempre muito mais escuro.

Já levas-te o render ao photoshop?

Porreiro

Teotónio Ricardo

Pois, aquilo parece uma estação de luxo... normalmente está tudo cheio de lixo e pastilha elástica no chão...

lycosman

Chão acabadinho de encerar...  Muito bom...
Hooray for chainsaws :3

scolpit

Tks pelos comments
Manelinho, nunca trabalhei com o VrayDirt, nem sei trabalhar com ele.. tenho que dar uma vista de olhos nisso! Tive imensa dificuldade a iluminar a cena! Nunca tinha tentado iluminar uma cena interior tão complexa, e acabei por perder mais tempo com materiais e iluminação do que propriamente a modelar (que foi sempre a bulir). Toda a cena ficou bastante clara quando mudei o gamma do programa para 2.2 (tive a ver um tutorial da aversis). Nao usei irradiance map, só light cache. O meu pc nao se aguentava, o max crashava, possivelmente com falta de ram (so tenho 1gb)!
Quanto aos bumps, eu tentei pôr em varios sitios.. devo tar a fazer alguma coisa mal, porque no render é como se os nunca tivesse posto.. Tentei baixar o hilight glosiness para 0.8 e 0.7 para ver se o com o basso notava-se o bump e nada
Levei ao photoshop, claro, eheh, o render ficou com pouco contraste, por isso teve de levar aquele toque... enfim, tenho mt pa aprender!! Tks

manelinho27

Não precisa ser com o vray dirt. Procura por dirt nos tutoriais do 3dtotal. O novo Max permite misturar mapas como se fossem layers do photoshop. Há blend options e tudo. ( Depois há sempre gente a escrever artigos a dizer que o max só tras updates ridiculos... fico a pensar que quem escreve estes artigos sabe fazer mais do que o teapot....)

Pois aqui o trabalho era mais de texturização e iluminação. A modelação neste caso repete-se muito.

O max crashava?... com essa scene?... hum..... não terás valores muitos altos nas subdivisoes dos reflexos nos materiais? Não consegues baixar o nivel de iterações do smooth? Principalmente nos objectos longe da camara? Não teras as subdivisões das luzes muito elevadas?

Sobre os bumps, se tas a usar o noise do max, vai testando com varios tamanhos de noise, porque podes ter as dimensões da scene muito baixas e o noise muito elevado o que faz com que não se note.
Ou entao vê lá se não tavas a atribuir o aterial errado... as vezes acontece.

Uma coisa que eu testava era arranjar um mapa de reflexos, porque as linhas pretas do chao não reflectem tanto como a tejoleira em si.

Isso ficava mais porreiro se modelasses a frente do metro e talvez outro angulo da camara para que a composição da imagem mostrasse mais os pontos de interesse da imagem.

Não me chegast a dizer que fontes de luz tens ai.

Já agora, se tas a usar vray lights no tecto, testa com placas com vray light material em vez das luzes...

Já li isso da gama em varios sitios, mas uns dizem que sim , outros dizem que não, por isso nunca me interessei muito em dissecar isso.

Ainda sobre os crashes, quando o render ta a fazer, e ta a aparecer a legenda de sobre os que o render ta a fazer, vê o que é que ele ta a fazer quando crasha.

CrossIron

Está muita fixe!! Só tenho um defeito a apontar.. não há metros nem estações de metros tao limpos em portugal...

scolpit

As luzes é o que se vê! Sao as do tecto, as dentro do metro e as que vem pelas escadas, não ha mais luzes invisiveis! Os bumps era estranho, porque eu experimentava primeiro com o displace, para pôr no tamanho certo! depois de tar td como eu gostava simplesmente movia o mapa do displace para o bump e deixava de se ver! Não abusei em nenhum valor! O turbosmooth do metro está a 2, e ele nao bloqueava na geometria em si, mas sim depois de calcular o GI (quando tava a fazer mesmo o render). As luzes está td a 8sub. E os materiais acho que so aumentei as subdivs do chao e foi para 10. Nada de valores enormes!

Quanto a modeleção.. yah, mta coisa é copiada, eheh! É uma cena onde os objectos repetem-se muito, por isso acabou por ser facil! Eu estava para modelar a parte da frente do metro, mas depois não me apeteceu.

O max está sempre a evoluir, e ainda bem! A cena das layers que te referes é o composite? Se é ja conhecia, e sim, é MUITO bom, principalmente para quem nao tem o photoshop! é cada vez um programa mais completo! Ja vista as novidades para o 2010? é desta que vou ter mesmo que aprender mental ray! eheh!

Quote from: CrossIronEstá muita fixe!! Só tenho um defeito a apontar.. não há metros nem estações de metros tao limpos em portugal...

Não é bem assim! A estação que frequento mais (Estação das Olaias) é bem limpinha!! Claro que se fores para as antigas a conversa é outra! E até nem acho as nossas estações muito porcas.
Estive no metro em Nova York, e aquilo parecia um filme de terror, muito mais velho e porco que as nossas estações, lol! Quem diria!

manelinho27

[quote name=\'scolpit]Estive no metro em Nova York\' date=\' e aquilo parecia um filme de terror, muito mais velho e porco que as nossas estações, lol! Quem diria![/quote\']

Barcelona same shit. Mas em LX tens algumas muito degradadas também. Há uma que não me lembro agora onde é, que parece tas num nivel do resident evil.

CrossIron

Nao posso dizer que ja andei em todas, mas ando na sua grande maioria no metropolitano de LX, ja andei no do porto e arredores, e eram todas de vomitos. Já andei no de Barça, são para esquecer, e segundo a minha irma, o de Paris é simplesmente aterrador :s

scolpit

Resident Evil, lololol.. realmente, eheh. As piorzinhas de Lisboa são mesmo as mais antigas na baixa, é cada uma pior que a outra!!

yomi

Das piores é o Intendente e Martim Moniz, mais pela cambada de drogados e bêbados que pra la anda 8D Mas agora quanto à arte, eu gostei, a única coisa que mudava eram os caixotes do lixo, porque parecem de porcelana tipo sanita ou lavatório... Mudava também é a placa avisadora no chão porque não parece muito de borracha, de resto ta bom, e gostei do aspecto limpo, pa contrastar um bocadinho ;D
DISCONNECTED FROM THE WORLD!

Ianarosh

Gostei talvez esta seja como a nova estação de São Sebastião vai ficar, será? e como alguem disse aqui o chao parece mesmo mesmo muito polido, de resto gostei.