[Discussão] Lei do tabaco

Started by sweetumchocolate, January 16, 2008, 12:26:45 PM

Previous topic - Next topic

sweetumchocolate

Eu até me admira ainda não se ter discutido isto aqui. Decidi então criar um tópico para o pessoal se exprimir sobre a nova Lei do tabaco que entrou em vigo às 0 horas do dia 1 de Janeiro de 2008.

Começo já eu e tenho que dizer que, mesmo na condição de fumador activo, andava a faltar uma lei que se proponha a fazer o que esta se propôs. Mas, para não variar, uma lei destas tinha que vir estapafúrdia. Concordo que se protejam os não-fumadores dos malifícios do tabaco, mas não sejamos fundamentalistas e aos fumadores o que aos fumadores pertence. Todo e qualquer cidadão tem o seu direito de fazer da sua vida e saúde o que bem lhe der na veneta, e acho que uma lei deste tipo não pode ser tão linear ao ponto de dizer que em espaços fechados não se pode fumar e pronto. Há quem diga que é legal optar por fazer de espaços com área inferior a 100m2 lugares aptos a fumadores, desde que as condições o permitam, e sim, a lei diz isto, mas que condições? E que em espaços superiores pode eventualmente haver uma área destinada a fumadores. Tipo áreas só com inspectores da ASAE ou a varanda do edifício da Assembleia? Enfim. Haver crianças de 12 e 13 a saírem de bares em coma alcoólico, um pedófilo que abuse 100 vezes de uma criança ser acusado de um e só um crime, assassínos e ladrões com apresentações periódicas como medida de coacção, ordenados mínimos de €400... Isto sim, mata! Mas não. Vamos mas é bater nos fumadores que é o que está a dar.... E depois há as empresas que se limitam a proibir um trabalhador de fumar dentro, fora e nos arredores da empresa. Experiência própria. Trabalhar 8 horas seguidas sem um cigarro é tortura!
Made on a Mac

Se o Homem alguma vez fez alguma coisa de jeito foi o Big Tasty Bacon!!!

Faboucas

Concordo com esta lei, nao sou fumador, experimentei e nao gostei daquilo  X(

Eu nao gosto de ir a um sitio publico e "mamar" com o fumo das outras pessoas, acho que os fumadores deviam ver esta medida, como um incentivo para deixarem de fumar, visto que "Fumar Mata"....

DarkJoker

QuoteConcordo com esta lei, nao sou fumador, experimentei e nao gostei daquilo  X(

Eu nao gosto de ir a um sitio publico e "mamar" com o fumo das outras pessoas, acho que os fumadores deviam ver esta medida, como um incentivo para deixarem de fumar, visto que "Fumar Mata"....

"Fumar mata"... esse paleio é muito engraçado... já pensas-te que se fores numa escada e tens o azar de escorregar tambem te podes matar? essa politica só tem em conta os não fumadores agora tens de ver que como a lei se aplica a todos os sitios fechados agora um gaijo quer ir pa um bar ou pa uma disco e ta la dentro a querer fumar e tem de vir a rua... não tem jeito nenhum...

"acho que os fumadores deviam ver esta medida, como um incentivo para deixarem de fumar" isto até se pode aplicar nalguns casos agora pensa naquelas pessoas que são mesmo viciadas, que não passam duas horas sem fumar um cigarro, têm a vida numa autentica m**** por causa disso...

e se formos pensar na lógica das coisas... num bar o álcool é permitido a maiores de 16 e o tabaco a maiores de 18... matemática simples... com 10 shots uma pessoa se não ficar bêbeda fica alterada... com 10 cigarros no máximo dos máximos fica com uma impressão na garganta..

Na minha opinião esta lei é uma autentica treta, até concordo em fazer sítios em que não se possa fumar mas agora não se puder fumar em  espaços fechados por amor de deus... este governo vai de mal a pior... em Portugal não se vive... sobrevive-se....
"Don't gain the world and loose your soul, wisdom is better than silver & gold" - Bob Marley

"Microsoft isn't evil, they just make really crappy operating systems." - Linus

JCaco

QuoteConcordo com esta lei, nao sou fumador, experimentei e nao gostei daquilo  X(

"Fumar mata"... esse paleio é muito engraçado... já pensas-te que se fores numa escada e tens o azar de escorregar tambem te podes matar? essa politica só tem em conta os não fumadores agora tens de ver que como a lei se aplica a todos os sitios fechados agora um gaijo quer ir pa um bar ou pa uma disco e ta la dentro a querer fumar e tem de vir a rua... não tem jeito nenhum...

"acho que os fumadores deviam ver esta medida, como um incentivo para deixarem de fumar" isto até se pode aplicar nalguns casos agora pensa naquelas pessoas que são mesmo viciadas, que não passam duas horas sem fumar um cigarro, têm a vida numa autentica m**** por causa disso...

e se formos pensar na lógica das coisas... num bar o álcool é permitido a maiores de 16 e o tabaco a maiores de 18... matemática simples... com 10 shots uma pessoa se não ficar bêbeda fica alterada... com 10 cigarros no máximo dos máximos fica com uma impressão na garganta..

Na minha opinião esta lei é uma autentica treta, até concordo em fazer sítios em que não se possa fumar mas agora não se puder fumar em  espaços fechados por amor de deus... este governo vai de mal a pior... em Portugal não se vive... sobrevive-se....

Isso quer dizer que fumas?

Tenho convites Lockerz para dar

DarkJoker

ya fumo... não preciso dum cigarro de duas em duas horas como no exemplo que usei... mas tipo quando saio a noite gostava de tar na disco na boa a fumar o meu cigarro agora não se pode fazer isso ou então quando vais a um centro comercial eu vou usar o exemplo aqui do forum de coimbra tipo aquilo é enorme nem que tivessem umas 200 ou 300 pessoas a fumar notavas grande diferença não tem lógica nenhuma não se puder fumar... porque se la tiver uma tarde toda tenho de vir a varanda umas poucas vezes..
Agora imagina o cenário... tá a chover a potes e tá um frio de rachar... dá-te vontade de fumar tens de vir a rua levar com aquelas condições atmosféricas... opa eu acho que a lei podia pensar um bocado nos fumadores em vês de só olhar para o lado dos não fumadores.

cumps
"Don't gain the world and loose your soul, wisdom is better than silver & gold" - Bob Marley

"Microsoft isn't evil, they just make really crappy operating systems." - Linus

JCaco

Tenho convites Lockerz para dar

Lok

Mas como podes dizer que esta lei è uma treta? Se vais beber alcool a unica pessoa que vais prejudicar ès tu mesmo, atè podes ficar em coma alcoolico que nao me interessa.
Nao è com alcool que bebes ,que vais lixar a saude das outras pessoas num bar.

Mas se vais fumar ao pè de pessoal que nao fuma, e eles têm que tar a levar com o teu fumo em cima, isso è que nao....
O que interessa è que estàs a lixar a saùde das outras pessoas, imagina o que era trabalhares num restaurante durante 8 horas e tares sempre a respirar fumo? Conheco empregados de mesa que nao fumaram mas que morreram com cancro nos pulmoes por causa disso.

Sou totalmente a favor dessa lei.

P.S. Darkjoker, se fumas a culpa è tua, se quere ir fumas mas tà um frio de rachar entao aguentas atè chegares a casa ou entao vais là para fora na mesma. Esta lei è assim mesmo, è para acabar com os fumadores...
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

sweetumchocolate

Faboucas, e se eu não quiser deixar de fumar? O cigarro é um companheiro para os bons e maus momentos, como uma grande figura da televisão disse. Se corre açguma coisa bem, gosto de puxar um cigarro, se alguma coisa corre mal, puxa-se também de um cigarro. E depois. o tabaco não é assim tão comparável com outras drogas como o alcoól. O alcool dá cabo de familias inteiras. Um homem embriagado pode tornar-se violento e chegar a casa e espancar a mulher e os filhos. O alcoól vicia, tal como o tabaco, mas o tabaco não provoca acidentes rodoviários. Sim é uma droga, mas é talvez a que menos mal faz. Tenho a certeza de que quem fez a lei não fuma, porque isto não tem cabimento nenhum.

Lok, a lei não é para acabar com os fumadores. É para acabar com os fumadores passivos. Já pensantes omo era se saisses uma noite qualquer e não pudesses beber uma cerveja com o pessoal num local público? Há maneiras melhores de protejer os não-fumadores, sem prejudicar os fumadores.
Made on a Mac

Lok

QuoteFaboucas, e se eu não quiser deixar de fumar? O cigarro é um companheiro para os bons e maus momentos, como uma grande figura da televisão disse. Se corre açguma coisa bem, gosto de puxar um cigarro, se alguma coisa corre mal, puxa-se também de um cigarro. E depois. o tabaco não é assim tão comparável com outras drogas como o alcoól. O alcool dá cabo de familias inteiras. Um homem embriagado pode tornar-se violento e chegar a casa e espancar a mulher e os filhos. O alcoól vicia, tal como o tabaco, mas o tabaco não provoca acidentes rodoviários. Sim é uma droga, mas é talvez a que menos mal faz. Tenho a certeza de que quem fez a lei não fuma, porque isto não tem cabimento nenhum.

Lok, a lei não é para acabar com os fumadores. É para acabar com os fumadores passivos. Já pensantes omo era se saisses uma noite qualquer e não pudesses beber uma cerveja com o pessoal num local público? Há maneiras melhores de protejer os não-fumadores, sem prejudicar os fumadores.

Mas neste aspecto lixas a saùde a muito pessoal que nao quer fumar. Existem alternativas ao cigarro:

Custumava usar disto com fartura. Snuff para snifar.

Snus para por debaixo do làbio. Tb jà usei disto, apesar de nao ter gostado muito.

A unica coisa que fumo é shisha (Cachimbo de Ãâ,¬gua) e joints uma vez por semana +-. Mas faço isso ao ar livre ou em casa porque nao quero incomodar o pessoal.
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

tiagotex

A mim sempre me disseram "a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros", por isso acho que esta lei é mais que justa, eu não ia a bares, discotecas e outros porque não pudia apanhar com o fumo do cigarro, derivado a ter bronquite e outras doenças respiratórias, agora talvez comece a ir.

Agora fazerem a comparação com a bebida (eu não bebo, nem gosto de nada que tenha álcool) que não faz mal aos outros, acho que os consumos deviam ser mais moderados, mas ao menos não me faz mal directamente.

QuoteHá maneiras melhores de protejer os não-fumadores, sem prejudicar os fumadores.

Como por exemplo?

Quotecom 10 shots uma pessoa se não ficar bêbeda fica alterada... com 10 cigarros no máximo dos máximos fica com uma impressão na garganta..

Não percebi o quê que tem a ver com o assunto...

Laf_angel

Eu concordo perfeitamente com a Lei.
Por exemplo, entras num café, ou até noutros lugares, e recebes logo com aquela fumarada toda, que até as vezes nem podes tar lá dentro, pois é muita gente a fumar. Dou outro exemplo, quando tas num restaurante, e quando as pessoas acabam de almoçar (ou jantar), e apetece sempre um café e fumar um cigarro.. mas essas pessoas não pensam que outras ao lado estão a receber o fumo enquanto comem. Isso é bom?  
E esta cena da Lei, tambem ajuda o pessoal a deixar de fumar lentamente... quem ta habituado a fumar 2 maços por dia, epah fuma so um.
Poupa dinheiro e pulmões!

Champy

Estou Completamente a favor!!

Apesar de fumar 1 vez por semana ( e é muito) , acho muito bem mesmo!!

O Fumo INCOMODA As pessoas..

Quote from: sweetumchocolateHá maneiras melhores de protejer os não-fumadores
Quote from: DarkJokerSo se inalares o fumo todo..., que é muito dificil de o fazer

Quote from: DarkJokercom 10 shots uma pessoa se não ficar bêbeda fica alterada... com 10 cigarros no máximo dos máximos fica com uma impressão na garganta..

Wtf?

Que que o cu tem haver com as calças??

Comparaçao um cado má...

Riey

acho que esta lei foi uma boa lei, é claro que não é uma lei excelente, mas é boa para fumadores e não fumadores...

se formos a ver, quando vamos a um café ou a um sitio fechado o fumo da tabaco fica lá no ar, o que incomoda todos que estão nessa sala e o fumo pode desaparecer mas a poluição continua lá.... ao proibir fumar em lugares pequenos faz sempre com que muita gente fume menos, o que também é óptimo para a saúde e carteira deles, alguns sítios tem lugares para fumadores e não fumadores, acho isso excelente....

Resumindo, acho uma boa lei... e vai fazer com que muitos fumadores fumem menos ou deixem mesmo de fumar...

www.submundos.com

Navyseal

Se houvesse civismo não eram preciso leis.
Até podem vir com as alegações do sr Miguel  Sousa Tavares, que de logica não tem nenhuma "sou fumador, se prejudicar é apenas a minha saude" e o bolso do estado? (já nem vou falar que prejudica quem está à volta, um fumador passivo fuma em media 20 cigarros, na presença dos fumadores)
Isto é tudo muito lindo até que um dia vem a dor, nessa altura até o cu dão e vivem a fazer campanhas "ah eu fui fumador, não fumem ou acabam como eu".
Nem vos passa pela cabeça o $ que seria poupado se não fosse preciso andar a dar uns dias de vida aos fumadores e outros viciados.
Além do mais isto nem é novo, os países desenvolvidos há muito que já começaram com isto, Portugal é só mais um e a seguir não duvido que venham leis mais restritas sobre o consumo de álcool, principalmente por parte de jovens, isto está a chegar a níveis alarmantes.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

scotty

loooool, que comparação maravilhosa lol, agora imagina: já imaginaste que tu corres o risco de morrer por causa do tabaco E de morrer na escada? Nos corremos menos riscos só os inevitáveis, e socialmente não degradantes lol. Queres fumar, ruaa, boa medida custa crer que não existia antes.lol.

Sem falar de que descer uma escada a fumar é mais perigoso distrais-te e cais, e se fores a fumar e a mandar uma sms ou ao telefone nem se fala lol, se fores a guiar e a fumar nunca sabes quando o carro esta a arder porque vais pensar que é fumo do cigarro lol.

p0wd3r

Mas estes meninos que fumam têm alguma razão naquilo que dizem?  :evil:
Parem para pensar durante 2 minutos porra, ainda se acham com razão? O português é tão saloio, oh meu deus...

Isto nem merece ser discutido, fechem isto  :x

bOLT

concordo c/ a lei de não fumar nos espaços publicos, restaurantes etc... não concordo com a estupida proibição de um dono de um café/restaurante não poder decidir se quer tornar aquilo um espaço para fumadores, sem instalar um filtro de carbono para filtrar o ar, uma coisa que é estupidamente cara, e que funciona mesmo muito mal...
Já fui fumador, e sei o que custa no fim de um bom jantar não poder sacar dum cigarrinho, mas temos de nos lembrar que estamos a prejudicar o próximo, nisto concordo plenamente com a lei... querem fumar depois de jantar vão aos restaurantes onde possam fumar em paz... se quiserem posto aqui uma lista com a maior parte dos restaurantes onde é permitido fumar, de norte a sul.
btw proibiram fumar em cafés, mas o tabaco continua lá á venda na mesma... isto é que me deixa a pensar na ironia desta lei, e não me sai da cabeça que esta lei é para acompanhar padrões da UE, tão-se mais a cagar para a saude das pessoas... se se importassem não fechavam as SAP\\'s que têm fechado.
"nessa tua dramática limitação mental,
ainda acreditas que a rádio e esses canais de música
têm algum critério de qualidade..." Pela Música Pt.1

sweetumchocolate

Rapaziada, eu também concordo com a lei, apesar de ser fumador. Só que não é uma lei que pouco mais diz que \\'É proibido fumar em espaços fechados públicos a menos que as condições os permitam.\\'. Não diz mais nada! Sempre tive muito repeito pelos não fumadores, e sempre mudei de mesa num café qualquer quando na mesa estavam pessoas que não fumem...
Made on a Mac

blue9seed

Bem sou fumador a perto de 10 anos, esta lei é completamente descabida, e para as pessoas que não fumam voces tem a noção do que são 100 m2? LOL OMFG acho que qualquer shopping não os tem? LOOOOL claro ya se estiverem 1000 pessoas a fumar no Vasco da Gama e lá estiverem 5000 dentro notam o fumo do tabaco??? OMFG num restaurante aceito que não se fume, eu próprio como fumador já antes desta merdisse de lei vinha cá fora fumar para não incomodar as pessoas, agora num café? Mas tão parvos ou quê? Aqui onde moro um dono de um café fez uma coisa muito simples, quem fuma fica cá dentro quem não quer apanhar com o fumo vai para a esplanada e acabou-se tão simples quanto isto agora quer dizer eu estou num café com cerca de 300 m2 e por não ter circulação de ar, e filtro de carbono, sou obrigado a vir para a rua há chuva fumar... Onde é que estão os meus direitos como fumador? Quer dizer os fumadores, são os que pagam mais impostos comparados com um não fumador e ainda arranjam esta merda... Desculpem lá mas eu respeito quem não fuma, mas sinceramente é preciso extremismos? Ou isto é mais daquelas leis para parecer bem? A mim é o que me parece sinceramente, quer dizer brevemente vou na rua e também não posso fumar... Já agora...

@powder tenho tanto direito de fumar como tu de não fumares...

@bOLT realmente o que faltava agora era legalizarem as drogas leves (isto sim era uma lei como deve ser), e o pessoal isso pode fumar no café mas tabaco não....

Faboucas

QuoteBem sou fumador a perto de 10 anos, esta lei é completamente descabida, e para as pessoas que não fumam voces tem a noção do que são 100 m2? LOL OMFG acho que qualquer shopping não os tem? LOOOOL claro ya se estiverem 1000 pessoas a fumar no Vasco da Gama e lá estiverem 5000 dentro notam o fumo do tabaco??? OMFG num restaurante aceito que não se fume, eu próprio como fumador já antes desta merdisse de lei vinha cá fora fumar para não incomodar as pessoas, agora num café? Mas tão parvos ou quê? Aqui onde moro um dono de um café fez uma coisa muito simples, quem fuma fica cá dentro quem não quer apanhar com o fumo vai para a esplanada e acabou-se tão simples quanto isto agora quer dizer eu estou num café com cerca de 300 m2 e por não ter circulação de ar, e filtro de carbono, sou obrigado a vir para a rua há chuva fumar... Onde é que estão os meus direitos como fumador? Quer dizer os fumadores, são os que pagam mais impostos comparados com um não fumador e ainda arranjam esta merd*... Desculpem lá mas eu respeito quem não fuma, mas sinceramente é preciso extremismos? Ou isto é mais daquelas leis para parecer bem? A mim é o que me parece sinceramente, quer dizer brevemente vou na rua e também não posso fumar... Já agora...

@powder tenho tanto direito de fumar como tu de não fumares...

@bOLT realmente o que faltava agora era legalizarem as drogas leves (isto sim era uma lei como deve ser), e o pessoal isso pode fumar no café mas tabaco não....

Estas mentalidades... sinceramente... Nao percebes que ao fumar á beira de alguem estás a prejudicar a saude dessa pessoa? Tudo bem que fumes, só tu é que ficas prejudicado, agora obrigar os outros a inalar fumo?