[Notícia]Um novo português a partir de 2009

Started by Parallax, September 11, 2007, 12:44:01 AM

Previous topic - Next topic

Parallax

BRASIL

Pelos planos do Ministério da Educação, a partir de 2009 novas ideias(1) ortográficas terão consequências(2) para todos os que escrevem e leem(3) em português. Se você estranhou a falta de acentuação em palavras da frase acima, é bom ir se acostumando: este texto está grafado de acordo com as regras previstas no polêmico Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Apesar de as discussões sobre a unificação da ortografia entre os oito países lusófonos se arrastarem há 17 anos, autoridades brasileiras garantem que agora é para valer. Em dezembro deste ano, quando o Ministério da Educação lançar o edital para escolha dos livros didáticos a serem adotados(4) na rede pública em 2009, a intenção é exigir das editoras livros já adaptados. As empresas teriam o ano de 2008 para preparar o novo material. Até 2011, haveria um período de transição, com a convivência das duas ortografias.

O acordo tem repercussão econômica, política e diplomática ao propor a unificação da escrita entre os países de língua portuguesa, mas críticos avaliam que a proposta está longe de cumprir o seu plano de voo(5) original, pois provoca transtornos e gastos desnecessários. Assinado em 1990, o acordo deveria ter entrado em vigor em 1994, mas, na época, só Portugal, Brasil e Cabo Verde o ratificaram.

Como o prazo original venceu, um novo protocolo foi criado para garantir que a mudança saísse do papel. Por enquanto, só Brasil, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde o assinaram. Pela regra atual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, as três assinaturas seriam suficientes, mas a ausência de Portugal é um dos motivos que adiam a implementação. De acordo com Carlos Alberto Ribeiro de Xavier, assessor especial do Ministério da Educação, a resistência de Portugal não será um impeditivo.

- Portugal já havia ratificado o primeiro acordo. E agora, quando os três países entram em acordo, os outros acompanham. Esgotou-se a parte formal dos pré-requisitos(6). O acordo ortográfico é uma forma(7) de terminar com o colonialismo da língua, e nenhuma metrópole gosta de deixar de ser metrópole - alfineta Xavier.

Defensores acreditam que o acordo permitiria a expansão do mercado para livros brasileiros, e esse seria um dos motivos da resistência portuguesa. Para Evanildo Bechara, integrante da comissão de lexicologia e lexicografia da Academia Brasileira de Letras (ABL), a unificação é importante do ponto de vista político e cultural.

- Uma língua unificada abre as portas e oportunidades para os livros publicados em qualquer quadrante da lusofonia. Grandes línguas, como espanhol, francês e italiano, já têm a ortografia unificada - defende.

Mesmo assim, a avalanche de críticas não para(8 ). O projeto é considerado perda de tempo e dinheiro pelo(9) professor Sérgio Nogueira, consultor em português da Rede Globo, autor do livro O Português no Dia-a-dia: Como Falar e Escrever Melhor.

- Custa caro, e o retorno é pouco significativo. Dizem que não se mexe em 1% das palavras, mas tudo o que estiver publicado vai ficar desatualizado. Não adianta unificar a ortografia se não se aproxima a semântica, o vocabulário. O que isso melhora na educação do Brasil? - questiona.

O impacto financeiro da mudança nas 2,8 mil escolas estaduais do Estado preocupa a chefe da Divisão de Ensino Médio do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação, Jane Graeff de Oliveira:

- Isso acarreta custo, em um momento de crise financeira do Estado.

O embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, afirmou que só vai se manifestar na próxima semana, mas autoridades portuguesas têm defendido um prazo mais dilatado para colocar o acordo em prática.

Rodapé das mudanças
(1) O acordo prevê a eliminação do acento agudo nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas, como "assembleia", "heroica", "ideia" e "jiboia"
(2) Com as novas regras, o trema será extinto: linguística, aguentar, frequência, arguir
(3) A reforma suprime o circunflexo nas formas verbais creem, leem, deem, veem e seus derivados (descreem, releem, desdeem, reveem)
(4) Os portugueses passariam a escrever como os brasileiros, retirando consoantes não pronunciadas em palavras como adoptados (ficará adotados) e afectivo (afetivo)
(5) A nova regra elimina o acento circunflexo em casos de duplo o: voo, enjoo, abençoo
(6) Há mudanças na regra do hífen. Pela nova regra, não se emprega o hífen nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo essa consoante ser duplicada. Palavras como anti-religioso, anti-semita e extra-regular ficariam antirreligioso, antissemita, extrarregular. Em formações com os prefixos acentuados pós, pré e pró, quando o segundo elemento tem vida à parte, se mantém o hífen, como pré-requisito
(7) O acento diferencial entre forma (substantivo e verbo) e fôrma (substantivo) passa a ser facultativo
(8 ) O acordo elimina o acento agudo diferencial de palavras homógrafas: ficariam sem acento tanto o para (verbo) como o para (preposição)
(9) O acento agudo diferencial de palavras também é retirado nos exemplos a seguir: pela, pelo, polo. A exceção a essa regra será a manutenção do acento diferencial entre as palavras pôde (na 3Ã,ª pessoa do singular) e pode (na 1Ã,ª pessoa do singular)

Outras alterações
k, w e y
Incorporação definitiva ao alfabeto das letras K, W, Y, aumentando-o de 23 para 26 letras. As letras são usadas em palavras e siglas originárias de outras línguas e seus derivados, como darwinismo, taylorista, kg e shakespeariano.

í e ú
Não levam acento agudo as vogais tônicas i e u das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo. Passaríamos a escrever baiuca, baiuno, cauila.
Não leva acento agudo o u tônico de formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir: arguis, argui, redarguis e redargui.

á
Facultativamente, o Acordo continua autorizando a dupla grafia para fazer diferenciação: louvámos (passado) em oposição a louvamos (presente) e amámos (passado) em oposição a amamos (presente).

h  
Mudança no h mudo. Para Portugal, há retirada do h presente em palavras como húmido (ficará úmido) e herva (ficará erva).

O que está em discussão
 :arrow: As negociações sobre o Acordo da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa começaram em 1985, envolvendo membros das academias Brasileira de Letras e das Ciências de Lisboa e técnicos dos governos, além de representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
 :arrow: Em 1990, o acordo foi aprovado por representantes dos países, com previsão de entrar em vigor em 1994. Posteriormente, Timor Leste também aderiu.
 :arrow: Em 1991, a Assembléia da República, de Portugal, aprovou o acordo por decreto legislativo.
 :arrow: Em 1995, o Congresso brasileiro aprovou o acordo. O documento final teria de ser ratificado por pelo menos cinco países, mas só três o fizeram ââ,¬â€œ Brasil, Portugal e Cabo Verde.
 :arrow: A comunidade criou um Protocolo Modificativo, que reduziu para três o número de signatários necessários. Dos três países que já tinham assinado, apenas Brasil e Cabo Verde repetiram o gesto.
 :arrow: Em novembro do ano passado, São Tomé e Príncipe ratificou o novo protocolo.
 :arrow: O Brasil tenta levar adiante o acordo, mas a resistência de Portugal tem adiado a implementação.

Por que o Brasil pressiona
 :arrow: Além de agregar maior prestígio à língua, o acordo é visto como uma oportunidade econômica. Com a padronização, um novo mercado se abriria aos livros brasileiros.
 :arrow: Hoje, a maior parte dos países de língua portuguesa segue o padrão português de gramática. A homogeneização também teria um significado simbólico, rompendo com uma das mais fortes heranças do colonialismo.

Por que Portugal resiste
 :arrow: Embora tenham ratificado o acordo em 1991, os portugueses agora têm dito que a reforma não é uma prioridade e que seria necessário um prazo maior para consolidá-la, diante das mudanças que ela traria.
 :arrow: Por trás da resistência, analistas acreditam que o país teme perder seu prestígio e tradição.

O MUNDO EM PORTUGUÊS
A língua portuguesa é falada em oito países, sendo a quinta língua mais popular no planeta. É o único idioma ocidental a adotar duas grafias oficiais:
[/align:0da71f973f]

Faboucas

nao concordo com isso!! :?

se eles querem uma lingua só, que comecem a escrever Português de Portugal!!
porque a nossa lingua é que é  a original!!

tiagotex

eu desde que vi na revista exame informatica a 6 meses a escreverem istoria em vez de historia ja não digo nada, agora tudo é premitido

:evil:

sou_eu

Olha eu nem li aquilo lá em cima, porque era muita coisa!!  :oops:
Mas no sabado tive a ler a revista ÚNICA do Expresso, e vem lá um comentario da Inês Pedrosa em que ela fala de uma mudança na nossa lingua já partir de Janeiro do próximo ano!!  :?
A palavra FACTO vai passar a escrever-se "fato"  :shock: Morri, quando li isto!!! Mas porque é que temos de ser nos a mudar a ortografia?? Mudem os outros!! :roll:
Agora escrever facto sem o "c"??!?!?!?!
Cromos pah... nao sabem fazer nada!!  :evil:

Riey

:|

Começo a ficar farto da língua portuguesa....só complicam...... :evil:

www.submundos.com

southafrikanse

Áinda me lembro de quando escrevia "práctico" em vez de agora "prático".

É um atentado à lingua portuguesa.  A língua portuguesa descende do latim, não do português abrasileirado.

Não tenho nada contra o Brasil mas afinal quem é que vos colonizou?
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."

Navyseal

Não aceitam é que existem diferentes idiomas, em diferentes colónias que são agora soberanas. (basicamente os índios e as várias tribos não sabiam falar português e adaptaram-se como poderam, ainda hoje mantém a preguiça de melhorar o seu português sendo que até o seu dicionário é diferente). Existe um passado que nos liga, assim como dividas externas que estão há mt por pagar e que as ex-colónias pedem perdão dessa dividia enquanto se vendem aos US, Rússia e China. Enquanto isso nós é que nos fod**** que temos que sacrificar os portugueses a pagar mais impostos. Já se parava de ceder às colónias, não sabem português? Que o aprendam e não se esqueçam é de pagar o que devem a Portugal isso é que é fundamental. (sim para quem não sabe após terem declarado independência de Portugal, entraram em guerra civil até aos anos 90 e durante esse tempo pediram ajuda a Portugal para reconstruir o seu país, mas agora que não estão em guerra não querem pagar, venderam todos os seus recursos naturais e se achavam que eram explorados enquanto eram domínio nacional, agora morrem de fome e na miséria!)
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

AntonioGomes

Não concordo minimamente com isto..
Acho uma aldrabice..
Tá muito bem como está e pronto!
\'     F R E A M U N D E       A L L E Z        \'
http://www.danasoft.com\"][img]http://www.danasoft.com/sig/HarryPotter7.jpg\" border=\"0\"][div][p]Sign by Dealighted - http://www.dealighted.com\"]Coupons and Deals[/p]

Lok

QuoteÁinda me lembro de quando escrevia "práctico" em vez de agora "prático".

É um atentado à lingua portuguesa.  A língua portuguesa descende do latim, não do português abrasileirado.

Mas tem que haver inovaçao, se fosse como voces dizem ainda falavamos do tipo Uga Buga, ou seja porque ninguem quer mudanças entao nem lingua deviamos ter...
Acho bem, a gramatica portuguese foi feita por idiotas, existem regras estupidas, palavras escritas de maneira idiota que apenas servem para complicar.

Estou completamente de acordo
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

Faboucas

Mas tem que haver inovaçao, se fosse como voces dizem ainda falavamos do tipo Uga Buga, ou seja porque ninguem quer mudanças entao nem lingua deviamos ter...
Acho bem, a gramatica portuguese foi feita por idiotas, existem regras estupidas, palavras escritas de maneira idiota que apenas servem para complicar.

Tás a chamar idiota ao Camões????  :shock:  :shock:

Teotónio Ricardo

Lok

Tu achas que foi o camoes que foi fazer as regras? Foram uma cambada de professores que fizeram, sao regras idiotas, fazem-me lembrar o alemao..
LOL entao apoias o camoes que escreveu em portugues moderno, que na altura modificou muito, porque escrevia-se com palavras "espanholada"...
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

Faboucas

Tu achas que foi o camoes que foi fazer as regras? Foram uma cambada de professores que fizeram, sao regras idiotas, fazem-me lembrar o alemao..
LOL entao apoias o camoes que escreveu em portugues moderno, que na altura modificou muito, porque escrevia-se com palavras "espanholada"...

ya por acaso...
os meus avos ainda sao:
"Não vais cozer o bacalheu, para comer á noute na ceia?"

AntonioGomes

ya por acaso...
os meus avos ainda sao:
"Não vais cozer o bacalheu, para comer á noute na ceia?"

lool.. Isto tá sempre a mudar mas concordo com o cenourinha.. os acentos estragam tudo!lol
\'     F R E A M U N D E       A L L E Z        \'
http://www.danasoft.com\"][img]http://www.danasoft.com/sig/HarryPotter7.jpg\" border=\"0\"][div][p]Sign by Dealighted - http://www.dealighted.com\"]Coupons and Deals[/p]

JCaco

Quotenao concordo com isso!! :?

se eles querem uma lingua só, que comecem a escrever Português de Portugal!!
porque a nossa lingua é que é  a original!!

Exactamente, Português é de PORTUGAL

EDIT: E os acentos são o que tornam a nossa língua tão especial.

Tenho convites Lockerz para dar

KYO

nem li os vossos posts... mas com certeza tao chateados pelas modificaçoes... eu nao gostei de algumas... mas outras dao geito, alias, pra que escrever "baptista" ou "adoptados" se nem o dizemos? nao vejo mal nenhum nisto... mas nao gostei de algumas coisas como as modificaçoes em Voo por exemplo... :

Parallax

Quotealias, pra que escrever "baptista" ou "adoptados" se nem o dizemos? nao vejo mal nenhum nisto...

Esta era uma dúvida que eu tinha. Queria saber se vocês pronunciavam o P nestas palavras.
Se não pronunciam, então acho que é algo bem desnecessário.

Um dos grandes problemas que estrangeiros enfrentam para aprender o português, são definitivamente os acentos.

Após ler algumas matérias sobre o assunto, tenho a impressão que o governo português assinou o acordo e depois se arrependeu.

Eu se fosse português, não gostaria que a minha língua fosse adaptada para a língua de uma ex-colônia.
Mas por outro lado, o Brasil com seus mais de 190 milhões de habitantes, é a maior nação de língua portuguesa no mundo. E isso deve influenciar bastante a favor da decisão.

Faboucas

Quotealias, pra que escrever "baptista" ou "adoptados" se nem o dizemos? nao vejo mal nenhum nisto...

Esta era uma dúvida que eu tinha. Queria saber se vocês pronunciavam o P nestas palavras.
Se não pronunciam, então acho que é algo bem desnecessário.

Um dos grandes problemas que estrangeiros enfrentam para aprender o português, são definitivamente os acentos.

Após ler algumas matérias sobre o assunto, tenho a impressão que o governo português assinou o acordo e depois se arrependeu.

Eu se fosse português, não gostaria que a minha língua fosse adaptada para a língua de uma ex-colônia.
Mas por outro lado, o Brasil com seus mais de 190 milhões de habitantes, é a maior nação de língua portuguesa no mundo. E isso deve influenciar bastante a favor da decisão.

como nós falamos é que é o correcto! se houver alguma modificaçao na lingua, tem de ser para os outros paises que falam português, porque quando portugal colonizou o brasil e os outros países, ensinou-os a falar português de Portugal!

30kg

eu sou de tras os montes e falase portugues e mirandes
abraços portem-se
cs 1.6 a rullar
by by 30kg

MuStAnG

Alterar o portugues? ja não basta o que fizeram com a análise sintactica ainda vao mudar mais? fonix