Autor Tópico: Nokia e Dell produzem componentes electrónicos \'mais ecológi  (Lida 793 vezes)

Offline r1c4rd0100

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.webtuga.com/
Nokia e Dell produzem componentes electrónicos \'mais ecológi
« em: Setembro 26, 2006, 07:08:13 pm »

Nokia e Dell produzem componentes electrónicos \\'mais ecológicos\\'

A Greenpeace publicou na página oficial os resultados de um estudo sobre a \\'performance\\' ecológica dos principais fabricantes que contribuem para o aumento do lixo electrónico. As empresas que utilizam menos químicos tóxicos são a Nokia e a Dell.

Com o advento dos novos produtos da era digital, assiste-se à crescente procura por novidades electrónicas sejam estas telemóveis, portáteis, gadgets variados, leitores de mp3, PDA ou outros tipo de dispositivos. Na realidade, o \\'boom\\' tecnológico a que hoje assistimos tem também as suas implicações nefastas, propiciando o aumento do lixo electrónico.

Face a esta realidade, a Greenpeace revelou os resultados de um estudo sobre o lixo electrónico e chegou à conclusão que, por ano, as fabricantes destes produtos geram entre 20 a 50 milhões de toneladas de lixo.

Só na Europa, o lixo electrónico cresce na ordem dos 5 por cento, sendo igualmente uma fatia considerável dos detritos municipais nas principais cidades do Velho Continente.

Segundo concluiu o relatório da associação ambientalista, a tendência é para que este cenário continue a agravar-se, em especial devido à crescente venda de produtos como computadores, impressoras ou telemóveis, reduzindo o ciclo de vida dos aparelhos mais antigos. Se há décadas atrás a média de \\'vida\\' de um PC rondava os cinco anos, hoje reduz-se a uns meros dois anos de actividade.
Muito do material é guardado em garagens, nos armários de casa e, mais cedo ou mais tarde, acabam nos caixotes do lixo caseiro.
Porém, vários países exportam estes restos electrónicos em desuso para países como a China e Índia, que os reaproveitam para extrair componentes para o fabrico de diversos materiais como o cobre ou níquel.



Segundo a Greenpeace, o lixo electrónico é dos mais poluentes, podendo provocar problemas não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana. De entre os parâmetros tidos em conta para elaborar o \\'ranking\\' dos fabricantes menos e mais poluentes foram analisados itens como a utilização de produtos químicos e tóxicos; utilização de PVC; recolha de produtos obsoletos e reciclagem; planos futuros para melhorar a responsabilidade ecológica tanto do consumidor, como do pessoal que trabalha nas empresas de tecnologia.

As conclusões da Greenpeace são claras: a Nokia recolhe o primeiro lugar do \\'ranking\\' de empresas mais ecológicas, seguindo-se a Dell, a HP, a Sony Ericsson. As que mais falham nas suas \\'obrigações ambientais\\' são a Samsung, Sony, LG Electronics, Panasonic, Toshiba, Fujitsu Siemens Computers, e ainda a Apple, Acer, Motorola e Lenovo que ocupam os últimos quatro lugares, com mau desempenho ambiental.

Fonte: ciberia

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49