O portal Netscape prepara-se para estrear uma
nova versão, onde os utilizadores são quem mais ordena. O Digg e o You Tube parecem ter servido de inspiração para este modelo, que dá primazia à informação e à participação dos cibernautas.
Depois de um período de reformulação, o portal da America Online (AOL) já tem disponível uma nova versão, em fase de testes, mais orientada para a cobertura noticiosa e a criação de comunidade.
A partir de agora, o Netscape permite que sejam os utilizadores e editores a decidir quais as notícias que merecem destaque, oferecendo imagens relacionadas e a possibilidade de comentar os conteúdos publicados.
Quem se registar no portal pode ainda enviar links de notícias que considere interessantes, mesmo que sejam de outros sites, e votar nos seus artigos preferidos.
Quanto mais votado um artigo for, mais visibilidade terá na página principal e nas secções especializadas do portal.
Segundo fontes oficiais, o Netscape recrutou já \\"8 editores a tempo inteiro e outros 15 em part-time, que serão responsáveis pela moderação e tratamento diário dos conteúdos noticiosos do site\\".
O portal contará ainda com a participação de pessoal especializado para comentar e criticar assuntos relacionados com os canais temáticos, como o de culinária ou de viagens.
O Netscape.com terá 30 canais de conteúdo, que abrangem as principais áreas cobertas por portais noticiosos, como política, internacional, desporto, celebridades, saúde ou tecnologia.
Outras das novidades é a disponibilização de vídeos em tempo real e chats referentes às noticias publicadas.
Em relação aos canais noticiosos rivais (do Google e Yahoo, por exemplo), o Netscape apresenta como mais-valia a possibilidade de fazer o upload de vídeos.
A ideia parece ter sido juntar o conceito de jornalismo participativo do Digg.com com o do You Tube, dois sites de popularidade crescente, acrescentando-lhe a moderação, na tentativa de assim recuperar os acessos perdidos. O portal será lançado oficialmente a 1 de Julho.
A generalidade dos analistas, citados por orgãos de comunicação internacional, acredita que o grupo Time Warner tenta atrair mais visitantes a sites que \\"vivem\\" da publicidade, para assim compensar a perda de facturação.
Estudos recentes da comScore Media Metrix revelam que o Netscape.com teve 12,3 milhões de visitantes nos Estados Unidos, em Abril deste ano. Uma gota no oceano se comparados com os 128 milhões que o Yahoo teve ou os 102 milhões registados pelo MSN, durante o mesmo período.
Fonte: ciberia.pt