Autor Tópico: [Dúvida] Aumento do consumo de largura de banda  (Lida 7981 vezes)

Offline outrocascas

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
[Dúvida] Aumento do consumo de largura de banda
« em: Junho 10, 2009, 10:31:46 pm »
Viva.

Tenho um site pessoal, alojado num servidor de uma empresa de hospedagem, desde 2006.

O limite de largura de banda mensal é 1500 Mega. O consumo de largura de banda mensal tem sido muito variável, mas nunca atingiu 1000 Mega... excepto no passado mês de Maio, em que chegou aos 1850 Mega (a empresa de hospedagem teve a gentileza de aumentar provisoriamente o limite para que o site não ficasse offline a partir do dia 28 de Maio, quando atingiu o limite de 1500 M).

Este mês o consumo já passou os 600 Mega... como o mês ainda não vai a meio, arrisco-me a ter novamente problemas.

O que poderá justificar este aumento no consumo de largura de banda?

Pela análise dos logs no ControlPanel não vejo nada de especial... já houve meses em que o número de visitas foi bastante superior ao que tem sido e não tive problemas.

O site é desenvolvido em php, algum javascript e tem uma base de dados MySQL. O servidor é Unix. As imagens não são muitas e são todas jpg de tamanho reduzido. Não houve aumento significativo de conteúdos recentemente.

Alguma sugestão?
Obrigado!

Offline Riey

• Global Moderator
  • Newbie
    • Ver Perfil
    • http://www.submundos.com
« Responder #1 em: Junho 10, 2009, 11:48:02 pm »
qual é o site? muito provavelmente tens muitas imagens e ficheiros no servidor

Offline outrocascas

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Junho 11, 2009, 01:38:26 pm »
Citação de: Riey
qual é o site? muito provavelmente tens muitas imagens e ficheiros no servidor

Não... já tinha dito que "as imagens não são muitas e são todas jpg de tamanho reduzido."
Além disso, "não houve aumento significativo de conteúdos recentemente."

Thanks.

Offline RuiManuelQuintino

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • http://marketing101javardo.wordpress.com
« Responder #3 em: Junho 11, 2009, 03:43:01 pm »
Tens o Google Analytics ou algo parecido a correr no site ? Não houve algum termo que causou uma explosão de visitas vindas do Google Search ?
Por exemplo hoje um artigo sobre o CR7 havia de dar uma explosão de visitas porque está toda a gente a pesquisar por isso e haviam de ir muitos dar ao teu website se tivesses lá um artigo sobre isso... Ou um artigo sobre o voo da Air France na semana passada...
Se não houve aumento significativo de conteúdos e não há muitas imagens nem javascript no teu website então para aumentar assim drásticamente só pode ter sido pelo aumento de visualizações de página...
Já agora se disseres aí qual é o endereço do site faço uma análise muito rápida para ver o quê que mais pesa nas páginas ou o conteúdo...

Offline Teotónio Ricardo

• Administrator
  • Newbie
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
« Responder #4 em: Junho 11, 2009, 04:22:00 pm »
Tens 1,5GB de Tráfego mensal? Esse teu plano é um bocado pobresinho a nível de recursos, é normal que fiques sem tráfego de um momento para o outro com a visita de bots, etc...

Offline RuiManuelQuintino

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
    • http://marketing101javardo.wordpress.com
« Responder #5 em: Junho 11, 2009, 09:12:31 pm »
Por acaso também achei aí o plano fraquito...
Quanto é que pagas por mês ? O 2mhost.com é dos mais baratos que conheço e por 2,75 dolares oferecem 25GB de transferências ao mês lol...
O teu plano não é justo a não ser que seja gratuito ou que seja especial de corrida tipo ter python e coisas menos usuais...

Offline outrocascas

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 13, 2009, 12:29:22 am »
Obrigados Rui e Cenourinha.  

As minhas respostas:

Google Analytics a correr no site?
- Não.

Algo parecido a correr?
- Não, só o AdSense...

"Pode ter sido pelo aumento de visualizações de página"
- Não, o número de page views e visitantes já foi maior do que é actualmente e não tive problemas.
Nada de Ronaldo, Air France, tetra, BPP, BPN, eleições, desemprego, crise, gajas...
Há uma coisa: o site é visitado por estudantes e estamos no final do ano lectivo... poderia aumentar as visitas, mas os dados dos relatórios dizem que houve aumento, mas nada de especial.

"é um bocado pobresinho a nível de recursos"
- Pois é...   mas eu só queria PERCEBER o que provocou isto assim de repente...  
A empresa de alojamento claro que disse logo para eu mudar, porque o plano está desactualizado.

"por 2,75 dolares oferecem 25GB"
- O valor que eu pago é parecido (com 1.5GB...) mas são uns gajos porreiros.  

Mas atenção:
Não me apetece mesmo nada mudar o alojamento! Se tiver de ser, mudarei.
Eu só queria PERCEBER o que provocou este aumento a partir de Maio!...
Mas já vi que se calhar não vai ser possível.

Não queria dizer qual é o site... que mau aspecto, tornar público que estou com problemas!  
Mas não é site nenhum de jeito, é um part time meu.

Obrigado anyway!

Offline Teotónio Ricardo

• Administrator
  • Newbie
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
« Responder #7 em: Junho 13, 2009, 12:50:42 am »
A margem de tráfego é tão baixa que pode ter sido imensas coisas, qualquer site que esteja na internet acessivel a robots de motores de busca, gasta isso numa brincadeira.

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49