Pouca participação dos utilizadores do Webtuga - fim do fórum?

Started by nimz, May 14, 2009, 10:35:25 PM

Previous topic - Next topic

nimz

não acham que há muito pouca gente neste fórum?
eu registei-me hoje e isto é de facto algo tristonho.

Teotónio Ricardo

Gente há muita... gente a participar é que há pouca.

nimz

Quote from: cenourinhaGente há muita... gente a participar é que há pouca.
pois parece que sim... mas eu vou ver se participo frequentemente

MuStAnG

Infelizmente este forum já não é o que era antes ... não sei se o cenourinha está a pensar em algo para por isto no activo outra vez.. mas coiso.. tambem uma pessoa só não consegue por isto a rolar como deve...

clinis

Sim, este fórum já não é como era antes  
E é como o cenourinha diz.
Eu admito que também não participo muito...

jsilas

Nem este nem nenhum estão todos a morrer... Agora todos podem fazer um site e ter um projecto em menos de nada. Já não existe espírito de cooperação.

Até comentários em blogs são menos. Está tudo a tornar-se anti-social. Aliás ego-centrista. Só Hi5's e coisas do género. Se o fórum não for meu não participo. Como o Hi5 é meu já posso mandar mensagens ao pessoal todo.

Dream

A crise afecta tudo. Mas talvez seja só uma fase! É verdade que o webtuga já foi um fórum cheio de utilizadores participativos, mas ao longo dos tempos tudo muda, mas é normal! Inovar nem sempre ajuda, mas facilita!

Já agora, já não aqui vinha há algum tempo! Gosto deste novo aspecto, apesar de diferente.

Parabens cenourinha

Teotónio Ricardo

Bem-vindo de volta Dream, já há muito tempo que não ouvia notícias tuas...

Ianarosh

por acaso e verdade so mesmo alguns resistentes e que ja tenham "traçado" amizades e que ainda se fala de resto nada... ate sites de jogos (um forum que eu ia tb) as coisas morreram mas parece que +é so com a comunidade tuga o.o

Dream

Obrigado! É verdade que não vinha aqui há muito. O trabalho e a faculdade não me deram o tempo necessáio para poder fazer as minhas visitas diárias. Mas já sei que se passou por aqui uma grande revolução! Mas continuo a achar este fórum muito bem conseguido, como sempre.

raf.cl

Acho que o fórum é bastante ativo pena que as pessoas não participam mais. assim teriamos um fórum com um número maior de posts e de pessoas colaborando.
Procuro a Solidão, como o ar procura o chão.
Como a chuva só desmancha, pensamento sem razão
Procuro esconderijo, encontro um novo abrigo.
Como a arte do seu jeito, e tudo faz sentido.

southafrikanse

Durante estes quase 4 anos de comunidade webtuga, assistimos a muita coisa boa e muita coisa má. É um facto inegável que conseguimos criar uma pequena comunidade que, de tempos em tempos, contribuem com os seus conhecimentos ajudando muitos utilizadores que colocaram as suas dúvidas, avaliando os trabalhos de web design da malta, debatendo algumas questões que afectam o mundo actualmente e por aí fora.

Não posso deixar de dizer que no geral, o Fórum Webtuga, bem como toda a rede webtuga, têm realizado um bom trabalho, principalmente aqueles que se dedicaram mais e que sacrificaram muito da sua vida pessoal para manter isto aqui organizado.

Apesar de todo o esforço, a participação foi sempre reduzida, visto que a maior parte lê e nunca escreve (mensalmente são vistas vários milhares de páginas deste fórum e conta com mais de 31000 utilizadores registados).

Nos últimos tempos, tanto os administradores como os moderadores tiveram "mea-culpa" de se dedicar a outros projectos, e o fórum foi ficando adormecido. As últimas pessoas que vão escrevendo no fórum fazem-no para divulgar os seus sites, apresentar os seus trabalhos, comentar nos vídeos de humor, tirar pequenas "dúvidas" sobre as redes sociais e esperar que um utilizador carregue num dos seus links para ganhar alguns trocos de sites de dinheiro online. São raros os tópicos onde vemos um tópico com qualidade que leva a que pelo menos 15 pessoas estejam atentas ao que lá se escreve e expõem as suas opiniões de maneira a que possamos entender aquilo que escrevem (já que apenas "Muito bom", "Não concordo", "Não gostei" - não contribuem para isso).

Para além disso, e como bem referido pelo jsilas, "Nem este fórum nem nenhum estão todos a morrer... Agora todos podem fazer um site e ter um projecto em menos de nada. Já não existe espírito de cooperação." Apesar das boas intenções de cada um querer ter o seu próprio fórum, muitos utilizaram esta ideia para copiar aquilo que já existia tendo inclusive plagiar integralmente fóruns. O propósito? Reconhecimento? Gozação? Cada um sabia aquilo que pretendia quando criou o seu site.

Ao longo dos últimos 4 anos, tenho assistido a muita gente boa a passar por este fórum que poderiam contribuir com fortes conhecimentos nas suas áreas e, por picardias entre utilizadores, equipa Webtuga ou aborrecimento, deixaram de participar (alguns com pouca regularidade). É uma pena de facto. Mas não cabe a nenhum de nós forçar que este ou aquele fique no fórum ou não. Cada um tem a sua própria liberdade de optar por permanecer nestas bandas ou não.

Assumindo também "mea culpa" pela minha pouca participação, visto que ultimamente apenas venho cá ver o que foi postado para ver se não houve pequenas confusões entre a malta. A solução é simples, no entanto complicada.

É conseguir saber ultrapassar esta fase de mau momento no fórum e esperar sonhar que este consiga voltar àquilo que era aquando do meu registo aqui no fórum em Setembro de 2005.
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."

lycosman

Hooray for chainsaws :3

Teotónio Ricardo

É visível que a Internet está em mudança. As pessoas cada vez querem fazer menos (twitter 140chars max) e muitas delas não têm tempo para participar em outros projectos.

Para mim esta é apenas mais uma fase, onde o WebTuga terá que demonstrar o seu valor para poder ultrapassar esta fase.

Para isso estamos a contar com a vossa ajuda.

lycosman

Quote from: cenourinha(...) As pessoas cada vez querem fazer menos (twitter 140chars max) (...)

Deste-me uma ideia. Louca, mas é uma ideia. Depois falamos...

Lok

Realmente concordo com o South.

Eu deixei de participar regularmente por estou a tirar um curso que è bastante lixado, e agora nestes ùltimos meses vou ter os exames finais, por isso infelizmente não existe tempo.
Mas podem contar comigo outra vez a partir de junho. (Gametuga incluìdo è claro)

Um dos problemas è que alguns users pensam que um forum apenas serve para dizer 2 palavras. Pessoal, toca a desenvolver as vossas opiniões, um fòrum è algo bastante bom para aprender a debater vàrios assuntos na vida real, è pena que grande parte das pessoas jà não tenha opiniões pròprias ou não se interesse por isso.
Se apenas têm 3 palavras a acrescentar num assunto, nem vale a pena postar!
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

edumicro

Quote from: Ianaroshpor acaso e verdade so mesmo alguns resistentes e que ja tenham "traçado" amizades e que ainda se fala de resto nada... ate sites de jogos (um forum que eu ia tb) as coisas morreram mas parece que +é so com a comunidade tuga o.o
Estás a falar o ptgamers?  

:EDIT: Depois de ler estes tópicos até me senti mal. Principalmente quando o south se referiu e com toda a razão aos posts sem "conteúdo" útil para discussão. Senti-me mal, pois praticamente todos os meus tópicos são com trabalhos meus, começo a pensar que talvez seja melhor acabar com esses tópicos, digamos inúteis, e começar a exercer o que me foi pedido pelo cenourinha à uns meses, quando me deu o cargo de moderador, remodelar a zona de design. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />

Craftsoul

Sou novo por ca, mas ja participei em varios foruns e ja assisti a bastantes discusoes deste tipo e fases deste tipo e perante estas experiências mantive sempre a ideia q para um forum/prjoecto/blog se manter de pé tem de haver uma equipa por tras a gerar/elaborar/criar/fomentar conteudo. A esta equipa chama-se staff. No entanto normalmente a postura e ideia destes elementos é esperar pela dita "participação" dos users.

Mas a questão na minha opiniao reside ai mesmo, os users nao vao particicpar enquanto nao houver conteudo para participar , comentar ou gerar discussão.

Isto é apenas a minha forma de pensar por experiencias de outros foruns neste tipo de situações,mas tal como disse sou novo por ca, nao sei como estão as coisas aqui
http://lcc.di.uminho.pt\" target=\"_blank\" rel=\"nofollow\"]

http://www.flickr.com/photos/rrpics/\" target=\"_blank\" rel=\"nofollow\"]

lycosman

edumicro, não tens que deixar de mostrar os teus trabalhos. Aliás, tens talento, muito, e acho que merece ser visto e reconhecido.

Quote from: CraftsoulSou novo por ca, mas ja participei em varios foruns e ja assisti a bastantes discusoes deste tipo e fases deste tipo e perante estas experiências mantive sempre a ideia q para um forum/prjoecto/blog se manter de pé tem de haver uma equipa por tras a gerar/elaborar/criar/fomentar conteudo. A esta equipa chama-se staff. No entanto normalmente a postura e ideia destes elementos é esperar pela dita "participação" dos users.

Mas a questão na minha opiniao reside ai mesmo, os users nao vao particicpar enquanto nao houver conteudo para participar , comentar ou gerar discussão.

Isto é apenas a minha forma de pensar por experiencias de outros foruns neste tipo de situações,mas tal como disse sou novo por ca, nao sei como estão as coisas aqui

Este fórum existe à quatro anos. 4. E nunca levou uma volta a sério. Aí é que acho que está o problema. Além disso, a staff não trabalha só no fórum. Temos também a rede e alguns ainda têm a empresa de alojamento. No entanto, a equipa está a organizar-se para discutir o que se há-de fazer no WebTuga para ficarmos com o nível de reconhecimento que tivemos em tempos... Não me lembro se andavas por cá nessa altura, mas e lá que queremos chegar de novo.

Craftsoul

E é isso o que é preciso, é organizaçao!

Por um lado o staff nao pode ficar sentado á espera da participação dos users, isso é esgoto pela certa!
Mas por outro, nao é muito facil ter um staff que crie conteudo, e muito menos um staff de 2 3 elementos, na minha opiniao é ai q entra a organizaçao. Nao só uma boa organizaçao a nivel de estutura do forum mas tambem uma boa organização do staff!

OFFTOPIC: lycosman aonde é que eu ja te vi?
http://lcc.di.uminho.pt\" target=\"_blank\" rel=\"nofollow\"]

http://www.flickr.com/photos/rrpics/\" target=\"_blank\" rel=\"nofollow\"]