[noticia] Sócrates defende qualificações para combater desemprego e desigualdades

Started by Navyseal, December 14, 2008, 05:45:43 PM

Previous topic - Next topic

Navyseal

QuoteO primeiro-ministro afirmou que ââ,¬Å"mais qualificações garantem mais emprego, mas garantem também a redução de desigualdadesââ,¬Â, um problema com que Portugal se debate. José Sócrates assistiu à cerimónia de entrega de diplomas a formandos do Centro de Formação Profissional do Seixal. Ãâ,¬ porta estava à sua espera um grupo de manifestantes que exigiam uma ââ,¬Å"política diferente e mais empregoââ,¬Â.

Cerca de 50 trabalhadores com cartazes das autarquias do Seixal, da Lusofíder e do Arsenal do Alfeite esperavam o primeiro-ministro para demonstrar o seu desacordo com a política actual do Governo e para exigirem um novo hospital para o concelho.

O primeiro-ministro seguiu directamente para a entrega dos diplomas no âmbito do programa Novas Oportunidades.

ââ,¬Å"Eles aparecem aqui em grandes carros e o Ã,´Zé Povinho` anda aí a a trabalhar para ganhar 500 eurosââ,¬Â, disse à Agência Lusa uma mãe solteira que participava no protesto. ââ,¬Å"O Governo ainda se vem rir de nós porque inclusive, quando hoje saírem daqui, vão para um grande almoço à conta dos nossos impostosââ,¬Â.

Dentro do Centro de Formação Profissional do Seixal, o primeiro-ministro apontou a qualificação como a melhor forma para garantir ââ,¬Å"mais empregoââ,¬Â e para reduzir as desigualdades.

ââ,¬Å"A desigualdade nos rendimentos assenta na diferença das qualificações onde Portugal é um dos países onde as pessoas com mais qualificações ganham muito mais do que as pessoas com menos qualificaçõesââ,¬Â, disse José Sócrates.

O chefe do Governo presidiu ainda à assinatura de vários acordos para a criação de seis novas empresas que vão criar 12 postos de trabalho e de outros quatro para a integração na vida activa de pessoas com deficiência. No final elogiou ââ,¬Å" a coragem, o esforço e o empenho de aqueles que não desistem de investir em si própriosââ,¬Â.

RTP
2008-12-14 15:48:27

->
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Nuno Coutinho

Acho que têm razão, mas que ajudem mais os alunos.  Como por exemplo com os manuais escolares que são do preço que sabemos.

Navyseal

[quote name=\'Nuno Coutinho]Acho que têm razão\' date=\' mas que ajudem mais os alunos.  Como por exemplo com os manuais escolares que são do preço que sabemos.[/quote\']

Propaganda... no mercado português actual não serve de nada estudar, salvo umas quantas profissões, acabas o curso e vais para o modelo, continente, lojas, isto se tiveres sorte de ir para isso. Os CET têm pouca oferta e a maioria são sempre no arai estes sim são necessários, mas para variar continuam a ter ofertas na sua sem saída no mercado.

Podes ter um bacharel ou um doutoramento, calhas de ter o azar de entrar num curso ligado a educação, saúde (excepto medicina, já é para esquecer ciências farmacêuticas), maioria das ciências, direito entre outros, dificilmente terás oportunidades de trabalho, mesmo estágios sejam eles voluntários ou profissionais. A solução passa por tirar outro curso ou emigrar ou sujeitares-te ao trabalho precário.

Nuno Coutinho

QuotePropaganda... no mercado português actual não serve de nada estudar, salvo umas quantas profissões, acabas o curso e vais para o modelo, continente, lojas, isto se tiveres sorte de ir para isso. Os CET têm pouca oferta e a maioria são sempre no arai estes sim são necessários, mas para variar continuam a ter ofertas na sua sem saída no mercado.

Podes ter um bacharel ou um doutoramento, calhas de ter o azar de entrar num curso ligado a educação, saúde (excepto medicina, já é para esquecer ciências farmacêuticas), maioria das ciências, direito entre outros, dificilmente terás oportunidades de trabalho, mesmo estágios sejam eles voluntários ou profissionais. A solução passa por tirar outro curso ou emigrar ou sujeitares-te ao trabalho precário.

É mesmo, enfim. Mas é como me dizem em casa, " mais vale ser desempregado com um curso, do que desempregado sem curso nenhum."

Navyseal

[quote name=\'Nuno Coutinho]É mesmo\' date=\' enfim. Mas é como me dizem em casa, " mais vale ser desempregado com um curso, do que desempregado sem curso nenhum."[/quote\']

É um pau de 2 bicos, se tiveres curso superior e estiveres no desemprego, terás muitas barreiras para trabalhar se concorreres para empregos que requeiram apenas o 12Ã,º irão dizer-te que tens "excesso de habilitações" e recusam-te, também não poderás tirar um curso profissional, pelo mesmo motivo... Facilmente verás no entanto malta a desempenhar funções associadas ao teu curso e que possuem apenas o 12Ã,º ou são então de cursos diferentes...