Autor Tópico: [PHP] Como instalar o Wordpress  (Lida 3918 vezes)

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[PHP] Como instalar o Wordpress
« em: Março 29, 2008, 01:30:55 pm »


Já há bastante tempo que não dedicava o meu tempo a fazer um tutorial, por isso decidi voltar aos bons velhos tempos e criar um tutorial de forma a poder ajudar todos os utilizadores do WebTuga e não só.

Neste tutorial vou ensinar a instalar o Wordpress, uma plataforma de blogging desenvolvida em PHP que pode ser considerado um CMS ( Content Management System ) / Sistema de Gestão de Conteúdos, visto poder vir a ter vários usos.

Neste tutorial vamos ter em conta que já temos um alojamento com suporte a PHP e MySql e vamos usar o painel de controlo cPanel.

1 - Download da ultima versão do Wordpress

A primeira coisa a fazer é descarregar o source-code ( código fonte ) do Wordpress.org. Visto já existir uma versão do site em Português que geralmente tem sempre a ultima versão do cms traduzida, vamos dár uso à mesma.

Portanto, dirijam-se à página Portuguesa do Wordpress ( http://pt.wordpress.org/ ) e façam download da ultima versão do Wordpress lá disponível.

Neste caso a ultima versão disponível é a 2.3.3.



2 - Envio do ficheiro para o servidor

Feito o download do ficheiro, procederemos ao envio do mesmo para o servidor. Este envio poderá ser feito através de duas formas.

   1 - Descompactar os ficheiros no computador e enviar os conteúdos da pasta wordpress através de ftp para a sua conta de alojamento.

   2 - Fazer upload do ficheiro zip pelo gestor de ficheiros do cPanel e descompactar no servidor, usando as opção do gestor.

Neste caso escolhi a segunda opção, visto que uso macOSx e não tenho aqui nenhum cliente ftp comum aos outros sistemas operativos. O gestor do cPanel é muito interactivo, sendo bastante semelhante ao explorer do Windows.

Portanto, aceda ao cPanel e clique no icon "Gestor de ficheiros" ( File Manager ).



Ai encontrará um gestor de ficheiros com variadissimas opções, desde criar pastas, criar ficheiros, eliminar pastas, mover pastas, mover ficheiros, descompactar ficheiros compactados, editar ficheiros e inclusivé editar ficheiros com um editor WYSIWYG.



Mas vamos ao que interessa. Clique no botão "Upload".



Será aberta uma nova página com três formulários de upload, clique num deles e escolha o ficheiro para upload que descarregou do site do Wordpress.



Demorará um pouco, dependendo da sua velocidade de upload e também do ficheiro em questão, mas em pouco menos ou até menos de um minuto, temos o nosso ficheiro zip do Wordpress no servidor.



Feche essa página e verá que o gestor vai listar o ficheiro zip.



Agora clique com o botão direito do rato nesse ficheiro e escolha a opção "Extrair" ( Extract ).



Vai ser aberta uma pop-up para confirmar a acção e pronto, o conteúdo do ZIP foi descomprimido.



Agora poderá apagar o ficheiro zip, clicando com o botão do rato direito e escolhendo a opção "Eliminar" ( Delete ).



Visto que o ZIP descompactou todos os ficheiros dentro de uma pasta chamada "wordpress", vamos entrar dentro dessa pasta com um simples duplo clique e escolher a opção "Seleccionar tudo" ( Select All ) e em seguida no botão "Mover" ( Move ).





Irá ser aberta uma pop-up, onde deverá apontar a pasta para onde estes devem ser movidos e clicar em ok.

Nesta parte está tudo concluido.

Antes de irmos ao Wizard do Instalador propriamente dito, vamos criar uma base de dados MySql e associar-lhe um utilizador com as devidas permissões. Para tal devem seguir um tutorial feito por mim presente no Mais-Trafego.

Pronto, já podemos prosseguir para o site. Abra uma nova aba no seu browser a apontar para o endereço no seu site onde estão presentes os ficheiros do Wordpress.



A primeira página vai detectar que não existe nenhum config.php e vai convidar-lo a criar o ficheiro pela interface web.

Em seguida deparamo-nos com uma página que lhe informa quais os dados que serão necessários para a continuação da instalação, como por exemplo os dados da base de dados.



Clique em "Avançar" e escreva esses dados no formulário que lhe é apresentado. No meu caso a base de dados que criei foi a "demo" que com o prefixo do meu username no servidor fica "cenourin_demo", o mesmo se passa com o Nome de utilizador associado à base de dados. Coloque a senha do seu utilizador. No 4º campo é-lhe pedido o endereço do servidor, visto que estamos a instalar o Wordpress no mesmo servidor onde temos o servidor de MySql, basta deixar o valor por defeito que geralmente é "localhost". Quanto ao prefixo não existe necessidade de alterar, apenas se desejar correr vários "wordpress\\' dentro da mesma base de dados. Vamos em frente, clique em "Submeter".



Se tudo correr bem, ser-lhe-á apresentada uma mensagem a informar do mesmo que lhe pedirá para proceguir com a instalação.



Agora terá de colocar o nome que vai dár ao seu Blog e fornecer o e-mail associado ao seu blog. Existe também uma escolha que lhe permite optar por deixar ou não que os motores de busca indexem o seu site, pelo que se não for algo de privado, deverá deixar como por defeito.



Clique em "Instalar o Wordpress" e pronto, é isto. São-lhe fornecidos os dados para entrar na sua area de administração, que ao mesmo tempo lhe são enviados para o e-mail e já tem o seu blog feito.



Para começar a configurar basta aceder à area de administração e começar a explorar o sistema. Visto que o mesmo está em Português e que é bastante simples, não deve ter qualquer problema em adaptar-se ao sistema.









Este foi um tutorial foi desenvolvido por Teotónio Ricardo ( cenourinha ) e não está autorizada a sua distribuição sem os devidos direitos de autor.

Cumprimentos,
cenourinha

Offline agfrg

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.afonsogarcia.com/blog/
[PHP] Como instalar o Wordpress
« Responder #1 em: Março 29, 2008, 04:25:10 pm »
Era a 2.3.3, que agora já é a 2.5

O processo de instalação é o mesmo, por isso não tem qualquer importância, apenas a interface de Admin é diferente.

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[PHP] Como instalar o Wordpress
« Responder #2 em: Março 29, 2008, 04:55:48 pm »
Actualmente o tutorial já se encontra desactualizado, mas os passos são os mesmos, apenas a aparência muda.

Wordpress 2.5 Download

Offline Byter

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.techtuga.net
[PHP] Como instalar o Wordpress
« Responder #3 em: Março 29, 2008, 06:32:48 pm »
Fizeste-o hoje e já esta desactualizado. Pouca sorte,
Mas Enfim, bom Tutorial. Parabéns.

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49