[Noticia]Suicídio com venenos tentado em média 11 pessoas

Started by r1c4rd0100, July 09, 2007, 09:13:59 AM

Previous topic - Next topic

r1c4rd0100



Suicídio com venenos tentado em médiapor 11 pessoas ao dia

Mais de 27 mil pessoas ligaram no ano passado para o Centro de Informação Antiveneno (CIAV) a pedir ajuda. A maioria dos telefonemas prendeu-se com intoxicações (74%) em adultos, crianças e animais. Mas o caso mais grave prende-se com as tentativas de suicídio só em chamadas para o CIAV, foram contados 4262 pedidos de ajuda num ano por intoxicações intencionais. Estas aconteceram maioritariamente entre as mulheres, dos 20 aos 39 anos, através da ingestão de medicamentos.

É a primeira vez que o CIAV, um serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), divulga as estatísticas do seu trabalho, porque até aqui os dados não se encontravam informatizados. Agora é possível constatar que para o número 808250143 são feitas, em média, 78 chamadas por dia. O movimento aumenta a partir das 18 horas até à uma da madrugada. "Corresponde à hora em que as pessoas chegam a casa e que mexem mais nos produtos", explicou, ao JN, Fátima Rato, coordenadora do CIAV.

No ano passado houve uma ligeira descida de telefonemas em relação a 2005 (menos 557) , mas para aquela responsável, tal quebra tem a ver com a diminuição das campanhas de divulgação do número de emergência e do centro antiveneno.

A informação "é fundamental" até porque, apesar das muitas intoxicações voluntárias, a grande maioria continua a ser acidental. Em 2006, registaram-se 14494 intoxicações por acidente. Outras 4262 foram com intenção e 1023 resultaram de erro terapêutico. "Não podemos evitar as intencionais, mas podemos prevenir as acidentais", defende Fátima Rato.

Os medicamentos, nomeadamente os vulgares calmantes muito usados nas tentativas de suicídio, e os produtos domésticos e industriais, como os detergentes, são as substâncias que provocam intoxicações com mais frequência.

Casos como as mães que deixam a pílula em cima da mesa-de-cabeceira ao alcance das crianças, ou dos pais que dão o xarope ou o antibiótico aos filhos em "duplicado", são situações frequentes. "Há dias tivemos uma criança que tinha comido 28 pílulas", contou a médica, lembrando ainda o caso curioso de uma senhora que engoliu um supositório. Mas se uma sobredosagem de pílula não traz, à partida, grandes complicações para uma criança, há intoxicações que podem ser fatais.

Casos gravíssimos, recorda Fátima Rato, podem decorrer da troca de embalagens de detergentes. Por exemplo, a colocação de um líquido de limpeza numa garrafa de água. "Acontece com muita frequência em cafés e restaurantes com os descalcificantes das máquinas. Depois vemos nos jornais que as pessoas ficaram queimadas por causa da água e não é bem assim", acrescenta.

Além das chamadas directas para o número, o CIAV atende também telefonemas encaminhados pela linha Saúde 24 e dos hospitais que ligam a pedir informações sobre determinados casos de intoxicações.

Fonte: JN