(http://www.ciberia.pt/users/0/11/11d7dc54c140d255c53d006050cca2e0.jpeg)
Mediterrâneo ferve com praga de medusas
Imagens de satélite recolhidas e tratadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam que, no final do mês de Julho, a temperatura da água em praias turÃÂsticas do mar mediterrâneo subiu drasticamente.
As imagens de satélite da ESA mostram que a água "ferveu" no mar Mediterrâneo nos últimos dias de Julho, tendo em alguns pontos ultrapassado os 30Ã,º.
No espaço de um mês a temperatura da água subiu de forma exponencial, em zonas como as ilhas Baleares e a costa da Catalunha.
Esta situação poderá explicar a praga de medusas que invadiu algumas das praias espanholas mais turÃÂsticas, como da restante costa mediterrânica.
A comparação entre os mapas de 2 de Julho e 2 de Agosto, disponibilizados na página da ESA, revela diferenças significativas na temperatura das águas do Mediterrâneo. Nesse espaço de tempo, o mar passou dos 22Ã,º para os 30Ã,º.
De acordo com os registos da ESA, no passado dia 8 de Julho nas ilhas Baleares (Maiorca e Menorca) a temperatura mais fria da água correspondia àcosta da capital, Palma, com 26Ã,º.
Mas, a 26 de Julho, já todas as águas das ilhas superavam os 30Ã,º, valor que também foi atingido na costa de Tarragona e Gerona, onde algumas semanas antes as águas apenas atingiam os 22Ã,º.
Estas condições acompanharam também as elevadas temperaturas registadas na região da Catalunha, em especial em Barcelona.
Este mês de Julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, perÃÂodo para o qual existem registos meteorológicos.
Os mapas de calor, processados pelo sistema Medspiration da ESA, têm como objectivo informar e alertar a população sobre a temperatura da água. O projecto cobre a totalidade dos quase três milhões de quilómetros quadrados do Mediterrâneo e cria um mapa actualizado todos os dias.
A resolução utilizada permite analisar pormenores como remoinhos e frentes na distribuição da temperatura de superfÃÂcie.
A ESA utiliza a combinação de imagens obtidas por vários satélites, que medem a temperatura da água de forma contÃÂnua utilizando instrumentos avançados.
(http://www.ciberia.pt/users/0/11/149ded96aba3383ad358c66c51e79985.jpeg)
A maioria dos turistas até pode alegrar-se com o facto de a água estar quente, mas o certo é que o aumento súbito da temperatura pode trazer alguns perigos.
Um deles foi bastante visÃÂvel no perÃÂodo analisado pela ESA: uma praga de medusas que inundou algumas das praias mais turÃÂsticas de Espanha, que obrigou àinterdição dos banhos e a manter os turistas fora de água. Para os desprevenidos, o resultado foram picadelas que podem desencadear reacções alérgicas graves.
Apesar de não se conhecer a razão exacta deste fenómeno, supõe-se que o factor mais importante seja, exactamente, a temperatura da água.
As medusas habitam normalmente os mares tropicais, podendo também ser encontradas nas águas frias do ÃÂrctico.
Existem há 650 milhões de anos e estão habitualmente longe da costa, onde as águas são mais quentes e mais salgadas.
A sua chegada às praias estará relacionada com o aumento da temperatura da água do mar.
Também a contaminação das costas (nomeadamente, através de águas com fertilizantes que vêm dos rios) aumenta a presença de nutrientes, que atraem as medusas.
Fonte: ciberia.pt
lol, parecem fraldas as medudas lol ehehe.
Espero que o estreito de Gibraltar seja capaz de manter a praga mÃÂnima para a zona do Algarve...
Correntes atalticas são bem mais frias loll ehehehe.
Epah, não eram as medusas e a caravela portuguesa que tinham o veneno mais forte do mundo?
Ma me parece lol ehheheh, as caravelas acho que já ouvi mas as medusas num, quer dizer talvez tenhamos de ter em consideração o tamanho lol eheheh.
eu sempre ouvi k eram as caravelas k eram venenosas X(