(http://images.clix.pt/picasso/61/18/281861.jpg)
A Nasa está a ponderar o uso de um novo robô para explorar a Lua em 2009. A máquina em causa foi criada pela Raytheon e tem a alcunha de Pinguim Lunar, por conseguir dar saltos de um quilómetro.
O projecto já foi apresentado àNasa, que terá agora de decidir se vai ou não utilizar o robô para futuras missões tripuladas na Lua e em Marte.
Ainda assim, os responsáveis do projecto garantem que o Pinguim Lunar poderá já ser utilizado a partir de 2009.
O robô tem um metro de comprimento, pesa 105 quilos e consegue dar saltos de um quilómetro.
O autómato é constituÃÂdo por quatro pernas e dispõe de vários propulsores na parte inferior. Exceptuando os saltos que utiliza para locomover-se, nada no robô se assemelha a um pinguim.
O robô, que poderá vir a ser utilizado para explorar o pólo sul da Lua, foi criado com base em tecnologias utilizadas em armamento.
mesmo pesando 150 quilos, a gavidade vai levar esse robo pelo universo fora,
Ainda bem que nao éÃ,´o pinguim da linux