A China vai produzir 340 milhões de telemóveis este ano, 250 milhões dos quais destinados àexportação, segundo dados do Ministério das Indústrias da Informação revelados pela agência noticiosa oficial Nova China.
Segundo previsões do Departamento de Operações Económicas do ministério, o número revela um aumento de 37 milhões de telemóveis em comparação com 2005.
As companhias chinesas de telemóveis intensificaram a exportação de aparelhos em 2005, com um aumento de exportações de 56% em comparação com 2004.
As marcas locais de telemóveis exportaram mais 13,2 milhões de aparelhos, o que demonstra um aumento de 106,2% relativamente a 2004.
Segundo o Ministério das Indústrias da Informação, a China continuava no final de 2005 a ser o maior mercado de telemóveis do mundo, com um total de 393,4 milhões de utilizadores, um número que deverá atingir os 440 milhões no final de 2006 e os 600 milhões em 2010.
Fonte: Lusa