Fórum WebTuga

Tecnologia => Notícias => Tópico iniciado por: Foxtrot Sierra em Março 30, 2012, 05:38:04 pm

Título: Liberalização dos domínios .pt
Enviado por: Foxtrot Sierra em Março 30, 2012, 05:38:04 pm
devem ter visto esta notícia, que está por dias a liberalização dos domínios .pt (http://www.publico.pt/Tecnologia/qualquer-pessoa-pode-ter-um-endereco-pt--a-partir-de-maio-1533929). ou seja, se até agora era extremamente dificil ter-se um site.pt, daqui para a frente qualquer um o vai poder fazer...

têm alguma opinião sobre isso?
Título: Liberalização dos domínios .pt
Enviado por: Teotónio Ricardo em Março 30, 2012, 06:55:39 pm
Existem vantagens e desvantagens. Uma das primeiras desvantagens é o facto de o facto de um site ter um domínio .PT transmitir a mesma segurança que transmitia até agora, visto que não era qualquer pessoa que o registava, sendo necessário esta ser detentora de uma marca, ser uma empresa ou empresário em nome individual.

No entanto os domínios .FR e outros country-code TLD da Europa passaram recentemente pelo mesmo processo de liberalização, o que deixa Portugal num espectro bastante fechado relativamente à generalidade.

O facto dos domínios .PT serem liberalizados vai permitir um maior número de domínios Portugueses serem registados, uma maior facilidade de registo e uma maior exploração dos domínios disponíveis.

A WebTuga, Lda como entidade registrar acreditada pela FCCN/DNS.PT, efectuou a implementação do protocolo EPP Registry-Registrar, permitindo assim que o registo seja feito de forma automática através do nosso site. Lançamos ainda uma campanha de pre-reservas em que as pessoas poderão aproveitar o facto do nosso sistema ser automático, para tentarem registar domínios que estejam livres no dia 1 de Maio, com maior hipótese do mesmo registo ser feito com sucesso.

http://blog.webtuga.pt/liberalizacao-dos-dominios-pt-e-pre-registo/ (http://blog.webtuga.pt/liberalizacao-dos-dominios-pt-e-pre-registo/)