Mas tu queres que o pessoal mete os trabalho aqui no teu topico?... Não ache que isso seja bom, porque depois há pessoal que vai ter mais feedback que outros. Já tinha referido que na secção 3D onde crias-te este topico, tão lá trabalhos nossos. É só procurar.
As tecnicas Puch/pull são os pilares da modelaçãp 3D. É o conhecido Extrude. Por ai, fico a achar mais ainda que realmente não exploraste minimamente o Max pois, o extrude é a ferramenta mais usada na modelação de objectos.
Tenho o vray, mas é para max e deve ser bem diferente, tendo em conta que para c4d é diferente também.
Eu não uso sketchup, usai umas vezes mas nada de especial, por isso, tecnicamente não te posso ajudar em nada.
O que te posso dizer é que se queres testar luzes e materiais, o melhor a fazer é com scenes simples para ser poder fazer mais testes em menos tempo. Um plane e uma esfera ou grupo de esferas chega perfeitamente para testar luzes, render e materiais/texturas.
Eu não sei fazer criticas a trabalhos e nem gosto de as fazer quando toca a criticar promenores, porque parece que sou a inquisição e normalmente sou mal interpretado. Prefiro criticar o conceito da obra como obra, quando há o intuito de atingir um certo objectivo, um ambiente, uma personagem, uma expressão ou aspectos de design. Claro que se houver aspectos minimos, pequenos erros, eu posso apontar o dedo.
Claro está, que, trabalhar com 3D é algo que leva o seu tempo até atingir um nivel satisfatório. Não falo de horas a trabalhar no programa, semanas, ou meses, mas sim anos. De tal maneira que eu, jamais diria que os trabalhos que ai apresentas-te estão maus. Porque não estão tendo em conta o nivel de experiencia que tens. No entanto, os tais objectivos que falei, são, ou devem ser objectivos quando já se tem um bom nivel de experiencia em que facilmente conseguimos contruir um caminho para atingir esse objectivo, podendo este falhar ou não. O que aqui não é o caso, nem tem de ser e ninguem no mundo o faz assim do nada. Assim sendo as minhas criticas seriam directas ao trabalho e seriam as tais criticas que eu quero evitar. Até porque eu posso apontar os problemas, mas tenho plena consciencia de que estás a aprender e possivelmente as minhas criticas de nada iriam servir, pois é perfeitamente normal que não tenhas ainda ferramentas de conhecimento para as resolver e ficariam esquecidas. Até porque:
Critica boa:
Não vejo nos teus trabalhos nada de grave no que toca a compreenção da realidade das formas, como muitas vezes se vê ao inicio, onde uma mesa tem umas pernas minusculas, ou uma porta é gigante etc, onde se vê perfeitamente que a pessoa tem um problema no fluxo de informação entre o input visual para o output no programa para fazer a representação do objecto.
Até mesmo no robot, as proporções estão boas, logo, acho que é menos uma coisa para te preocupares. As proporçoes das coisas.
No entanto, há algo que 99% do pessoal quando começa a modelar faz e que é um erro. As arestas dos objectos não são afiadas. Na realidade podemos não notar, isso, mas são pequenos promenores como esse, que nos fazem perceber ue algo está errado numa imagem, tirando assim o realismo à mesma. Imaginemos uma tábua. Tem 12 arestas certo? As arestas são a intersecção de dois planos, mas na realidade, isso não é bem assim. Porque entre um plano e o outro existe algo que faz com que essa junção seja arredondada. E é tudo assim, menos as facas! Todos os objectos têm esse arredondar entre planos. E esse arredondar dá um ar mais realista aos objectos.
Tipo isto:
O que acontece é que assim, a luz vai ter mais uma superficie para reflectir (highlights) e são esses reflexos que dão ao nosso cerebro a informação de que algo é real ou não, mesmo que isso só funcione no nosso subconsciente.
é a diferença entre isto:
e isto:
Se reparares, os dados azuis têm uma linah de luz nas arestas, coisa que não acontecia se as arestas tivesses apnas dois planos.
Que é o que me parece que acontece na mesa que ai tens.
Na scene da mesa, se o objectivo era o realismo, falta as sombras da luz ambiente, qua são sobreados gerados pelo reflexo dos raios de luz que relfectem pelo sitio e que com a falta delas, os objectos parece que estão a flotuar. Só que lá está, neste momento deves tar a pensar: " ok...como é que eu resolvo isso...." e o problema é que, no sketchup, não sei resolver isso, logo, só posso criticar e não ajudar.
Se trabalhasses com max ou maya, podia indicar-te uma panoplia de video tutoriais para aprenderes a trabalhar, mas tutoriais de sketshup não conheço.
O robot, cada um tem a sua visão das coisas, claro, mas eu não gosto muito de ver modelos em que os objectos se intersectam de uma forma abrutalhada, como acontece com os pés do robot e as pernas por exemplo.
Eu começava por coisas mais simples. Objectos mais simples, mas mais complexos que uma mesa e um copo que mesmo para criticar ou comentar é complicado. Porque não um rato de computador. Ou um mp3. E não precisa de ter scenen nenhuma, pois isso agora é perder tempo, pois não tras nada de novo aos conhecimentos.
Na minha opinião, se vires que tás numa de seguires a cena de trabalhar com 3D mais à seria, mesmo que seja só na desportiva, deve trocar o sketchup por algo mais solido.