Fórum WebTuga

General Category => Software & Sistemas Operativos => Tópico iniciado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 12:54:15 am

Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 12:54:15 am
Dou o mote: Windows sucka... 8)

Go, go, go...



[Disclaimer: este tópico será activamente moderado...]
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: PTthe13 em Novembro 01, 2009, 12:56:09 am
wow... acabaste de descer muito na minha consideração... :|
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 12:57:54 am
´É o mote, pá! /tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' /> E tás farto de saber a minha opinião... /wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: PTthe13 em Novembro 01, 2009, 12:59:33 am
Nem é por isso. Cada um tem a sua opinião, mas tares a criar um topico para isto ... :\
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 01:13:32 am
^Respondi-te por PM /smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' />

Ora mais um mote para começar a discussão:

Saiu o Windows 7. Vista v2 or not Vista v2?
Eu acho que não está pior, mas continua Windows. Mesmo kernel, mesmo comilão, mesmo etc...
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 01, 2009, 01:28:01 am
Ora cá vamos dar porradinha no ceguinho /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />
Vamos por partes...

macOSx Snow Leopard

Tenho vindo a utilizar macOSx no meu macbook desde 2007 salvo erro e até agora nada tenho a apontar. O macOSx é um dos sistemas mais user-friendly que utilizei até hoje e nunca me deu grandes problemas.

Actualmente a minha instalação já leva uns anos e levou com upgrade do 10.4 para 10.5 e agora para 10.6 sem qualquer perca de dados ou falha, tudo efectuado de uma forma muito "silenciosa" e rápida.

Existem cada vez mais aplicações, muitas delas gratuitas. Não utilizar macOSx por causa de falta de software, só mesmo em casos muito específicos.

O sistema é unix based, tem a vertente opensource (Darwin), oferece-nos uma consola/terminal simplesmente hiper-super-mega-ri-util quando toca a gerir várias máquinas remotas ao mesmo tempo ou até mesmo efectuar alterações no sistema local. Por defeito, salvo erro, o macOSx SL já traz o apache, php, mysql e ror na ultima versão, bastando apenas activar os módulos no ficheiro de configuração do apache, o que é fantástico para web-developers que queiram testar os seus scripts localmente.

Na ultima versão, macOSx SL, o sistema encontra-se bastante mais rápido e o preço é bastante acessível. Apesar das poucas alterações a nível de eye-candy que os utilizadores estão habituados da Apple, nota-se que o sistema faz boot muito mais rápido e também melhorias a nível de gestão da memória, o que só por isso faz valer cada cêntimo pago.

Não querendo fugir com a conversa para o hardware, como sempre o Hardware "Apple" e o Software estão sempre bem integrados, o que torna um mac uma das peças mais apetecíveis ao adquirir um novo computador.

Linux (Ubuntu)

Saiu recentemente o Ubuntu 9.10, é provavelmente uma das distribuições mais conhecida para utilização em desktops. Está leve, bastante fácil de instalar e configurar, tem uma software center que permite com alguns cliques instalar centenas ou até milhares de programas e é gratuito.

Não tenho utilizado com frequência, mas tem-se notado que o software e os sistemas operativos opensource principalmente, têm evoluído a uma velocidade fantástica.

Gnome e KDE sempre a par das novidades, milhões de configurações possíveis para personalizar o desktop, efeitos nunca antes vistos em algum sistema operativo (muitas das vezes as pessoas olham para o compiz como uma brincadeira, mas algumas das funções podem ser bastante úteis, vejam por exemplo o Exposé no macOSx, sem aquilo já não consigo utilizar um computador, muitas das vezes em ambientes windows tou sempre a "bater" com o ponteiro do rato nos cantos do desktop para iniciar o Exposé /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />), boot cada vez mais rápido, sistemas de ficheiros cada vez mais evoluidos e de dia para dia existem cada vez mais softwares para utilização em ambientes Linux.

Compatibilidade com o Hardware não é preciso falar. E falando para além do Ubuntu, existem centenas de distribuições à escolha do utilizador, muitas delas direccionadas para certo tipo de actividades como educação, música, etc...

Tem-se visto também o Ensino a apostar em software livre, o que só ajuda na evolução deste tipo de projectos.

Em breve continuação... opinem por agora /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 01:39:24 am
Uma coisa que me surpreendeu hoje no Ubuntu (9.04) é que, ao instalar no portatil do meu irmão, como hábito tentei fazer scroll com 2 dedos como no Mac. E não é que deu? /ohmy.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':o\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: HBK em Novembro 01, 2009, 01:41:50 am
Eu cá uso o 7 e o ubuntu 9.10.

Utilizo mais o windows, talvez por estar mais habituado, no entanto o ubuntu também não é nada de se deitar fora.  /tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' /> É mais rápido que o windows, mais seguro, blablabla....

Nunca usei o MacOSx ao ponto de poder comparar com os restantes, por isso não posso opinar sobre isso   ;D
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 01, 2009, 01:49:51 am
Tenho Ubuntu 9.10 a correr numa máquina virtual com o VirtualBox aqui no macbook e corre perfeitamente, sem bugs, bastante rápido a fazer boot. Gostei bastante da nova interface do GDM, com todas as opções à "mão de semear". Tenho também instalado no portátil HP e ta nos trinques /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />

O Windows 7 até agora parece-me bastante mais estável que o Vista, pode-se dizer que é um XP com interface moderna e com algumas funcionalidades engraçadas, no entanto como o Lycosman disse, continua a ser Windows.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: tiagotex em Novembro 01, 2009, 02:35:22 pm
http://www.youtube.com/watch?v=KT9c_1R7wNc
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 01, 2009, 03:35:13 pm
http://www.youtube.com/watch?v=KT9c_1R7wNc

Coitado do chinoca que fou ownado em directo. Mas o mais interessante foi o Windows 7 apresentado num Macbook num canal de tv americano que não me recordo o nome... lol
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 01, 2009, 06:09:49 pm
Windows 7

Bem, continuando com a minha análise aos sistemas operativos, vou falar agora do Windows 7. O Windows 7 parece-me ser o melhor Windows lançado até à data, no entanto após o meu uso da RC 2 tenho notado que este consome bastante RAM sem razão aparente, no entanto como é a RC 2 não posso adiantar muito.

Falando propriamente no Explorer, está bastante confuso, preferia a navegação do Windows XP, já a do Windows Vista se tornava bastante mais confusa, com o Win7 só veio a piorar.

Ainda falando no Explorer ou até mesmo nas janelas de aplicações, é possível organizar uma janela ao lado da outra arrastando a janela para o lado direito ou esquerdo do ecra... no entanto só é possível lado a lado e não uma em cima e outra em baixo a não ser manualmente, deveria existir essa opção.

A "Pesquisa Rápida" aka "Spotlight for Windows" foi uma das melhores coisas que adicionaram ao Windows e é bastante útil para encontrar aplicações ou ficheiros no sistema, mas isso penso que também já existia no Win Vista pelo que não é nada de novo.

Apesar de ter sido lançado o "Spotlight for Windows", gostava do menu de navegação de todos os programas no menu presente no Windows XP.

Em relação ao preço, é absurdo... depois da publicidade que foi feita a dizerem que o Windows 7 seria vendido por 30$, vejo ai versões ultimate pelo valor de 300 e tal €.

Outra coisa que ainda não aprenderam foi criar uma única versão... Windows 7 Profissional, Windows 7 Ultimate, Windows 7 Home Premium e depois ainda versões 32bits e 64bits que apesar de serem vendidas no mesmo pack, estão separadas em 2 cds/dvds... é demais...

Para além disso é mau diferenciar o sistema operativo reduzindo as funcionalidades.

eyeOS

Se falamos de sistemas operativos, temos que incluir também os sistemas operativos online. O eyeOS tem evoluido bastante, novas aplicações, possibilidade de utilizar no próprio servidor, etc etc...

Para quem trabalha em grupos online ou precisa de ter sempre o seu "desktop" à mão de semear, é uma excelente alternativa, bastando ter um browser para ter acesso ao trabalho todo.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: agfrg em Novembro 01, 2009, 08:06:05 pm
Nah, nah, nah! Este tópico é um completo FAIL!

O que raio é uma OS War neste fórum sem o Skilz0ne, a masterhard e companhia? Ou chamam o Skilz0ne ou isto não tem graça...

Só participo neste tópico outra vez quando alguém insultar os utilizadores do OS X e puxar de argumentos parvos para se poder azucrinar essa pessoa.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 01, 2009, 08:21:26 pm
Nah, nah, nah! Este tópico é um completo FAIL!

O que raio é uma OS War neste fórum sem o Skilz0ne, a masterhard e companhia? Ou chamam o Skilz0ne ou isto não tem graça...

Só participo neste tópico outra vez quando alguém insultar os utilizadores do OS X e puxar de argumentos parvos para se poder azucrinar essa pessoa.

Para isso chama-mos o Bruno Silva...
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 01, 2009, 09:17:03 pm
Ya, ya, chamem esse.. esse... esse!
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: KTachyon em Novembro 01, 2009, 10:56:38 pm
Saiu o Windows 7. Vista v2 or not Vista v2?

Definitivamente Vista v2. É aquilo que o Vista já deveria ter sido quando foi lançado. É um grande negócio para a M$. Meteu aquilo que faltava ao Vista e lançou como um novo sistema operativo, em vez de lançar um daqueles SP enormes, como fazia no tempo do XP.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: trmanco em Novembro 02, 2009, 06:57:02 pm
Tudo o que não seja *nix based é uma autentica caca...
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Lok em Novembro 02, 2009, 07:14:49 pm
Bem vou deixar a minha opinião:

Linux: Um SO completamente rìdiculo, è muito pouco intuitivo e para o utilizador comum è impossível trabalhar com ele. Para mudar qualquer coisa tem que se escrever milhões de linhas de código e ir a fóruns para perguntar coisas simples do tipo "como mudo o meu wallpaper sem ter de passar o meu fim de semana a escrever linhas de comando?"
Acho que o pessoal que o usa è apenas para fazer show off, visto que tem algo completamente inùtil, mas que tem um aspecto cool....

Windows: O mundo inteiro trabalha com Windows, apesar de ter as suas falhas não deixa de ser o melhor SO de todos os tempos. Com o Windows 7 deu para ver que a MS não faz apenas porcaria do tipo VISTA.

Mac OS: È bom para ver filmes e ir à net, também serve para engatar gajas nos cafés. Se és careca, usas um chapéu daqueles dos velhos e uma malinha de ombro è provável que tenhas um mac. È basicamente um PC para putos, do tipo VTECH, mas com umas funções a mais.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: trmanco em Novembro 02, 2009, 10:46:25 pm
Bem vou deixar a minha opinião:

Linux: Um SO completamente rìdiculo, è muito pouco intuitivo e para o utilizador comum è impossível trabalhar com ele. Para mudar qualquer coisa tem que se escrever milhões de linhas de código e ir a fóruns para perguntar coisas simples do tipo "como mudo o meu wallpaper sem ter de passar o meu fim de semana a escrever linhas de comando?"
Acho que o pessoal que o usa è apenas para fazer show off, visto que tem algo completamente inùtil, mas que tem um aspecto cool....


Those are myths...

É engraçado eu conseguir ir para o diálogo de mudar o wallpaper com apenas um clique do rato...

E se fosse mesmo inútil porque é que deveria de haver várias empresas a contribuir para o desenvolvimento do mesmo?

#FLAME_MODE 1
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 02, 2009, 11:31:25 pm
OMG. Amanhã respondo ao Lok que hoje não sou capaz.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 02, 2009, 11:41:05 pm
OMG. Amanhã respondo ao Lok que hoje não sou capaz.

Vais dormir no assunto... vai sair resposta das boas /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 02, 2009, 11:46:43 pm
Podes crer /tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: KTachyon em Novembro 03, 2009, 05:34:24 pm
O meu "PC para putos" garantiu-me uma entrevista de emprego sem eu me candidatar a nada.

(Queria escrever uma resposta maior, mas as viroses dos 2 Vistas e de 1 Win 7 tornam a rede leeeenta...)

--- EDIT ---

Deixando as brincadeiras de parte, a Microsoft só consegue que o Windows 7 pareça bom, depois de lançar uma coisa tão má como o Vista...
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 03, 2009, 06:14:23 pm
O meu "PC para putos" garantiu-me uma entrevista de emprego sem eu me candidatar a nada.

(Queria escrever uma resposta maior, mas as viroses dos 2 Vistas e de 1 Win 7 tornam a rede leeeenta...)

--- EDIT ---

Deixando as brincadeiras de parte, a Microsoft só consegue que o Windows 7 pareça bom, depois de lançar uma coisa tão má como o Vista...

TRUE! ahahah
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 03, 2009, 07:21:17 pm
a Microsoft só consegue que o Windows 7 pareça bom, depois de lançar uma coisa tão má como o Vista...

Isto!
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: agfrg em Novembro 03, 2009, 07:40:45 pm
Bunch of mactards a fazerem uma OS War sozinha... Big deal...
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: lycosman em Novembro 03, 2009, 07:45:21 pm
É para tu veres o quanto é o Windows preciso. /tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Mizukin em Novembro 03, 2009, 08:41:50 pm
a Microsoft só consegue que o Windows 7 pareça bom, depois de lançar uma coisa tão má como o Vista...

LOL  /biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' /> hahaha
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Sazukim em Novembro 03, 2009, 09:19:20 pm
Eu gosto do ubuntu. xD
Mas uso Vista.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: PerfectHarmony em Agosto 15, 2010, 08:49:20 am
Windows 7 no pc funciona fluidamente e sem muitos bugs. Na ps3 estive com o ubuntu 10.4 (muito mais estavel do que qualquer windows) mas acabei por mudar para o yellow dog apenas para ter um ganho em velocidade. Quanto ao mac ox acho uma completa inutilidade, engraçadito nas primeiras horas mas perde todo o brilho em 2 dias.  /wacko.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':wacko:\' />
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Agosto 15, 2010, 11:00:06 am
Windows 7 no pc funciona fluidamente e sem muitos bugs. Na ps3 estive com o ubuntu 10.4 (muito mais estavel do que qualquer windows) mas acabei por mudar para o yellow dog apenas para ter um ganho em velocidade. Quanto ao mac ox acho uma completa inutilidade, engraçadito nas primeiras horas mas perde todo o brilho em 2 dias.  /wacko.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':wacko:\' />

O macOSx uma inutilidade? Provavelmente porque não o exploraste o suficientemente.
Título: [Tópico oficial] OS WAR!
Enviado por: PerfectHarmony em Agosto 15, 2010, 10:56:15 pm
Sem duvida que o achei extremamente eficaz para a reprodução de media no entanto não vi mais nada que o windows ou o ubuntu não pudessem oferecer.