Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - raf.cl

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 15
41
Humor / [Imagem] Detalhes tããão pequenos
« em: Agosto 14, 2009, 03:10:56 am »


42
Saúde e Sexualidade / [Saúde] Porquê dar Sangue?
« em: Agosto 13, 2009, 08:55:24 pm »
Porquê dar Sangue? 
 
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.

Posso dar Sangue?
 
Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.  Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.


Para sua segurança não dê sangue se: 
- alguma vez utilizou drogas por via endovenosa;
- teve contactos sexuais a troco de dinheiro ou drogas;
- sendo homem ou mulher, teve contactos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as).


Se foi parceiro sexual de:
- qualquer dos grupos anteriores;
- seropositivo para o Vírus de Imunodeficiência Humana – VIH;
- portador crónico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.


 E, ainda se:
- tem história familiar de Doença de Creutzfeldt-Jakob e variante – DCJ, vDCJ;
- fez tratamento com hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
- fez transplante de córnea ou dura-máter;
- fez transfusão;
- tem Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;
- teve Paludismo/Malária nos últimos 3 anos;
- teve parto nos últimos 6 meses; está a amamentar;
- foi operado nos últimos 6 meses;
- fez endoscopia nos últimos 6 meses;
- fez tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;
- teve um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 6 meses.

Como tornar-me dador?

Basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!

Como dou Sangue?

Todo o processo da dádiva demora em média 30 minutos. Relembramos que não deve dar sangue em jejum. Poderá tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo. Se almoçar, deverá completar as três horas de digestão antes de efectuar a sua dádiva.
 
INSCRIÇÃO

Ao dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita, será atendido por um profissional dos serviços administrativos/técnico de relações públicas que preencherá a sua ficha. É importante que se faça acompanhar pelo seu Bilhete de Identidade para que os seus dados pessoais sejam preenchidos correctamente e para que, mais tarde, receba o Cartão Nacional de Dador de Sangue.
 
TRIAGEM CLÍNICA
Em seguida, é sempre observado por um médico. Esta triagem destina-se a avaliar o seu estado de saúde para que haja a certeza de que não será lesado pelo facto de doar sangue, nem será prejudicado o doente que receber o sangue. É importante que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e os seus hábitos de vida. Toda a informação fornecida por si é confidencial. Neste processo, ser-lhe-á entregue um documento denominado “Termo de Consentimento Esclarecido para a Dádiva de Sangue”.
Este impresso será preenchido por si e pelo médico durante a triagem clínica. Neste questionário, o dador declara que leu e compreendeu toda a informação e que pôde ser esclarecido/a pelo médico sobre as dúvidas que surgiram, bem como que respondeu às questões com verdade, consciência e responsabilidade.
Ambos, médico e dador, assinam este documento. Após o questionário, avaliamos a tensão arterial e frequência cardíaca e realizamos o teste para a determinação do valor de hemoglobina, para verificar se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue, sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia, poderá ser suspenso, temporária ou definitivamente, dependendo da situação. Acima de tudo é importante salvaguardarmos a saúde do dador e do doente.

COLHEITA DE SANGUE TOTAL

Uma vez aprovado para a dádiva de sangue, irá ser atendido por enfermeiros na sala de colheita.
A punção venosa é realizada de acordo com procedimentos validados, com o auxílio de um sistema de saco e agulha estéril e de utilização única. Deste modo, é conferida a máxima protecção ao dador e ao receptor. Ser-lhe-ão retirados 450 ml de sangue correspondentes a uma unidade de sangue total.

REFEIÇÃO LIGEIRA

Por fim, após a colheita de sangue, é servida uma pequena refeição que permite mais alguns minutos de convívio com a equipa que o acompanhou.
Assim, todos poderemos certificarmo-nos de que a dádiva de sangue constituiu uma experiência agradável!

Cuidados pós-dádiva

As proteínas e as células sanguíneas são rapidamente repostas pelo organismo e não são requeridos cuidados especiais, havendo, contudo, alguns conselhos importantes para que possamos contar consigo para uma próxima dádiva.

No final da colheita exerça uma pressão forte no local da punção, durante cerca de 5 minutos, para que a hemostase se faça de forma eficaz.

Tome cuidado ao levantar-se da cadeira de colheita evitando fazer força e dobrar o braço nas duas horas seguintes.
Desta forma, ajuda a evitar o sangramento ou o aparecimento de hematoma. Em caso de sangramento, deverá exercer pressão no local e aplicar penso protector. E em caso de hematoma, deverá aplicar gelo no local, com precaução, para evitar queimadura pelo frio.

Ingerir uma refeição ligeira após a dádiva.

Manter a manga “ arregaçada” enquanto estiver a tomar uma refeição ligeira no pós- dádiva e só vestir o casaco após a refeição, para uma maior vigilância do local da punção.
Não retirar o penso do local da punção durante, pelo menos, quatro horas.

Reforçar a ingestão de líquidos nas doze horas seguintes para ajudar na reposição da parte líquida dispendida na dádiva.

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas.

Evitar fumar durante uma hora após a dádiva, uma vez que o monóxido de carbono que é libertado ao fumar, reduz o oxigénio disponível, podendo ocorrer uma indisposição.

Evitar expor-se ao sol, ou permanecer demasiado tempo em pé.

Evitar locais mal ventilados.

Evitar actividade muscular intensa nas doze horas seguintes tais como trabalhos na construção civil, condução de máquinas e actividades desportivas que exigem um esforço do organismo que, estando ainda em fase de recuperação, poderá não ter capacidade de resposta.

Evitar outras actividades como trabalhos em altura, mergulho, pilotar aviões.

Só poderá retomar estas actividades após um período de repouso de vinte e quatro horas .

Onde posso dar?

Pode dar sangue nos Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue,IP, em Lisboa, Porto e Coimbra.
O horário de atendimento no Posto Fixo de cada Centro Regional de Sangue é:

-Lisboa: de segunda a sábado, das 8h00 às 19h30.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-109.html

-Coimbra: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00; sábado, das 8h00 às 13h00.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-110.html

-Porto: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30h; sábado, das 8h30 às 13h00.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-111.html
 
Também tem à sua disposição uma Unidade Móvel que se fixa em pontos estratégicos da cidade de Lisboa.
 
Existem vários Hospitais com Colheita de Sangue a Dadores.
http://ipsangue.org/images/upload/File/Hospitais_com_Colheita_a_Dadores_de_Sangue_actual08.pdf

Por fim, os Centros Regionais efectuam sessões móveis de colheita de sangue no seu local de trabalho ou na sua área de residência.

Saiba como pode colaborar connosco e organizar uma sessão de colheita de sangue.

http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-75.html

Fonte: Instituto Português do Sangue
.

43
Saúde e Sexualidade / [Saúde Bucal] Mau Hálito (Halitose)
« em: Agosto 13, 2009, 08:35:01 pm »
O que é halitose?Halitose significa "mau hálito", um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população
sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida. Muitas são as causas deste mal, incluindo:

- Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);

- Gengivite

- Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;

- Tabaco e produtos alcoólicos;

- Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor
produção de saliva durante o sono);

- Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Como saber se tenho halitose?
Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca. Medidas tais como escovar bem os dentes e língua, e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar sempre ajudam a eliminar o Mau hálito matinal.

Como prevenir a halitose?

- Evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:

- Escove bem duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias. Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito.

- Remova a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã.

- Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes.

- Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, já que isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Fonte: Tera Saúde

44
Em caso de envenenamento por ingestão, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia caso a caso.

Providencie socorro médico o quanto antes.

É proibido:
Ao contrário do que o senso comum manda, não se deve nunca induzir o vômito na pessoa intoxicada. O vômito pode causar um desgaste desnecessário no trato digestivo da vítima e não irá resolver o problema.

Nos casos de envenenamento por produtos corrosivos (ácido e bases) e derivados de petróleo, vomitar vai piorar - e muito - a situação.

Se, no entanto, acontecerem vômitos involuntários, cuide para que a vítima use um balde, para que o material possa ser analisado pelos médicos.

Outro mito muito difundido - beber leite - também não é aconselhado. Leite, água, azeite ou qualquer outro líquido podem fazer muito mal. A regra é simples: a vítima não deve beber nada. No máximo, pode fazer um bochecho para limpar a boca.

Como agir
Se a vítima apresentar convulsões, não tente imobilizá-la nem segurar sua língua. Apenas garanta que ela não vai esbarrar em algo e se machucar ainda mais.

Caso haja uma parada respiratória, apresse a ida ao hospital. Infelizmente, nos casos de intoxicação, fazer respiração boca-a-boca não vai adiantar.

Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque com vômitos involuntários. Se a pessoa estiver com frio, agasalhe-a.

Preste muita atenção em cada reação, pois suas descrições vão ser essenciais na hora do atendimento médico. Observe se a vítima está fria ou quente, se saliva, vomita, parece confusa ou sonolenta. Esteja atento aos detalhes.

Se você conseguir, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento. Vale a embalagem, o resto do veneno ou, em caso de plantas, um ramo que possa ser facilmente reconhecido.

Se não houver sinal da substância ingerida mas a vítima tiver vomitado, pode-se levar o próprio vômito para ser analisado. Esse procedimento também o útil no caso de ingestão de comprimidos, mesmo que você já esteja levando a embalagem.

Fonte: Terra Saúde

45
Pessoas com queimaduras profundas podem correr sério risco de vida. Quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão. Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de lesão pede um socorro específico.

É proibido...
passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.

O que não se deve fazer:

- Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitida. Gelo também não pode.

- Furar as bolhas.

- Retirar a pele morta

- Arrancar a roupa grudada na área queimada

Apertar o ferimento
Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau:

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau:

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo. 2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras quimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau:
1.  Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!

2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.

3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.

4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.

5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.

6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.

7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

8. Não perca tempo em remover a vítima ao hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Fonte: Terra Saúde

47
Humor / [Imagem] A vida em 5 garrafas
« em: Agosto 09, 2009, 11:53:50 pm »

48
Humor / [Vídeo] Um exemplo de mãe
« em: Agosto 09, 2009, 11:53:16 pm »

49
Sabe qual a semelhança entre transar com a Angelina Jolie e transar com a Nilzelene?

É que, nos dois casos, se ninguém souber, não tem a menor graça…



















50
Humor / [Vídeo] Estupidez Humana
« em: Agosto 09, 2009, 11:29:15 pm »
Owned!

Jovem, não tente fazer isso em casa. Mas, se tentar, lembre-se: faça no carro dos outros. E com a bunda dos outros também.

51
Humor / [Imagem] Atendimento por telefone para surdos?
« em: Agosto 09, 2009, 09:14:56 pm »

52
Humor / [Humor] Educação!
« em: Agosto 09, 2009, 09:11:31 pm »


1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00.
Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2005:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.

Qual o lucro?
Use a calculadora para efetuar a subtração! Se as pilhas estiverem boas, um dos resultados abaixo será encontrado!

( )R$ 20,00 ( )R$11,50 ( )R$17,50 ( )R$800,00 ( )R$12000,00

7. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.

Qual o lucro?
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

53
Humor / [Imagens] Cartazes de cinema na Rússia
« em: Agosto 09, 2009, 09:08:02 pm »
Esqueça o marketng e o Photoshop, cartazes de filmes na Rússia são feito por pessoas altamente capacitadas e com grande conhecimento em desenos amadores vejam essas belezas de cartazes!!!!








55
Uma fêmea de papagaio concorreu com dez investidores e terminou em terceiro lugar em uma competição de investimento em bolsa na Coreia do Sul. Realizado durante seis semanas, o evento terminou nesta quarta-feira (5), segundo a emissora coreana "CBS".


Cada participante da competição organizada pela Paxnet, uma bolsa on-line que presta informações, recebeu 60 milhões de won (cerca de R$ 90 mil).

Os investidores podiam fazer os investimentos que quisessem enquanto a papagaia chamada "Ddalgi" usava seu bico para escolher bolas aleatórias que continham ações de 30 grandes empresas.

"O resultado do nosso concurso foi incrível", disse Chung Yeon-dae, gerente-geral da Paxnet, destacando que os investimentos feitos por Ddalgi deram um retorno de 13,7%.

Os investidores humanos perderam, em média, 4,6%. Apenas dois --com retorno de 64,4% e 21,4%-- superaram o pássaro.

A maioria dos investidores humanos escolheu transações com ações de pequenas e médias empresas. Cada um fez uma média de 190 investimentos durante as seis semanas.

"Nossa experiência provou que fazer investimentos de longo prazo em ações de grandes empresas é segura e eficaz", disse Chung.

Fonte: G1

56
Humor / [Imagem] Twitter x Vida real
« em: Agosto 08, 2009, 10:07:14 pm »

57
Humor / [Imagem] Mutações da GRIPE SUÍNA (Cenas Fortes)
« em: Agosto 04, 2009, 02:36:32 pm »





58
Humor / [Vídeo] Casamento e separação
« em: Agosto 04, 2009, 02:25:13 pm »
Quem nunca viu este vídeo de um casamento com uma entrada um pouco diferente das atuais...

JK Wedding Entrance Dance
E se o casal logo acima se separasse?

JK Divorce Entrance Dance

59
Recebi este e-mail com o link para um vídeo em que um médico diz que o vírus é uma mutação desenvolvida por grandes laboratórios do ramo de medicamentos, e você acha que este vírus foi uma fatalidade ou se trata de interesses própios de grandes organizações que ganham milhões com a venda de seus medicamentos o caso do Tamiflu e das vacinas futuras!!!

Mexican Flu Outbreak 2009: SPECIAL REPORT by Dr Leonard Horowitz

Qual a sua opinião?

60
Humor / [Vídeo] NANICO NAVIDAD
« em: Agosto 01, 2009, 06:48:59 pm »

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 15