Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - tiagotex

Páginas: [1] 2 3 ... 14
1
Moderadores e Administradores / MacJanta Coimbra
« em: Novembro 01, 2009, 06:27:54 pm »
A MacJanta em Coimbra é já no próximo sábado (dia 7), quais são os moderadores que vão?

Eu vou!

2
Humor / [Imagem] As Orkuteiras e Twittando & Transando!
« em: Novembro 01, 2009, 12:09:40 pm »
Ao que parece os filmes porno estão a virar-se cada vez mais para as novas tecnologias...  http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />


3
Fórum Webtuga / News Are Comming
« em: Agosto 13, 2008, 12:54:25 am »
News Are Comming

Place your bets

4
Apple / [Mac OS X] Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard
« em: Julho 06, 2008, 02:30:41 pm »
[/align:f4c3816688]

O nome do próximo sistema operativo da Apple foi revelado durante a Keynote do Steve Jobs, na WWDC 2008, embora apenas tenha revelado que se chamaria Snow Leopard, nos dias seguintes vieram a público mais informações sobre o Snow Leopard (por exemplo a página no site da Apple dedicada ao Snow Leopard), dando-nos a conhecer um pouco mais como será o próximo sistema operativo da Apple.

A principal informação revelada é o facto de o Snow Leopard ter o seu desenvolvimento focado na performance e segurança, devendo manter o mesmo aspecto que o Leopard.

Neste artigo é feita uma análise exaustiva do Snow Leopard, cliquem ao lado para continuar a ler:

    * Será mais leve

[/align:f4c3816688]
O gráfico em cima mostra uma comparação do tamanho de algumas aplicações no Leopard e no Snow Leopard.

É possível constatar que existem diferenças enormes em algumas aplicações como o Preview, Automator, TextEdit, entre outros, que vêem o seu tamanho reduzido drasticamente, isto vai implicar uma melhora de rendimento significativa.

Segundo um dos developers, ao qual foi facultada uma cópia do Snow Leopard beta na WWDC 2008, após uma análise, chegou à conclusão que a diminuição do tamanho das aplicações foi conseguida, em parte, graças aos arquivos de localização, que fazem do Mac OS X um sistema multi-línguas, mas não só.

Os ficheiros NIB, que acompanham as aplicações, devem ser compactados, resultando na diminuição do tamanho da aplicação. O developer realizou uma experiência, compactando ficheiros XML e HTML incorporados no Mail do Leopard, reduziu de 289 MB para 96.6 MB o tamanho da aplicação. Se olharmos para o gráfico vamos constatar que os números são muito parecidos.

A Apple já tinha utilizado esta técnica anteriormente nos ficheiros de preferência .plist, comprimindo-os.

O developer refere que estes ganhos são obtidos facilmente, pois o Leopard foi mal concebido, não sendo apagados os ficheiros designable.nib das aplicações, que deveriam ter sido removidos na última beta (versão Golden Master) e dá um exemplo, no Mail existem 1,400 ficheiros desses, que ocupam quase 200 MB.

Quando este gráfico foi dado a conhecer a maioria das pessoas ficaram a pensar que essa diminuição de tamanho se devia ao facto do Snow Leopard deixar de suportar os Mac equipados com PowerPC, mas segundo vários developers, a remoção do código referente ao PowerPC teria um impacto muito pequeno no tamanho das aplicações, comparado com a compressão dos ficheiros XMLs e gráficos relacionados com a localização das aplicações e remoção de ficheiros NIB de desenvolvimento.

De frisar que os developers afirmam que as aplicações no Snow Leopard continuam a ser universais, isto é, funcionam em Intel e PowerPC, à semelhança do Leopard.

Isto são boas noticias, especialmente para os utilizados que têm Mac’s equipados com processadores PowerPC, que ficaram com o “pé a traz”  com a Apple, pois quando esta disponibilizou a beta do Snow Leopard aos developers um dos requisitos era possuir um Mac Intel, este facto pode dever-se à Apple estar ainda numa fase inicial do desenvolvimento do novo sistema operativo e ter desenvolvido primeiro para a plataforma Intel, mas ainda não há certezas sobre isto, apenas especulações.

   * Framework multitouch

Já circularam vários rumores que a Apple iria colocar trackpads multitouch em toda a gama de portáteis da Apple. Para isso a Apple está a desenvolver uma framework multitouch completa, composta por liberarias e funções para o Snow Leopard, que vão permitir que todos os developers possam utilizar essa tecnologia e desenvolver aplicações utilizando-a.

Esta framework multitouch também vem alimentar outros rumores que davam como muito provável o lançamento de um Mac Tablet, que seria um portátil com um ecrã multitouch e sem teclado, passando o Snow Leopard a ser um sistema operativo com suporte completo para multitouch.

   * Auto-extracção e activação de dados

A Apple está a desenvolver uma tecnologia de detecção de dados, que irá fazer a extracção de dados e activação dos mesmo de forma automática, como por exemplo as fontes. Isto ocorreria de uma maneira similar à de quando extraímos informações sobre contactos da agenda no nosso correio no Mail.

   * Processamento de texto

A Apple irá desenvolver o processamento de texto, permitindo a correcção automática de palavras mal escritas ou colocadas fora do contexto, como por exemplo os erros de gramática. Este processamento de texto pode ser usado em todo o sistema.
[/align:f4c3816688]
   
 * Suporte do sistema de ficheiros ZFS

O Snow Leopard terá suporte total para o sistema de ficheiros ZFS, permitindo ler e escrever neste sistema de ficheiros. Algumas das vantagens são:

   1. Verificação e reparação de dados corrompidos;
   2. Não é necessário criar partições nos discos. Combina-se os discos rígidos disponíveis criando uma única partição com todos os dados.
   3. Pode-se utilizar o sistema RAID-Z, que é similar ao RAID-5, mas evita as corrupção de dados.
   4. Um sistema de backups, parecido com o Time Machine, que consiste em tirar uma “imagem” ao sistema a cada 10 segundos. Estas “imagens” permitem recuperar todo o sistema.

A incorporação do ZFS é um passo muito importante, pois o anterior sistema HFS+ já está a ficar ultrapassado. Podem saber mais sobre o ZFS aqui.

    * OpenCL


A Apple irá incorporar a tecnologia OpenCL (Open Computing Language) no Snow Leopard, esta será analisada pela Computer Working Group podendo tornar-se no padrão da industria.

A tecnologia OpenCL permite que as aplicações tenham acesso a todo o poder de processamento da placas gráfica, por exemplo.  Assim as aplicações podem usar o poder de processamento do GPU, em conjunto com o poder do CPU, permitindo tirar proveito de todo o poder dos GPUs, cada vez mais potentes, das placas gráfica. Isto faz com que os GPUs deixem de ser utilizados apenas para o processamento gráfico.

Esta tecnologia vai tornar o Snow Leopard mais eficiente, aproveitando todos os recursos ao seu dispor.

   * Multicore

O Snow Leopard irá incluir um conjunto de tecnologias chamado de “Grand Central”, estas iram proporcionar um suporte inigualável para sistemas multicore.

Os processadores modernos têm aumentado o desempenho em número de núcleos e nem tanto em maiores velocidades do relógio.

O Grand Central permite tirar todo o partido da capacidade de processamento, fazendo com que todo o Mac OS X aceda aos diversos núcleos e optimizando-o para distribuir tarefas entre diversos núcleos e processadores. O Grand Central também faz com que seja muito mais fácil para os programadores criarem programas que tiram o máximo de partido da potência dos sistemas multicore.

    * Independência de resolução


O Snow Leopard terá independência de resolução, para isso é necessário que os mapas de bits sejam substituídos por gráficos vectoriais na interface gráfica do sistema, podendo assim mudar o tamanho do ecrã sem nos preocuparmos com a resolução.

    * Agenda com suporte para o Exchange

[/align:f4c3816688]
O Address Book 5.0 (Agenda 5.0) virá com o Snow Leopard e terá suporte para o Exchange, juntamente com o Mail e o iCal, demonstrando o interesse crescente da Apple pelo mundo empresarial.

    * Aplicações Web no Mac OS X

[/align:f4c3816688]
O Safari 4.0 que virá com o Snow Leopard terá uma nova função no menu Ficheiro, “Guardar como Aplicação Web…”, esta função irá guardar o site inteiro no formato de aplicativo, permitindo que o site seja visitado no modo offline e que não seja necessária a utilização do browser.
[/align:f4c3816688]
Recorrendo a esta nova ferramenta poderemos usar, por exemplo o Google Docs, sem estar ligado à Internet.

    * Conclusão


É preciso salientar que o Snow Leopard será 100% 64-bits e terá suporte para multicore, tirará partido dos GPUs das placas gráficas, não sendo um novo sistema operativo, mas sim a continuação do Leopard, com tudo o que lhe falta, mantendo o aspecto, mas evoluindo muito a nível interno.

Das características referidas em cima ainda faltam duas, das quais existe pouca informação, o QuickTime X, que foi anunciado que será lançado juntamente com o Snow Leopard e a capacidade do Snow Leopard utilizar até 16 TB de memória RAM.

É esperado que o Snow Leopard seja lançado dentro de um ano, muito provavelmente na WWDC 2009.

Ainda não se sabe se a Apple vai manter o suporte ao PowerPC e se o Snow Leopard será vendido como um novo sistema operativo ou se será apenas uma grande actualização. Qual a vossa opinião? O que vos faz mais falta das novas funcionalidade do Snow Leopard? Estão dispostos a mudar para Mac Intel para utilizar o Snow Leopard caso este não esteja disponível para PowerPC? Digam da vossa justiça.

Via AppleTuga

5
Apple / [Rumor] iPhone Utilizado na WWDC Tinha Suporte para Flash?
« em: Junho 14, 2008, 04:08:41 pm »


Durante a Keynote de Steve Jobs na WWDC 2008 ele demonstrou que a tecnologia 3G é mais rápida que a EDGE. Para isso, ele contou o tempo que demorava a abrir a página da National Geographic em cada um dos iPhones.

Até aqui tudo bem, mas como se pode ver pela imagem o iPhone que o Steve Jobs utilizou não mostrou uma mensagem, por cima do banner, a dizer que não suportava Flash.

Se entrarmos no mesmo site com o actual iPhone, ainda com o firmware 1.1.4, é possível ver uma caixa amarela por cima do banner a recomendar a instalação do Flash.

Isto deixa a porta aberta para uma possível integração do Flash no próximo Firmware do iPhone. Será que a Apple alterou o Safari para que este mostrasse o alerta de outra forma? Ou será que a Apple irá mesmo suportar o Flash no Firmware 2.0? Qual a vossa opinião?

Via AppleTuga

6
Apple / [App] CodeMorphic Disponibiliza Toolkit para o iPhone
« em: Junho 14, 2008, 04:07:01 pm »
[object width=\\"400\\" height=\\"302\\"]   [param name=\\"allowfullscreen\\" value=\\"true\\"]   [param name=\\"allowscriptaccess\\" value=\\"always\\"]   [param name=\\"movie\\" value=\\"http://www.vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=1159115&amp;server=www.vimeo.com&amp;show_title=1&amp;show_byline=1&amp;show_portrait=0&amp;color=&amp;fullscreen=1\\"]   [embed src=\\"http://www.vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=1159115&amp;server=www.vimeo.com&amp;show_title=1&amp;show_byline=1&amp;show_portrait=0&amp;color=&amp;fullscreen=1\\" type=\\"application/x-shockwave-flash\\" allowfullscreen=\\"true\\" allowscriptaccess=\\"always\\" width=\\"400\\" height=\\"302\\"][/embed][/object]

A CodeMorphic vai por à disposição do dos developers de aplicações para o iPhone um kit de ferramentas para mostrar dados do globo em tempo real.

O vídeo que vêm em cima foi retirado do site deles e é possível ver algumas das funções que conseguimos fazer com o kit de ferramentas.

Via AppleTuga

7
Apple / [App] TomTom para o iPhone
« em: Junho 14, 2008, 04:01:47 pm »

Durante a última semana tem havido muita controvérsia sobre a TomTom estar a preparar uma aplicação para o iPhone com o seu navegador de mapas.

Houve foi afirmado e negado que estariam a fazer a aplicação, mas agora Yann Lafargue, representante da TomTom em França, vem afirmar que a Tom Tom está a desenvolver uma primeira versão do seu navegador para o iPhone 3G. Lafargue revelou também que a aplicação ainda não está pronta para ser comercializada, mas que não vê nenhum problema na sua venda.

São boas noticias visto que a TomTom é um opção interessante para o iPhone, visto que o GoogleMaps não é completamente funcional, pois depende da cobertura de rede para aceder à internet e descarregar os mapas.

Via AppleTuga

8
Apple / [AppleTuga] iPhone 3G Testado por Portugueses
« em: Maio 22, 2008, 11:56:29 pm »
Citar

Isto vem demonstrar que Portugal está pronto para receber o iPhone e pode ter o iPhone disponível logo após o seu anúncio na WWDC08.

Imagem do possível iPhone 3G retirada do Flickr.

Via Appletuga

9
Apple / [AppleTuga] AppleTuga Wants You
« em: Maio 17, 2008, 11:39:47 pm »


O AppleTuga precisa de ti.

Como já deves ter reparado as actualizações ultimamente têm sido menos regulares, pois apenas eu posto regularmente.

Se gostas da marca ou dos seu produtos junta-te a nós, mesmo que não possas fazer posts todos os dias, toda a ajuda é bem vinda.

Por isso jovem se queres contribuir para esta causa basta deixares os teus contactos nos comentários ou mandar-me uma PM.

10
Moderadores e Administradores / Partilha de feeds
« em: Maio 15, 2008, 12:09:01 am »
Este tópico serve para partilhar as nossas feeds:

aqui vão as minhas sobre a Apple, contêm, 19 feeds da Apple em Português, 39 feeds da Apple em Espanhol e 35 feeds da Apple em Inglês:

http://myfreefilehosting.com/f/8d6c6b7f8d_0.01MB

11
Humor / [vídeo] Pitas a fazer entrevistas sobre os tokio hotel
« em: Abril 27, 2008, 09:59:02 pm »
Andava eu descaçadinho a passear pelo youtube quando me depara com um vídeo com o nome "Entrevista sobre os Tokio Hotel (encontro de fãs no Porto)" e eu penso para mim, espera lá que isto é uma oportunidade unica de ver uma coisa muito estúpida e ao mesmo tempo extremamente deprimente e lá cliquei, o resultado foi o video em baixo:

[object width=\\"425\\" height=\\"355\\"][param name=\\"movie\\" value=\\"http://www.youtube.com/v/1tEHAvRylvw&hl=en\\"][/param][param name=\\"wmode\\" value=\\"transparent\\"][/param][embed src=\\"http://www.youtube.com/v/1tEHAvRylvw&hl=en\\" type=\\"application/x-shockwave-flash\\" wmode=\\"transparent\\" width=\\"425\\" height=\\"355\\"][/embed][/object]

E eu pensei para mim mesmo, espera lá que isto foi só um bocado deprimente, quando reparo que está um vídeo relacionado com este:

[object width=\\"425\\" height=\\"355\\"][param name=\\"movie\\" value=\\"http://www.youtube.com/v/8t3F0fq9C00&hl=en\\"][/param][param name=\\"wmode\\" value=\\"transparent\\"][/param][embed src=\\"http://www.youtube.com/v/8t3F0fq9C00&hl=en\\" type=\\"application/x-shockwave-flash\\" wmode=\\"transparent\\" width=\\"425\\" height=\\"355\\"][/embed][/object]

Este sim foi extremamente deprimente, não só pela senhora entrevistada mas sobre tudo pelos comentários das pitas.

12
Conversa de Café / [Discussão] Os argumentistas
« em: Abril 09, 2008, 10:09:41 pm »
Como todos sabem, ou deviam saber, os argumentistas são uma classe à qual não lhe é reconhecido o mérito, para além disso, nem monetariamente são recompensados.

Este vídeo goza um bocado com esse facto:

[embed src=\\"http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/Q5fmiOkjcfeWPwbGr4aF/mov/1\\" type=\\"application/x-shockwave-flash\\" width=\\"400\\" height=\\"322\\"][/embed]

Os argumentistas nos USA entraram em greve, dela resultou um atraso de vários meses em quase todas as séries, obrigando assim a serem satisfeitas as suas exigências ao fim de alguns meses de luta.

Digam a vossa opinião.

13
Moderadores e Administradores / Nova Wmag
« em: Abril 05, 2008, 02:49:00 pm »
Agora que temos pessoal novo com vontade de trabalhar, que tal fazer uma nova Wmag?

Deixem em baixo a vossa opinião e sobre o quê poderão escrever.

14
Humor / [imagem] Quem avisa vosso amigo é
« em: Abril 05, 2008, 01:30:30 am »

15
Humor / [Frases] Vamos aprender com os mais novos
« em: Abril 05, 2008, 01:25:47 am »
"Se gostavas de ter um cão, começa por pedir um cavalo."

Luís, 13 anos

 

"Nunca te metas com uma miúda que já te bateu uma vez."

Pedro , 9 anos

 

"Se a tua mãe esteve a discutir com o teu pai, não a deixes pentear-te."

Sara, 12 anos

 

"Se quiseres dar banho a um gato, prepara-te para tomares um também."

João, 10 anos

 

"Nunca se deve confiar num cão para guardar a nossa comida."

Gonçalo, 11 anos

 

"Nunca entre numa corrida com os atacadores desapertados."

André, 12 anos

 

"Quantos mais erros faço, mais esperta fico."

Inês, 8 anos

 

"Há muitas coisas que a gente sabe e que as notas não dizem."

Rita, 10 anos

 

"Quando as coisas estão escritas em letras pequenas, é porque são importantes."

Diogo, 10 anos

 

"Não sei. Acho que é por causa do cheiro das pessoas. Por isso é que os perfumes e os desodorizantes são tão populares."

João, 9 anos, sobre atracção fatal

 

"Primeiro temos que ser atingidos por uma seta. Depois, deixa de ser uma experiência dolorosa."

Helena, 8 anos, sobre atracção fatal

 

"Se uma pessoa tiver sardas, ela vai-se sentir atraída por outra que também tenha sardas."

André, 6 anos

 

"Aos oitenta e quatro anos, porque nesta idade já não precisamos de trabalhar e podemos passar o dia inteiro a namorar com a outra pessoa."

Júlia, 8 anos, sobre a idade certa para casar

 

"Eu vou-me casar assim que sair do infantário."

Tomás , 5 anos, sobre a idade certa para casar

 

"As raparigas devem ficar solteiras. Os rapazes devem casar-se para terem alguém que lhes limpe a roupa e lhes faça a comida."

Catarina, 9 anos, sobre a necessidade de se casar

 

"Fico com dor de cabeça só de pensar nesse assunto. Sou muito pequena para pensar nesses problemas."

Lina, 9 anos, sobre a necessidade de se casar

 

"Uma das pessoas deve saber preencher um cheque. Mesmo que haja muito amor, é sempre necessário pagar as contas."

Eva, 8 anos

 

"Passar a maior parte do tempo a namorar em vez de irmos trabalhar."

Tomás , 7 anos, sobre como manter uma relação

 

"Não esquecer o nome da namorada. Isso estragava tudo!"

Ricardo, 8 anos sobre como manter uma relação

 

"Pôr o lixo lá fora todos os dias."

Guilherme, 5 anos, sobre como manter uma relação

 

"Nunca dizer a uma pessoa que se gosta dela se não for verdade."

Pedro , 9 anos, sobre como manter uma relação

 

"Não tem a ver com sermos bonitos ou não. Eu sou bonito e ainda não encontrei ninguém para casar comigo."

Ricardo, 7 anos, sobre a beleza física

 

"Diz a toda a gente o quanto gostas dela. E não te importes se os pais dela estiverem ao pé."

Manuel, 8 anos, sobre tácticas infalíveis

 

"Levá-la a comer batatas fritas, costuma funcionar."

Bernardo, 9 anos, sobre tácticas infalíveis

 

"Eu gosto de hambúrgueres e também gosto de ti."

Luís, 6 anos

 

"Abanamos as ancas e rezamos para que tudo corra pelo melhor."

Carla, 9 anos

 

"O amor é a melhor coisa que existe no mundo. Mas o futebol ainda é melhor!"

Guilherme, 8 anos, sobre o amor

 

"Sou a favor do amor, desde que ele não aconteça quando estão a dar desenhos animados."

Ana, 6 anos, sobre o amor

 

"O amor encontramos mesmo quando nós tentamos nos esconder dele. Eu fujo dele desde os 5 anos mas as raparigas conseguem sempre encontrar-me."

Nuno, 8 anos, sobre o amor

 

"O amor é a loucura. Mas quero experimentar um dia."

Fábio, 9 anos, sobre o amor

16
Humor / [Vídeo] CS Source
« em: Janeiro 19, 2008, 12:25:03 am »
[object width=\\"425\\" height=\\"373\\"][param name=\\"movie\\" value=\\"http://www.youtube.com/v/rmcS_l_KtoA&rel=1&border=1\\"][/param][param name=\\"wmode\\" value=\\"transparent\\"][/param][embed src=\\"http://www.youtube.com/v/rmcS_l_KtoA&rel=1&border=1\\" type=\\"application/x-shockwave-flash\\" wmode=\\"transparent\\" width=\\"425\\" height=\\"373\\"][/embed][/object]

eu ainda não consegui parar de rir

17
Apple / [Macworld] Keynote de Steve Jobs
« em: Janeiro 15, 2008, 09:24:40 pm »
Keynote de Steve Jobs



Para quem não fica satisfeito apenas a ler sobre o que se passou na keynote de Steve Jobs e quer ver e ouvir todos os pormenores, pode ir ao site da apple onde é disponibilizada a visualização da keynote.

Fonte: Appletuga

18
Apple / [Apple TV] Novo Software
« em: Janeiro 15, 2008, 08:58:28 pm »
Novo Software Apple TV



A Apple actualizou hoje durante a keynote o software do Apple TV.

Neste novo software, a interface foi toda mudada e a iTunes Store incluída no pacote. O novo update além de permitir a compra pela iTunes Store, permite o aluguer de filmes e o stream de imagens do Flickr e do .Mac.

O preço do Apple TV foi baixado para 229$ na unidade básica (40GB) e estará disponível daqui a 2 semanas. Os actuais clientes receberão o novo software como um update.

Fonte:Appletuga

19
Apple / [iTunes] Recebe Aluguer de Filmes
« em: Janeiro 15, 2008, 08:56:58 pm »
 iTunes Recebe Aluguer de Filmes



A iTunes Store recebeu hoje o aluguer de filmes rumorado, durante a keynote de Steve Jobs.

O serviço de aluguer de filmes começa com a Touchstone, Miramax, MGM, Lionsgate, Newline, Fox, WB, Disney, Paramount, Universal e Sony, ou seja, todos os grandes da indústria, incluindo aqueles que não se pensavam vir a estar sequer. O serviço começa com uns incríveis 1000 filmes, e os filmes serão lançados para aluguer 30 dias depois do lançamento em DVD.

Os preços serão de 2,99$ por filme antigo, 3,99$ para estreias e 4,99$ para filmes em HD. Depois de pagar o aluguer, tem 30 dias para o começar a ver, e 24 horas para o acabar de ver. O aluguer começa apenas nos EUA, mas deverá internacionalizar-se até ao fim do ano.

Fonte:Appletuga

20
Apple / [Gadgets] iPhone e iPod Touch Actualizados
« em: Janeiro 15, 2008, 08:54:54 pm »
iPhone e iPod Touch Actualizados



iphone, ipod, touch, macworld, keynote, steve, jobs, mail, maps, weather, stocks, notes, web, clips, home, screen, software, update localização no Google Maps bem como com o modo hibrido, SMS para múltiplos contactos e Web Clips (links para os sites mais visitados, até 9), para além da capacidade de ver filmes alugados. O home screen é agora personalizável.



Por sua vez, o iPod Touch recebe várias aplicações novas.

As novas aplicações são emprestadas do seu primo iPhone e são o Mail, Maps, Weather, Stocks e Notes. O iPod Touch também inclui os Web Clips e o Home Screen personalizável, bem como a capacidade de ver os filmes alugados.

Fonte:Appletuga

Páginas: [1] 2 3 ... 14