Fórum WebTuga

Geral => Compras => Tópico iniciado por: southafrikanse em Janeiro 02, 2009, 03:37:12 am

Título: [Webtuga] Regras da secção de Compras
Enviado por: southafrikanse em Janeiro 02, 2009, 03:37:12 am
Regras da Zona de Classificados - Compras
- Antes de participar nesta zona, cada utilizador terá que criar previamente um tópico na zona de Feedback (http://www.webtuga.com/forum/?showforum=85) e facultar as informações pedidas nas respectivas regras (http://www.webtuga.com/forum/index.php?showtopic=26217) de modo a ter o perfil o mais completo possível;

- O utilizador é livre de pedir aquilo que bem entender (novo ou usado), desde que os itens sejam de conteúdo legal e que esteja ao alcance de um ser humano comum.

- Os posts de cada tópico só deverão ser colocados pelos utiizadores interessados na venda. Estes podem dar mais informações ao utilizador e inclusive lançar uma oferta.

- Ao utilizador é apenas permitida a criação de um tópico para compras que deverá respeitar a devida estrutura pela seguinte ordem descrita:

Títulos:

Exemplos:

Correcto -> [Hardware] Memórias DDR 400
Errado -> Preciso de comprar uma memórias DDR 400! Urgente!! :x[/list]
Conteúdo:
Exemplo: Compra de torre
Citar
Estou a precisar de uma torre completa, ou seja, caixa + board + CPU + memórias + gráfica, sendo que disco, leitores / gravadores CD / DVD são opcionais. Placa de som pode mesmo ser onboard.

Tem de ser coisa barata, logo não tem necessidade de ser algo high tech.

Garantias e afins, se tiverem melhor, mas não é condição obrigatória para o negócio.

Valor máximo que estou disposto a desenbolsar 200 a 250 Euros, mas quanto mais barato for, melhor.

P.S.  Não apresentem nada de muito fraco, ou abaixo de Pentium 4 a 2Ghz por exemplo.
[/list]
- Qualquer excesso de puxar tópicos para cima resultarão num tópico bloqueado. O máximo aceitável será um "up" por cada 48 horas. É considerado "up" qualquer frase ou palavra que nada de novo adicione aos negócios. Informações relacionadas com ofertas, informação sobre material e alterações de preço não são considerados "up".

- Em caso de conclusão da compra/venda do item. O utilizador comprador deve criar um post, no mesmo tópico, a dizer que o respectivo item foi comprado e criar um post no tópico de feedback do utilizador.

Alguns conselhos da Equipa Webtuga:

Ao vendedor:

- Cada utilizador deverá indicar quando o material foi vendido/comprado, de modo a esclarecer os users potencialmente interessados.

- Usem correio registado ou EMS. No caso da encomenda ser perdida no transporte, sempre têm prova de que foi enviada, e os CTT terão de se responsabilizar.

- Não forneçam publicamente os vossos números de telefone, forneçam-nos apenas por PM, MSN ou outra via a quem estiver a fazer negócio.

- Usem preferencialmente pagamentos por transferência bancária (no caso de não poderem vender em mão).

Ao comprador:

- Peçam fotos do material, mesmo que sejam tiradas com telemóvel. Peçam fotos de partes específicas do material, por vezes podem chegar a conclusões mesmo com imagens com pouca qualidade.

- Em casos de possíveis negócios com utilizadores recentes / duvidosos / sem feedback... e não só, tirem um ou vários screenshots ao tópico do negócio em questão, das conversas MSN ou PMs, no ínicio e/ou durante as conversações de negociação. Isto para que fiquem com um registo do que o outro utilizador informou e para que depois, no caso de haver problemas, não haja dúvidas de que não foi cumprido o prometido.

Só o facto de seguirem estes passos poderão livrar-se de complicações mais tarde. Quem é honesto nos seus negócios não terá qualquer problema em facultar-vos informações. Tanto eles como vós, não querem chatices.
Quem, pelo contrário, se mostrar reticente a dar informações ou se mostrar pouco à vontade e/ou evasivo nas respostas, o nosso conselho é para que pensem bem antes de decidirem avançar com o negócio.

A equipa Webtuga não assume qualquer responsabilidade pelas Compras/Vendas efectuadas. Os negócios são da inteira responsabilidade dos utilizadores!