Fórum WebTuga

Tecnologia => GNU/Linux => Tópico iniciado por: nuno_nunes em Novembro 02, 2009, 04:47:01 pm

Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: nuno_nunes em Novembro 02, 2009, 04:47:01 pm
Depois do guia dedicado ao nosso caro Jaunty Jackalope, eis que chega a nova versão dedicada ao novo Karmic Koala. Já merecia, não era?

Pouca coisa se altera, mas não deixa de ser essencial manter o seu Ubuntu acabadinho de instalar, o mais funcional e completo possível.

Veja aqui como manter o seu sistema sempre actualizado, activar os efeitos 3D na sua placa gráfica, instalar codecs de vídeo e áudio, o Flash, o Java e outras aplicações essenciais à usabilidade da mais famosa distribuição de Linux.

(http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2009/11/depois_ubuntu_small.jpg)

Apresentarei de seguida, uma série de instruções mais ou menos esquematizadas. Por mor da simplificação deste tutorial, tanto a nível gráfico como em termos de tempo, darei primazia à inserção de comandos na consola.

Citar
Escusado será dizer que todas os pacotes aqui instalados, podem ser instalados utilizando o Gestor de Pacotes Synaptic. Ver como no seguinte artigo:

        * Screencast Ubuntu – Gestor de Pacotes Synaptic (http://www.pplware.com/2009/04/15/screencast-ubuntu-gestor-de-pacotes-synaptic/)

Para adicionar repositórios extra por forma a instalar pacotes que não existam nos repositórios oficiais, ver o screencast:

        * Screencast Ubuntu: Synaptic – Fontes de Aplicações (http://www.pplware.com/2009/05/05/screencast-ubuntu-synaptic-fontes-de-aplicacoes/)

Tomei em conta algumas convenções:

Menu > Submenu, refere-se a um caminho que deverá ser seguido através de menus visíveis ou na área de trabalho ou na janela visível no momento.

Citar
sudo introduzir -y comando na consola

Trata-se de um comando que deverá ser introduzido na consola, que pode ser acedida através de Aplicações > Acessórios > Consola. Devem ser introduzidos comandos, um de cada vez, carregando em Enter para os executar, e só quando terminar a sua execução, passar para o próximo.

Citar
sudo comando cortado \
a meio nao faz mal

Quando um comando é interrompido com ‘\’, não se preocupe, a linha de baixo faz parte do mesmo. Copie de uma só vez o bloco de comandos, pois embora estejam quebrados por linhas, o caracter ‘\’ assegura a sua continuidade.

1 – Primeira actualização do sistema

Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic.

Configurações > Repositórios, aba Aplicações de Terceiros.

(http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2009/11/ubuntu_01_small.jpg)

Active a linha http://archive.canonical.com/ubuntu karmic partner, tal como na figura. Clique em Fechar.

(http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2009/11/ubuntu_02_small.jpg)

Active a linha Actualizações não suportadas (karmic-backports).

Atenção: Active este repositório apenas e somente apenas se quiser manter o seu sistema o mais actualizado possível. Quero com isto dizer que, se o mantiver desactivo, o sistema apenas actualiza os pacotes que anteriormente possuíam bugs ou falhas de segurança. Veja mais informação sobre os backports do Ubuntu (https://help.ubuntu.com/community/UbuntuBackports). Clique em Fechar.

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/05/ubuntu_03_small.jpg)

Para actualizar todo o sistema, clique em Recarregar, no menu do Synaptic, de forma actualizar a base de dados. Desta forma, poderá premir Marcar Todas as Actualizações. Confirme a acção. E depois em Aplicar, novamente no menu. Confirme a acção e agora apenas terá de esperar até que o seu sistema se actualize.

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/05/ubuntu_04_small.jpg)

Agora pode sair do Synaptic. É provável que o sistema lhe peça para reiniciar, por isso faça-o.

2 – Activar os drivers restritos

Se possui uma gráfica Nvidia ou ATI, deve activar os drivers restritos, de forma a tirar partido de todas as capacidades de aceleração 3D do seu sistema, podendo posteriormente habilitar o compi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Compiz)z.

Sistema > Administração > Controladores de Hardware

Seleccione os drivers referentes ao seu hardware. No meu caso, bastou o driver da nVidia. Seleccione o mais recente, se tiver problemas com o mesmo, seleccione outra versão. Clique em Activate. No final reinicie o Ubuntu, por forma a ser utilizado o novo driver.

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/05/ubuntu_05_small.jpg)

3 – Adicionar repositórios extra (Medibuntu)

Necessários para instalar grande parte dos programas abaixo indicados.

Para adicionar um repositório, pode fazê-lo pela consola (Aplicações > Acessórios > Consola), inserindo apenas este comando:

Citar
sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/ (http://www.medibuntu.org/sources.list.d/)$(lsb_release -cs).list \
–output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list &&
sudo apt-get -q update &&
sudo apt-get –yes -q –allow-unauthenticated install medibuntu-keyring &&
sudo apt-get -q update

E desta forma acabámos de adicionar o repositório do Medibuntu.

Se quiser aprender como adicionar um repositório extra pela interface gráfica Synaptic, veja o screencast (http://www.pplware.com/2009/05/05/screencast-ubuntu-synaptic-fontes-de-aplicacoes/) correspondente.

4 – Instalação de software

Nesta secção preparará o seu sistema para as tarefas do dia-a-dia.

NOTA: Se por acaso não pretender algumas das aplicações, basta remover a mesma do comando.

Ubuntu Restricted Extras (Flash, Java, codecs, tipos de letra) e outros

O pacote ubuntu-restricted-extras instala no sistema alguns codecs e software proprietário, essencial a qualquer utilizador. Mais informação aqui (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu-restricted-extras). Instale ainda os pacotes de codecs que existiam para o Windows e codecs que permitem visualizar DVDs. Com tudo isto, está mais que apto para reproduzir qualquer formato. Atenção, se possuir o Ubuntu 64bit subsitua w23codecs por 264codecs.

Citar
sudo aptitude -y install w32codecs libdvdcss2 ubuntu-restricted-extras

Desenvolvimento (para programadores)

Quanto a editores de texto, se quer evitar o terminal ou o Editor de Texto por omissão do Gnome, o gedit, existem várias alternativas: o Emacs, o Geany, MonoDevelop, o Anjuta, etc. São ambos muito bons, por isso depende do gosto de cada um. Experimente todos, não paga por isso!

Citar
sudo aptitude -y install emacs23 geany monodevelop anjuta

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/05/ubuntu_06_small.jpg)

Se desenvolve em Java, há que instalar o JDK. Instale ainda um bom debugger gráfico, o ddd, e as bibliotecas mais comuns de C, o pacote build-essential, e ainda o compilador de C++. Estas são as linguagens que uso, mas nada o impede de adicionar pacotes de outras linguagens, através do Synaptic. Siga portanto o seguinte comando:

Citar
sudo aptitude -y install sun-java6-jdk ddd build-essential g++

Internet

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/pidgin_logo.png)

O Pidgin que anteriormente vinha instalado no Ubuntu, foi subsituido pelo Empathy, um cliente IM que ainda tem de percorrer um longo caminho de desenvolvimento. Aconselho por isso a instalação do Pidgin mais recente.

Citar
sudo add-apt-repository ppa:pidgin-developers/ppa

Citar
sudo aptitude -y install pidgin pidgin-plugin-pack pidgin-musictracker

Transferência de ficheiros (FTP e P2P)

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/filezilla_logo.png)

Um óptimo cliente FTP é o já conhecido Filezilla. Instale ainda o Deluge (Bittorrent) e o aMule (equivalente ao eMule).

Citar
sudo aptitude -y install filezilla deluge amule

Reprodutores de vídeo

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/vlc_logo.png)

Aconselho vivamente o VLC e o Mplayer, utilizo ambos. Instale ainda o plugin para o Firefox que permite visualizar vídeos embebidos.

Citar
sudo aptitude -y install vlc mplayer mozilla-mplayer

Comprimir/descomprimir ficheiros

A seguinte linha irá instalar-lhe todo o tipo de formatos de compressão de ficheiros, alguns essenciais no dia-a-dia, outros não tão comuns. Mas nunca é demais prevenir.

Citar
sudo aptitude -y install unace rar zip unzip p7zip-full p7zip-rar sharutils aish uudeview \
mpack lha arj cabextract file-roller

Gnome-Do

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/gnome_do.jpg)

O Gnome-Do é uma aplicação absolutamente útil e imprescindível para a sua produtividade. E ainda inclui opcionalmente uma Dock bem ao estilo MacOS! Com um simples atalho de teclado, abra qualquer aplicação, abra janelas de conversação com os seus contactos, envie emails, abra os favoritos, reproduza música, enfim… um sem fim de acções possíveis, descrita neste artigo (http://www.pplware.com/2009/03/31/gnome-do-docky-081/) do Rui Oliveira.

Para instalar o Gnome-Do faça na consola:

Citar
sudo aptitude -y install gnome-do

Skype (mensageiro VoIP)

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/skype_logo.png)

Faça chamadas de voz e vídeio grátis para qualquer local do mundo. Se prefere o velho Skype ao Ekiga, o cliente VoIP por omissão do Ubuntu, digite na consola:

Citar
sudo aptitude -y install skype

Gravação e montagem de CD/DVD

Há quem goste do Brasero, do GnomeBaker, mas eu, embora não tenha grande gosto por aplicações feitas para o KDE, admito que o K3B continua a ser um dos melhores gravadores de CD/DVD, recheado funcionalidades que satisfarão qualquer utilizador. O Gmount-ISO é um pequeno utilitário que permite montar ficheiro ISO em qualquer pasta. Muito útil.

(http://sudo aptitude -y install k3b gmountiso)

Edição/conversão de som

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/audacity_logo.jpg)

O Audacity, o poderoso editor áudio dispensa apresentações, o Sound Converter faz aquilo a que se propõe, converter imensos formatos de som.

Citar
sudo aptitude -y install audacity soundconverter

Outras utilidades (tags, legendas e renomeação)

Um óptimo editor de tags equiparável ao Mp3Tag é o Easytag. Editar legendas, para as sincronizar por exemplo, é a tarefa do Gnome-Subtitles.

Citar
sudo aptitude -y install easytag gnome-subtitles

O Metamorphose é, para mim, a melhor ferramenta de renomeação de ficheiros para Linux. Super intuitiva e eficaz. Faça o download a partir do Getdeb, aqui (http://www.getdeb.net/app/Metamorphose), e instale.

Wine (correr aplicações Windows)

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/03/wine_logo.jpg)

Quem não conhece esta fantástica aplicação? Corra os seus programas favoritos de Windows, no Ubuntu.

Citar
sudo aptitude -y install wine

E a partir de agora pode instalar por exemplo… o uTorrent (http://www.pplware.com/2008/10/11/utorrent-181-final/). Pois é, funciona na perfeição! Não gostou do Easytag, pode instalar o Mp3Tag (http://www.mp3tag.de/en/download.html) do Windows!

Ferramentas de sistema

Com o startupmanager poderá configurar o Grub através de uma interface simples, limitando o número de opções presentes no arranque dam máquina, o SO seleccionado por omissão e até o timeout de selecção. O ntfs-config permite forçar a montagem de certas partições NTFS no arranque do Ubuntu e activar a escrita nas mesmas.

Citar
sudo aptitude -y install ntfs-config startupmanager

Outra aplicação interessante é o Ubuntu-Tweak, uma ferramenta que permite personalizar uma série de parâmetros do sistema, sem recorrer a linhas de comando. Faça o download a partir do Getdeb, aqui (http://www.getdeb.net/app/Ubuntu+Tweak), e instale.

(http://www.pplware.com/wp-content/uploads/2009/05/ubuntu_07_small.jpg)

E pronto, aqui temos um sistema funcional, pronto para satisfazer as necessidades da maior parte dos utilizadores. Espero que seja claro que, esta é a minha abordagem pessoal, não impedindo o utilizador de personalizar a instalação à sua medida.

Para a próxima, centrarei-me na personalização estética, com vista à obtenção de uma funcionalidade máxima.

Deixem, se quiserem, sugestões acerca de software útil a incluir após uma instalação limpa deste sistema operativo.

Boas formatações.

Fonte: pplware (http://pplware.sapo.pt/2009/11/01/e-depois-de-instalar-o-ubuntu-9-10-karmic-koala-configurar/)
Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: Teotónio Ricardo em Novembro 02, 2009, 05:06:15 pm
De notar que nesse tutorial é utilizada a linha de comandos, no Ubuntu 9.10 e já em versões anteriores, não é necessário praticamente utilizar o terminal para instalar esse software.
Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: Nita em Novembro 02, 2009, 05:06:41 pm
Hum... excelente, muito útil /smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' />
Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: HBK em Novembro 02, 2009, 08:02:57 pm
Obrigado pelo tutorial...
Papinha toda feita assim!  /wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />
Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: nuno_nunes em Novembro 03, 2009, 04:55:20 pm
Nos temos que ajudar os outros users /smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' />
Título: E depois de instalar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala… Configurar!
Enviado por: apheren em Dezembro 16, 2009, 02:35:42 pm
Muito bom o tutorial! Tu acreditas que eu não estava a conseguir instalar o raio do pidgin antes de vir aqui? Da maneira como estava no site não me levava a lado nenhum.

Obrigado, boas recomendações em relação aos programas.