Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - KTachyon

Páginas: [1] 2 3 ... 14
1
A Gartner estimou que as vendas da Lenovo ultrapassaram as da HP neste trimestre, com uma queda de mais de 8% na venda total de computadores pessoais em relação ao mesmo período do ano passado.


Mais info: http://www.bbc.co.uk/news/business-19906119

2
Apesar de não ser nenhum iPhone vs. Android, sei que isto pode vir a descambar para uma eventual flame war, mas, sinceramente, pouco importa.

http://www.appleinsider.com/articles/09/11/05/inside_googles_android_and_apples_iphone_os_as_core_platforms.html
http://www.appleinsider.com/articles/09/11/10/inside_googles_android_and_apples_iphone_os_as_business_models.html
http://www.appleinsider.com/articles/09/11/11/inside_googles_android_and_apples_iphone_os_as_advancing_technology.html

(Na verdade basta abrir um, os outros dois estão indicados no topo do artigo).

Nestes três artigos descrevem muita informação sobre os smartphones e sistemas operativos e motivações por detrás das empresas que os desenvolvem (seja Apple e Google, ou qualquer fabricante que decida desenvolver um smartphone com o Android).

3
Moderadores e Administradores / O Desaparecido
« em: Agosto 15, 2009, 09:22:01 pm »
Boas,

Já há algum tempo que não passava por cá. Sei que já houveram desenvolvimentos e reuniões por aqui que não pude acompanhar, devido a muito trabalho que tenho tido para acabar com as "poltronas" de curso.

Ainda não acabou, mas, em principio, em setembro limpo o último cadeirão e, para o ano acabo o curso. Vou continuar a não estar muito tempo disponível (como no tempo em que postava activamente), mas vou voltar a participar mais activamente.

Peço desculpa a todos os que me tentaram comunicar sem sucesso.

De qualquer forma, parece-me que encaminharam isto bem.

4
Informática / [Marketshare] Quotas de mercado (Janeiro de 2009)
« em: Fevereiro 01, 2009, 08:13:10 pm »
Bem, estas são as últimas estatísticas do NetApplications para o mês de Janeiro, que demonstra melhor como se encontra o mercado após a época natalícia. Estão separadas em 3 tópicos:

  • Sistemas Operativos
  • Telemóveis
  • Browsers
O segundo tópico está incluído no primeiro, ou seja, os sistemas operativos contam também com os sistemas de telemóveis. No caso das estatísticas dos sistemas dos telemóveis, serão apresentadas as percentagens relativas ao mercado total dos sistemas operativos.



Seram dispostos no seguinte formato:

Nome: Percentagem (Percentagem no mês anterior, Percentagem há um ano)

No final de cada secção colocarei um comentário.


Sistemas Operativos (por empresa/grupo)

Microsoft: 88.22% (88.66%, 91.46%)
Apple: 10.51% (10.15%, 7.74%)
Linux: 0.83% (0.85%, 0.67%)
Alternativos: 0.44% (0.34%, 0.13%)

Comentário:
Esperava ver a Microsoft descer mais um bocado neste mês. O que valeu mais foi a saída do Windows 7, que já contou nas estatísicas com cerca de 0.1%. O Windows 95 deixou de aparecer na lista de sistemas da Microsoft (finalmente). A Apple continuou o crescimento, mais ou menos como esperava. Não houveram grandes diferenças em relação às previsões. Relativamente ao Linux, esperava ver mais, mas tenho que concordar que o mercado do sistema não é muito estável. As épocas de Verão costumam ver um crescimento de utilizadores. A quota dos sistemas alternativos aumentou, o que não significa própriamente que as pessoas andam a instalar outras coisas no computador, pois essa quota inclui alguns sistemas de telemóvel, consolas,...


Telemóveis (por sistema/dispositivo)

iPhone: 0.48% (0.44%, 0.13%)
Windows: 0.05% (0.05%, 0.06%)
Symbian: 0.04% (0.00%, 0.00%)
Android: 0.03% (0.00%, 0.00%)

Comentário:
Apesar de o iPhone ter uma grande parte da quota, não significa que, passando para a base dos 100%, seja o sistema mais usado (não se vê toda a gente por aí com um). Isto são apenas dados da utilização dada dos utilizadores dos diferentes sistemas na internet. Mas, como se pode notar o crescimento continua, o que mostra que o iPhone é um sucesso para navegação na rede. O Windows continua na mesma, mesmo com uma ligeira queda relativamente ao ano passado. O Android e o Symbian, os dados são muito poucos (os 0.00% são só para despistar, na verdade os dados não eram apresentados no NetApplications anteriormente). O Android já parece começar a criar uma base de utilizadores forte relativamente ao Symbian e ao Windows.


Browsers (incluidas versões móveis no browser geral)

Internet Explorer: 67.56% (69.78%, 75.50%)
Mozilla: 21.60% (20.86%, 17.30%)
Safari: 8.29% (7.13%, 5.82%)
Chrome: 1.12% (0.83%, 0.00%)
Opera: 0.70% (0.71%, 0.62%)
Netscape: 0.57% (0.53%, 0.61%)
Alternativos: 0.10% (0.10%, 0.12%)

Comentário:
A Microsoft perdeu mais de 2% num só mês, o que mostra quão satisfeitos estão os utilizadores (xD). Não esperava mais do que a descida. O Firefox, o Safari e o Chrome registaram subidas brutais devido a isto. No caso do Safari, uma subida de mais de 1% num mercado de que era de 7%. O Netscape ainda aí anda, que é impressionante. O mais impressionante é ter subido, mas não é uma coisa que não esteja habituado a ver, já que o mercado deste browser sobe e desce de forma aparentemente aleatória.

5
Arquivo / [Google] Google dá bronca das piores...
« em: Janeiro 31, 2009, 03:07:08 pm »
Lembram-se do anúncio de que o Google passava a analizar os sites, avisando o utilizador de potêncial malware, obrigando os utilizadores a prosseguirem manualmente para o site através da manipulação do URL? Pois... Agora qualquer pesquisa no Google dá malware. Tudo e qualquer resultado de uma pesquisa é considerado malware e obriga os utilizadores a fazerem a manipulação manual do URL para poderem aceder às páginas. Inclusivé as do próprio Google...

6
Recebi a seguinte PM:

Citar
Olá,

A comunidade portugal-a-programar.org está a organizar um concurso de projectos de programação, que terá inicio em Janeiro de 2009.

Gostariamos de publicar esta noticia na secção de programação, mas gostavamos de ter autorização da administração.

A mensagem é a seguinte:

Citar
Concurso de Projectos de Programação P@P

A comunidade Portugal-a-Programar decidiu organizar o "Concurso de Projectos de Programação P@P". Este concurso pretende a dinamização e divulgação das diversas linguagens de programação, assim como reconhecer os programadores pelos seus trabalhos.

Este concurso está aberto a qualquer programador e encontra-se dividido em duas categorias "Projectos de software livre/aberto" e "Projectos de software proprietário". Irá ser realizado de dois em dois meses, alternando entre as duas categorias acima mencionadas, encontrando-se as datas dos concursos e prazos de entrega de trabalhos, disponíveis no regulamento.

O vencedor terá direito a alguns prémios, entre os quais uma T-Shirt do P@P, alojamento para o projecto no servidor do P@P, entre outros de possíveis patrocinadores.

Contamos com a vossa participação!

Mais informações: http://www.portugal-a-programar.org/forum/...ic,32312.0.html

Fico a aguardar autorização ou não para o fazer.

Obrigado
Jorge Paulino


Achei que não havia nenhum problema, por isso respondi-lhe a dizer que o podia fazer, tendo em conta que até é interessante para a comunidade. A minha net está um pouco instável, por não estar em casa, daí que também não consigo comunicar com ninguém de outra forma rápida http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />

7
Programação / [java] Webcrawler
« em: Novembro 24, 2008, 11:38:23 am »
Bem, estou de momento a desenvolver um projecto de Web Semântica, em que o tema é um motor de pesquisa semântico. Como esta secção do Webtuga não tem assim muito grande aderência, decidi criar um onde vou colocar os resultados do meu trabalho.

Existem muitos crawlers na internet (para sacar mails das páginas, para spam, sacar os links de uma página, ou mesmo sacar as páginas em si e realizando a indexação automática dos conteúdos). Entre outros, o Nutch, o Web Harvester e o Heritrix. Daqui, o que me interessa mais exactamente é o Web Harvester, que saca o HTML das páginas para que possa ser trabalhado por mim para fazer a indexação segundo uma ontologia que desenvolvi para o motor de pesquisa semântico. No entanto, o Web Harvester é um pouco instável, e implementar um Web Crawler do zero não é assim muito complicado.

O desenvolvimento vai começar neste preciso momento, altura em que não tenho absolutamente código nenhum para mostrar, e, para facilidade e rapidez do desenvolvimento do meu projecto, irá ser desenvolvido tendo em conta as minhas necessidades.

Para os interessados, fiquem atentos ao desenrolar deste tópico.

8
Moderadores e Administradores / Membro: Zarabizaraba
« em: Novembro 13, 2008, 05:48:22 am »
Alterei o nível de alerta para este utilizador. Coloquei que os posts teriam que ser aprovados pela moderação por 10 dias.

A infracção foi colocar 3 tópicos em locais diferentes do fórum com uma mensagem com um link e a pedir divulgação (http://www.videoclassificados.pt/).

9
Microsoft / [internet Explorer] Microsoft Pondera Motor Open Source
« em: Novembro 07, 2008, 04:47:47 am »
Citar
"'Why is IE still relevant and why is it worth spending money on rendering engines when there are open source ones available that can respond to changes in Web standards faster?,' asked a young developer to Microsoft CEO Steve Ballmer in Sydney yesterday. 'That's cheeky, but a good question, but cheeky,' Ballmer said. Then came the startling revelation that Microsoft may also adopt an open source browser engine. 'Open source is interesting,' he said. 'Apple has embraced Webkit and we may look at that, but we will continue to build extensions for IE 8.'"

Em português:

Um programador perguntou ao Steve Ballmer, porque não um motor Open Source para o IE, sendo mais fácil seguir os Web standards, ao que o Ballmer respondeu que é uma ideia interessante que pode vir a ser posta em prática pela Microsoft.


A minha pergunta: Quem foi o malandro que fez uma lavagem cerebral ao Ballmer? (kidding)


Parece que a Microsoft está a preparar-se para fazer umas mudanças na política da empresa...

10
Geral Mundo / [Greenpeace] Novo ranking, Nintendo e Microsoft no fundo
« em: Junho 26, 2008, 10:32:18 am »
A Greenpeace lançou um novo artigo com as novas classificações das diferentes empresas de dispositivos electrónicos. A Apple deixou de ser o alvo para passarem a ser a Nintendo, a Microsoft e a LG.

Os critérios desta nova edição do ranking foram alterados, levando a uma descida global de todas as empresas e deixando a Sony e Sony Ericsson no topo com metade da pontuação máxima.

A Sony Ericsson e a Apple são as empresas com a pontuação mais alta na eficiência energética, comprindo, ou mesmo excedendo os requerimentos da Energy Star. E Sony Ericsson também é a primeira empresa a levar quase pontuação máxima no que toca a químicos utilizados dos seus dispositivos.

A Nintendo leva práticamente um score de zero, muito devido a nem sequer cumprir os requisitos mínimos da Energy Star.



Fonte: http://www.greenpeace.org/international/ne...-edition-250608

11
Geral Mundo / [Combustíveis] Coimbra sem gasóleo
« em: Junho 11, 2008, 07:09:08 pm »
As principais bombas de gasolina da cidade de Coimbra estão sem gasóleo. Como bons portugueses que somos, deixa-mos o carro na reserva, o que levou alguns colegas meus a festejar a vitória portuguesa no Euro em carros parados a buzinar, lol.

12
Microsoft / [Finanças] Algumas notícias publicadas - resultados MS
« em: Maio 06, 2008, 06:32:58 am »
Estava a ler a feed do Software Livre no SAPO, quando me deparei com o seguinte título: "Microsoft em passo lento para a falência?". Ao ler o artigo, dei conta de que há uma informação que indica que a Microsoft declarou à SEC que tem um potêncial de dívida de 4.1 mil milhões de dólares (e que aproveita para introduzir o tema dos 1.7 mil milhões que a Microsoft deve à UE).

Achei interessante que este dado tenha aparecido assim, por isso fui sacar os documentos e ver se encontrava tais dados. Não encontrei a informação, mas dei conta que a Microsoft teve, realmente um desnível de lucro relativamente ao mesmo trimestre do ano passado - de mais de 2 mil milhões - apesar do dinheiro que entrou na empresa ser praticamente o mesmo que entrou no ano passado.

Visto por outra perspectiva, a Microsoft tencionava comprar o Yahoo por 44.6 mil milhões de dólares, dinheiro de que não dispõe, apesar de ainda ser a empresa do ramo com a conta bancária mais recheada, embora cada vez menos, como mostra os seguintes gráficos:




13
Microsoft / [Segurança] Windows desenvolvido para ser inseguro
« em: Abril 30, 2008, 04:19:02 am »
Esta notícia apareceu-me em três fontes diferentes. A Microsoft anda a distribuir uma ferramenta chamada COFEE às entidades policiais de vários países com o intúito de permitir que estes possam verificar os conteúdos de qualquer portátil sem necessidade de autenticação no computador, e mesmo desencriptar as passwords do utilizador.

Citando a fonte portuguesa (Software Livre no SAPO):

Citar
Há vários anos atrás, no Microsoft Windows NT 4 Service Pack 5, descobriu-se existir uma chave denominada NSAKEY1 que continha uma chave RSA de 1024 bits. Este indício de uma vulnerabilidade intencional foi posteriormente disfarçado (a Microsoft disse que foi removido, mas quem é que o pode confirmar? Confiam neles?).

Surgiram agora novas provas de que o Microsoft Windows contém vulnerabilidades intencionalmente codificadas para que o computador funcione contra os interesses dos seus donos.

Pelos vistos o Windows é vulnerável por design, e o objectivo benevolente deste design é auxiliar a polícia a obter dados forenses. Mas se a polícia pode fazê-lo, os criminosos informáticos também.

Por isso… utilizem Software Livre. É o que permite recorrer-se a software que, apesar de desenvolvido pela NSA (como o caso do selinux), aumenta a nossa segurança em vez de a diminuir, pois é auditado.

Se utiliza Microsoft Windows, deve a partir deste momento considerar que o seu computador está sob o controle de algum criminoso.

Fonte: Software Livre no SAPO

14
Microsoft / [Segurança] Dar a volta ao UAC...
« em: Abril 28, 2008, 02:27:28 am »
Slashdot:

Citar
Free software developers from the non-profit NeoSmart Technologies have published a report detailing their experience with coding around Windows Vista\\'s UAC limitations, including the steps they took to make their software perform system actions without requiring admin approval or UAC elevation. Their conclusion? That Windows Vista\\'s improved security model is nothing more than a series of obstacles that in reality only make it more difficult for honest ISVs to publish working code and not actually providing any true protection from malware authors. Quoting from the post: \\'Perhaps most importantly though, is the fact that Windows Vista\\'s newly-implemented security limitations are artificial at best, easy to code around, and only there to give the impression of security. Any program that UAC blocks from starting up "for good security reasons" can be coded to work around these limitations with (relative) ease. The "architectural redesign" of Vista\\'s security framework isn\\'t so much a rebuilt system as much as it is a makeover, intended to give the false impression of a more secure OS.\\'

O UAC (User Acess Control, aka User Annoyance Control) é aquele sistema que faz aparecer a janelinha de confirmação de cada vez que um programa necessita de permissões de administrador no Windows Vista.

Aparentemente, um grupo de programadores descobriu que é possível "saltar" esse sistema de segurança, não necessitando de aprovar/confirmar qualquer utilização de permissões mais elevadas para realizar determinadas operações. Ou seja, o UAC é simplesmente inútil, e serve unicamente para dar aos utilizadores uma falsa sensação de segurança que, na realidade, não existe.

EDIT: A realidade é que nunca dá, para a maioria dos utilizadores. A reacção deles é simplesmente confirmar ou desligar o UAC, o que vai dar ao mesmo.

15
Moderadores e Administradores / [Denuncias] Avatares enormes
« em: Abril 26, 2008, 10:17:58 pm »
O seguinte membro já foi avisado por diversas vezes por vários moderadores diferentes e continua a não tratar do problema:

http://www.webtuga.com/forum/membro24588.html

Penso que já estava na altura de fazer-mos alguma coisa.

16
Arquivo / [Browsers] Competição saudável
« em: Abril 09, 2008, 05:09:06 pm »
Ultimamente tem-se falado muito sobre competições entre os diversos browsers, como a corrida pelo ACID3 e a performance no Javascript, especialmente o artigo que o Bruno colocou, e muito bem, no blog do Webtuga. Mas a verdade é que achei que faltavam alguns pormenores ao artigo, que também não estavam indicados na fonte.

Primeiro, o benchmark não foi feito com o Safari 3.1, mas com a penúltima release do WebKit, que são coisas diferentes, apesar de o WebKit ser apresentado como se fosse o Safari, mostrando, inclusivé a versão do Safari instalado no sistema.

Segundo, o benchmark que foi utilizado para fazer esta comparação foi o SunSpider, que é o benchmark da equipa do WebKit. Aí é que dá pica, porque o WebKit não venceu o seu próprio benchmark.

Terceiro, a Mozilla também tem um benchmark, chamado Dromeao, e, quem ganha nesse benchmark é, nem mais nem menos que o WebKit.

Mas esta não é a conclusão a que eu quero chegar. Em ambos os casos, os browsers estão muito próximos em termos de performance na interpretação de Javascript, principalmente se comparar-mos com os outros browsers:

Opera: 2.5x mais tempo
IE6: 100x mais tempo
IE7: 75x mais tempo
IE8: 3x mais tempo

As diferenças entre o Firefox 3b5 e o WebKit são de apenas alguns pontos percentuais.


Em termos de desenvolvimento, a equipa do WebKit ainda continua à frente, tendo participado na corrida pelo ACID3 (onde a Mozilla não quis entrar) e obtendo bons resultados nos benchmarks de Javascript, e ainda ter avançado na implementação de algumas funcionalidades do CSS3 e ser um motor mais leve que o Gecko da Mozilla.

17
Arquivo / [Browsers] Autentica corrida pelo ACID 3 a 100% - Terminada
« em: Março 27, 2008, 12:24:32 pm »
Ontem tinha sido anunciado que as últimas builds do Opera ultrapassavam o score obtido no ACID 3 pelo WebKit, ficando com 98% contra 96%. Hoje de madrugada, os engenheiros do WebKit disponibilizaram uma versão que obtém os 100% no teste, sendo este o primeiro browser a fazê-lo.

Entretanto, os engenheiros do Opera já indicaram que o Opera já passa no ACID 3, mas que não vão disponibilizar uma versão até à próxima semana.

Fonte: TUAW

18
Redes sociais / [Hi5] KhAoTiK_TaChYoN não dá explicações por MSN
« em: Março 20, 2008, 10:19:08 pm »
Penso que o título do tópico é bem perceptível. As dúvidas são para ser colocadas no fórum. Se for necessário ser eu a responder, irei fazê-lo quando tiver tempo para o fazer.

19
Arquivo / [Browsers] Teste ACID 3 lançado oficialmente
« em: Março 05, 2008, 09:47:01 pm »
O teste Acid3 já foi lançado e trás testes para verificar a compatibilidade dos browsers com as especificações Web 2.0.

O teste está disponível em http://acid3.acidtests.org/

Nenhum browser consegue passar o teste a 100%, sendo o Safari o browser que esteve mais próximo de terminar o teste. Os resultados foram os seguintes:

    Safari 3.0.4-5523.15: 87%
    Opera 9.5 Beta 1: 60%
    Firefox 3 Beta 3: 59%
    IE7: 12%
    IE6: 6%
    Konqueror: 0% (crash)
      Observação: Com a excepção do IE6 e 7, todos os browsers passam o teste Acid2.

20
Apple / [MacBook Air] Esgotado nas lojas Apple
« em: Março 03, 2008, 11:54:28 am »
O MacBook Air está praticamente esgotado nas lojas Apple dos EUA, como apontado pela Ars Technica ao analizar os indicadores de stock da Apple. Apesar de não haver indicação de quantas unidades são produzidas pela empresa, isto é definitivamente um sinal de sucesso do produto. Mas, também o Cube obteve este sucesso inicial, daí que seja necessário esperar que o mercado amadureça.

Fonte: Engadget.

Páginas: [1] 2 3 ... 14