Pessoas sorriem cada vez menos nos jornais

Started by r1c4rd0100, January 05, 2007, 07:54:39 PM

Previous topic - Next topic

r1c4rd0100



Pessoas sorriem cada vez menos nos jornais

Uma análise a fotografias publicadas nos jornais em 2006 conclui que há cada vez menos sorrisos.

Entre Janeiro e Dezembro de 2006, as fotografias publicadas nos jornais portugueses mostraram poucos sorrisos.
A justificação pode estar nas notícias, que revelam um contexto social desfavorável. A conclusão é de um estudo inédito levado a cabo em Portugal pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (LEFE), da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

A investigação, intitulada "A expressividade do sorriso: Estudo de caso em jornais diários portugueses" analisou perto de 50 mil fotografias, publicadas nos jornais diários nacionais durante 2006.
Segundo o estudo noticiado pela Lusa, as expressões faciais mais comuns encontradas nos diários durante o ano passado foram a face neutra e o sorriso fechado.

Crianças têm sorriso mais largo

O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, Freitas-Magalhães, justifica o facto de as pessoas sorrirem cada vez menos com o sentimento associado à emoção tristeza, devido ao contexto social desfavorável que vivem, como cheias, ataques, terrorismo e catástrofes, referiu à agência Lusa.
Neste contexto, a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas no âmbito das fotografias analisadas.

O estudo faz mais algumas revelações interessantes, como o facto de as mulheres (independentemente da idade) sorrirem mais do que os homens ou o de serem as crianças quem apresenta sorrisos mais abertos.
Freitas-Magalhães explicou que as mulheres sorriem mais que os homens porque são mais emotivas e encaram as dificuldades com a possibilidade de as resolverem.

O estudo conclui ainda que os homens sorriem mais a partir dos 60 anos, pois Ã,«as adversidades da vida não são tão sentidasÃ,», adiantou o investigador, acrescentando que este estudo complementa um anterior, realizado entre 2003 e 2005, no qual se constatava que a expressão facial mais exibida era o sorriso superior.
O estudo agora publicado mostra uma diminuição na frequência e intensidade do sorriso.
Será que, como diz a canção, \\'tristeza não tem fim, felicidade sim\\'?

Fonte: ciberia


+speed

o que este gajos vão pesquisar até quem ri nos jornais, tipo olhe não fui atendido nas urgências tou aqui à mais de 2horas, mas dizendo isto num tom alegre e com um sorriso te uma ponta à outra da face. :wink:

CrazyRabbit

Como e que querem que sorriamos se cada vez pagamos mais ao estado???...
\"Sempre me chamaram \"Menino da Mamã\".\" - Manuel Luís Goucha