Autor Tópico: Aprenda a Criar Um CD do Windows XP Com o nLite  (Lida 5849 vezes)

  • Visitante
Aprenda a Criar Um CD do Windows XP Com o nLite
« em: Julho 29, 2005, 05:32:32 pm »
Aprenda a Criar Um CD do Windows XP Com o nLite


Neste tutorial vamos explicar como pode criar um CD do Windows XP actualizado com o Service Pack 2 e personalizado à sua medida, por exemplo, sem \\"componentes\\" desnecessários, tipo Jogos.





O software que vamos aqui utilizar é normalmente muito falado no nosso fórum e apoiado por um outro site, o MSFN (www.msfn.org) e que permite \\"personalizar\\" ,se é que podemos chamar assim, uma instalação do Windows XP, ou seja, podemos adicionar ou remover conteúdo ao um CD do Windows de forma a facilitar a instalação sempre que for necessário.
Mas deixemos de conversa e passemos à explicação...
Em primeiro lugar vamos recolher o \\"programa\\" através do link que disponibilizamos no nosso site aqui.

O nLite é uma ferramenta que permite integrar um Service Pack, adicionar drivers e actualizações e até remover componentes e serviços do seu sistema operativo, tornando-o mais pequeno.




Após termos descarregado o programa, vamos então executá-lo sem quaisquer problemas.



A instalação do programa (apesar de ser em inglês) é extremamente amigável e fácil de interpretar, basicamente é fazer sempre Next » .


Mas antes de o executar vamos então ver se possuímos ter todo o \\"material\\" necessário para utilizar este guia.
Assim vamos necessitar :
1. Um CD do Windows XP (convêm ter \\"boot\\")
2. O Service Pack 2 de acordo com a língua do CD do Windows XP que vamos utilizar e que pode descarregar através do nosso site aqui (Versão Portuguesa) ou aqui (Versão Inglesa), para outros idiomas pode consultar a nossa secção de Downloads > Service Packs
3.O programa Nlite
Vamos agora preparar todo o processo, primeiramente vamos criar três pastas, no nosso caso vamos efectuar a criação das pastas na drive F:
1. WINDOWS XP
2. SERVICE PACK 2
3. CD_IMG
De seguida é necessário:
1. Copiar o conteúdo do CD do Windows XP para a pasta criada em F:WINDOWS XP
2. Colocamos o ficheiro do Service Pack 2 na pasta F:SERVICE PACK 2

Agora que já temos tudo preparado e que já instalamos o nLite vamos então dar ordem de execução através do icon que ficou no nosso menu iniciar. Lembramos no entanto que deverá ter instalado o Microsoft .Net Framework, pois caso contrário o programa vai recusar-se a trabalhar, para descarregar o Framework pode clicar aqui.
Na primeira janela, escolhemos a linguagem a que corresponde o nosso sistema operativo(no nosso caso vamos escolher o inglês, que é o que vem definido por defeito) e clicamos em Next. Uma agradável surpresa é o facto de ser apresentado o nosso Português !




De seguida é nos pedido onde temos localizado o conteúdo do CD para análise, no nosso caso vamos indicar que é em F:windows XP.


Depois de analisado a versão do Windows XP, são apresentadas várias opções: escolhemos Integrate Service Pack; Remove Components; Options e Tweakse finalmente Create a Bootable ISO.


No ecran seguinte fazemos Next.




De seguida vamos indicar onde está guardado o nosso ficheiro referente ao Service Pack 2 no nosso caso ficou \\"alojado\\" na pasta SERVICE PACK 2.Automaticamente irá dar-se inicio ao processo de extracção do executável e a posterior integração dos ficheiros actualizados na pasta i386 (um processo conhecido como slipstream).



Quando este processo estiver concluído, basta clicar no botão de OK!




De seguida pressionamos o botão Next. De seguida e antes de avançarmos para a \\"parte\\" mais difícil da preparação do nosso CD, é nos solicitado se pretendemos uma ajuda extra na nossa tarefa, ou seja, se pretendemos que o programa automaticamente selecione alguns dos componentes que achamos fundamentais para o funcionamento, não vá com o próximo passo eliminar alguns componentes que podem vir a fazer falta. Por exemplo, a Activação do Windows.




Agora sim, chegamos à altura mais difícil deste programa, é o momento de escolhermos o componentes que pretendemos com que seja feito o nosso CD. Para tal vamos seleccionar aqueles que NÃO queremos, no entanto este processo deve ser feito com muita calma porque vamos seleccionar os componentes que queremos eliminar e que NÃO vão fazer parte da instalação do Windows, deve por isso ter conhecimento do PC que possui de forma a que posteriormente a instalação decorra sem problemas...Deixamos aqui um conselho como exemplo, não remova completamente o Internet Explorer pois pode ter problemas na execução de alguns programas.
O nLite no entanto dá um ajuda, uma delas é NÃO remover os componentes que se encontra a vermelho.



Ao avançarmos damos inicio a uma nova fase, em que é necessário uma vez mais, alguma cautela, pois é apresentada inúmeras opções de personalização, lembre-se no entanto que este nLite funciona \\"um pouco ao contrário do habitual\\" e que não deve escolher nada que esteja a vermelho, caso não saiba o que fazer não faça nada e clique em Next. O programa irá dar inicio a um novo processo e executar as opções anteriormente seleccionadas.




Estamos no final do processo de \\"slipstream\\" e personalização do Windows XP. Agora basta indicar ao nLite o local (vulgo \\"pasta\\") onde pode ser guardada a imagem ISO a ser criada, caso não se recorde, lembramos que já a criamos no inicio deste guia, a pasta é CD_IMG, para tal deve clicar na opção Make ISO. Resta aguardar para se concluir o processo, após a respectiva conclusão basta abrir um programa de gravação, por exemplo o Nero, e \\"fazer o burn\\" à imagem criada...



Agora pode instalar o Windows XP de novo e pode crer que vai estar mais leve do que nunca, pois na maioria dos casos o Windows XP instala \\"muita tralha\\" que nem sempre é utilizada.

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49