Depois de seis anos seguidos sem um cêntimo de lucro, a segunda operadora de telecomunicações de Portugal vai mudar de mãos. Um comunicado da EDP divulgado ontem informa que o Conselho de Administração da Energias de Portugal decidiu pedir à Comissão Executiva que comece a preparar a venda dos 56,61% que a distribuidora de energia eléctrica detém na Oni. A decisão da EDP deverá ser acompanhada pelos restantes accionistas: segundo a imprensa de hoje, Brisa, BCP e Galp Energia também vão vender as participações que ainda detêm na operadora.

O processo de venda deverá iniciar-se com a escolha de um banco responsável pela assessoria financeira da operação e pela identificação de potenciais compradores e selecção da melhor proposta de compra.
No mercado, são já referidos potenciais interessados na compra da Oni, sendo que Jazztel e Tele2 são os nomes mais falados.
A decisão agora anunciada está em consonância com a posição divulgada por António Mexia, presidente da EDP, que já em tempos se havia pronunciado contra a presença da “eléctrica” no mercado das telecomunicações.
A ONI tem hoje uma carteira de clientes de 100 mil clientes nos telefones fixos e fornece acessos à Net a cerca de 40 mil utilizadores.
Em Março de 2006, tinha uma dívida financeira líquida fixada em 285,3 milhões de euros.
***
Não me admiro que não tenha lucros visto o serviço ser tão barato para a qualidade que tem. Gostava que fosse a Tele2 a comprar pois tenho a certeza que iria fazer um excelente trabalho. Agora, gostava de saber como fica o projecto Oni220...