Boas pessoal! À uns anos atràs fiquei farto de gastar dezenas de euros por mês apenas para comprar lâminas novas que custam entre 15 a 20 e tal euros por um pacote com 4 lâminas da Gillette Fusion ou algo parecido.
Por isso decidi experimentar um aparelho clássico como este.
Resolvi fazer uma pesquisa e encontrei uma loja que vendia aqueles aparelhos de barbear antigos que jàos nossos avós usavam. Decidi comprar um aparelho desses, um pacote de 10 lâminas, um pincel e um sabão de barbear. Tudo isto por uns 40 euros.
Ora bem, este preço parece ser bastante elevado, mas vamos analisar os produtos:
A qualidade:
Um aparelho de barbear Merkur 23c dura uma vida inteira, atè podes passar este aparelho aos teus filhos. Os aparelhos da Gillette são feitos de plástico e estão sempre a sair novos modelos que por vezes nos obrigam a fazer upgrades por causas da lâminas, as lâminas que estes aparelhos usam jàexistem àdezenas de anos e funcionam com todos os aparelhos de barbear àmoda antiga.
As lâminas:Um pacote de lâminas da Gillette custa entre 15 a 20 euros, conforme o modelo, duram pouco tempo e
irritam a pele, por isso è que o pessoal fica com o pescoço todo cheio de borbulhas. As lâminas normais para um aparelho de barbear àmoda antiga custam entre 2 a 5 euros, conforme a qualidade da lâmina. Um pacote tem 10 lâminas com lâmina dupla, um pacote destes durou-me 5 meses ao fazer a barba a cada dois dias e apenas custa 2 euros.
O corte:
Antes de experimentar este tipo de barbear, usei uma máquina eléctrica que me custou uns 200 euros e que me irritava a pele, cortava mal e ainda me queimava visto que tenho uma barba rija e forte. As Gillettes com 5 lâminas ainda me irritavam mais a pele, provocavam-me borbulhas e ficava com pêlos encravados na parte do pescoço, visto que as 5 lâminas "comem" a pele. Desde que uso estes aparelhos antigos nunca mais tive problemas destes, jàque a lâmina è de melhor qualidade e não irrita a pele porque sò tem uma lâmina que corta extremamente bem.
Experiencia:
Cortar a barba com um aparelho antigo demora algum tempo atè nos habituarmos a usà-los, mas com alguma paciência passados algumas semanas corre tudo bem (sem cortes).
Aqui estão dois dos três aparelhos que uso. O de cima è um Merkur 23c feito em metal cromado que uso quando vou viajar, o de baixo è uma navalha Shavette da marca DOVO (ambas da Alemanha), ainda não consigo fazer a barba como deve de ser usando a navalha, visto que è bastante difÃÂcil e tem que se aprender devagarinho. Esta navalha è das mais baratas do mercado porque usa lâminas descartáveis, enquanto que uma "verdadeira" navalha de barbear tem uma lâmina fixa que tem de se afiar regularmente.
Aqui está o meu conjunto completo que tem estado a aumentar ao longo dos anos. Nessa imagem estão algumas lâminas, um creme de barbear tuga, um sabão de barbear, pincel, pedra de alúmen (para desinfectar a pele depois de cortar a barba e ainda reduzir a probabilidade de irritação) e um after shave dos mais baratos do mercado (e de melhor qualidade!).
Se tiverem algumas questões sobre estes produtos è sò perguntar!
Aqui estão alguns vìdeos sobre esta maneira de fazer a barba:
http://www.youtube.com/watch?v=2IuA8HGacJwhttp://www.youtube.com/watch?v=wv_-1Naorik&feature=plcp