Autor Tópico: Será um plano VPS uma boa solução para um site de videos ?  (Lida 1513 vezes)

Offline boraboy

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Estou a pensar criar um site de vídeos e musica e pensei num plano VPS. Será a melhor escolha ?

O plano VPS Linux (no WebTuga) por 15€/mês mais 15€ mensais pela licença do Cpanel será adequado para um site com até, mais ou menos, 1000 visitas diárias ? E será que não vou ter problemas com limites de tráfego e memória Ram ? O que me assusta é vir a descobrir que vou ter de começar a comprar extras e mais extras que não acabam mais e acabar por ter que desistir do site por ficar caro demais...

O meu sistema operativo é o Windows e isso não me impede de ter um plano Linux ?

E quanto aos vídeos e musicas, poderão ser considerados Warez ? Como acontece, inclusive no Youtube, muitos vídeos desrespeitam os direitos de autor... E por falar nisso: os sites de vídeos seriam bastante menos interessantes se só tivessem material 100% legal, vocês não acham ?

Uma hipótese, seria usar o plano VPS apenas para alojar os videos e as musicas... O que acham ? Nesse caso não necessitaria de Cpanel, certo ? Ficava mais barato porque eu já tenho um alojamento onde pago 50 euros anuais...

Acabei de recebi o seguinte da WebTuga:
Antes de alojar um site na nossa infra-estrutura deverá verificar se o mesmo cumpre os nossos Termos de Serviço e Política de Utilização Aceitável. No caso em questão, é possível que o seu site esteja a disponibilizar conteúdo protegido por direitos de autor sem autorização.

No meu alojamento atual, não vou dizer o nome aqui porque podem considerar publicidade, nunca tive problemas por alojar videos e musicas, apesar de ser um alojamento muito conhecido e da sua politica de utilização também proibir... O único problema que eles colocam é o excesso de consumo de recursos

Essa questão de "conteúdo ilegal" é muito relativa e confusa porque se for levada á letra até o site do Youtube teria ter problemas com o seu servidor...

Ou será que um plano CDN é o mais adequado para guardar vídeos ?

Gostaria de saber a vossa opinião :-)
« Última modificação: Junho 02, 2011, 01:07:02 pm por boraboy »

Offline boraboy

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Será um plano VPS uma boa solução para um site de videos ?
« Responder #1 em: Junho 02, 2011, 07:57:04 am »
Editado
« Última modificação: Junho 02, 2011, 07:59:15 am por boraboy »

Offline skinie18

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 2
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Será um plano VPS uma boa solução para um site de videos ?
« Responder #2 em: Junho 12, 2011, 04:23:12 am »
Quanto a primeira comparação com o youtube, o youtube pode se dar ao luxo de comprar servidores e ter-los num datacenter o que seria equivalente a comprar um Servidor Dedicado, ou seja alugar um servidor num datacenter só para si.

"Os servidores dedicados são vocacionados para todos os utilizadores e empresas mais exigentes que necessitam de grande capacidade de processamento e alta disponibilidade.
Quer seja para grandes sites ou para aplicações exigentes (software de facturação, etc.)"

Os servidores virtuais VPS são mais fracos mas funcionam segundo um servidor dedicado só que virtualmente tendo menos capacidade.

Respondendo a pergunta se o VPS é adequado ao seu projecto, penso que sim, que é suficiente.


No entanto o alerta da WebTuga e muito pertinente. O Youtube pagou valores elevados devido aos direitos de autoria, actualmente quando um utilizador coloca vídeos no youtube é alertado sobre que o conteúdo que esta a meter esta sobre a sua inteira responsabilidade, qualquer problemas com direitos de autoria recairão sobre o utilizador e não sobre o youtube. a maior parte dos vídeos que são vistos no youtube sao actualmente de emprezas com protocolos com os autores mundiais tal como a vevo.
Ha na mesma utilizadores do youtube que colocao videoclipes e musicas de artistas conhecidos e nao lhes recai qualquer queixa judicial, sim, porque com um utilizador o artista ganhava um pagamento de 200€ mais o menos. O que interessa aos músicos sao sites que tenham uma base de dados recheada de conteudo nao autorizado legalmente.

Enquanto o seu site for pequeno nada de mal ira acontecer. O youtube esteve muito tempo conhecido sem qualquer problema judicial,... ate um dia alguém achar uma forma facil de fazer dinheiro implicar com um site.

Isto para alertar ao seu cuidado.

Offline eLson

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.radioupalala.net
Será um plano VPS uma boa solução para um site de videos ?
« Responder #3 em: Junho 28, 2011, 05:02:11 pm »
Olha e porque não usas um cms que te permita ter a tua base de dados de vídeos mas eles estando alojados em outros sites?

Sei que já existem por aí uns scripts que permitem isso, tinhas o portal a mesma mas sem necessidade de grande alojamento.

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49