Autor Tópico: Dropbox - Acede aos teus ficheiros de qualquer lugar - Pen virtual  (Lida 1604 vezes)

Offline Thief2002

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://world7.monstersgame.com.pt/?ac=vid&vid=55124494
O Dropbox é um serviço que permite a possibilidade de termos uma pen virtual na Internet, acessível a partir de qualquer computador, cativa e alicia qualquer potencial utilizador. O reforço dado pelas versões de sistemas operativos não Windows e o recente alargamento às plataformas móveis veio de uma vez por todas tornar esta ferramenta verdadeiramente transversal aos diferentes dispositivos e ao mesmo tempo unificadora por nos permitir não ter de pensar como aceder mas sim ao que aceder.
O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.




Para começar vá ao site do Dropbox http://db.tt/lzco7Bk e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.
Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?


Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele  mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.


Mas vamos a um exemplo prático e real:

Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.

Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.

Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.

Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo


Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta “Peopleware” partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.

Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.


O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 9.99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.



Dropbox – Aumentar o espaço disponibilizado gratuitamente



Desta vez não vamos enaltecer, mais uma vez, as excelentes capacidades que tem e o que de muito bom se pode fazer com ele. E nem vamos explicar como usar os referrals para alargarmos o espaço inicialmente atribuído. Não precisamos pois a equipa do Dropbox, resolveu dar a todos os utilizadores algum espaço extra, um máximo de 768MB, e que podem ser adicionados aos 2GB que são já disponibilizados. Passamos a explicar mais abaixo a forma de o conseguirem.


Desta vez a Dropbox resolveu atribuir blocos de 128MB todos os utilizadores que decidam ligar as suas contas do Facebook e do Twitter a este serviço. Existem ainda dois blocos de 128MB adicionais para todos os que decidirem seguir o Dropbox no Twitter e que escrevam uma frase sobre o Dropbox. A atribuição deste espaço adicional é imediata e não requer outros passos adicionais.

Para iniciarem o processo devem apenas aceder ao endereço http://dropbox.com/free e seguirem os passos descritos. Comecem por ligar então a vossa conta de Twitter ao Dropbox, bastando para isso que carreguem no botão Sign in Twitter, coloquem as vossas credenciais na janela e autorizem o Dropbox a ter acesso à vossa conta de Twitter. Repitam este passo para a vossa conta de Facebook e ficam imediatamente com mais 256MB de espaço adicional.

De seguida adicionem o Twitter do Dropbox à vossa lista de utilizadores que seguem para um presente de 128MB. Completem este processo com a escrita de uma frase, com um limite de 97 caracteres e são presenteados com mais 256MB de espaço.


Se achavam que os 512MB de espaço adicional que receberam é bom, então vão ficar a gostar ainda mais deste processo no passo seguinte. O Dropbox disponibiliza-vos mais 256MB de espaço se publicarem a frase que acabaram de escrever no vosso Twitter e no Facebook. Uma vez que já forneceram antes os dados de acesso a estes dois serviços apenas têm de carregar nos botões Post on Facebook e Post on Twitter. Se pretenderem podem alterar as frases.



Depois deste processo concluído é só esperarem pela mensagem do vosso cliente de Dropbox a alertar para o facto de que a vossa conta está com o tamanho aumentado.


Esta é uma excelente campanha que o Dropbox está a promover. Publicitam-se nos locais actualmente mais visitados da Internet e conseguem assim uma visibilidade ainda maior. Os utilizadores que fazem essa publicidade gratuita ganham em espaço adicional para a sua conta de Dropbox.

A todos os que estão preocupados com a colocação dos seus dados de acesso ao Facebook e Twitter lembramos que estão apenas a autorizar esse acesso e não a facultar os dados. Lembrem-se ainda de todos os locais menos conhecidos a que deram já acesso ou onde colocaram os seus dados de acesso.

Aproveitem para aumentar o vosso espaço disponível no Dropbox de forma simples. Não se sabe quantos dias esta borla vai durar!

Offline Ricardo Costa

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://tugasport.com
Dropbox - Acede aos teus ficheiros de qualquer lugar - Pen virtual
« Responder #1 em: Abril 07, 2011, 03:53:41 pm »
Uso e aconselho.

Ricardo Costa


Offline snow_ghost

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dropbox - Acede aos teus ficheiros de qualquer lugar - Pen virtual
« Responder #2 em: Julho 12, 2011, 03:16:19 pm »
Eu recomendo o hamster.pt,tem practicamene as mesmas caracteristicas e é de graça! http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' />

Offline snow_ghost

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Dropbox - Acede aos teus ficheiros de qualquer lugar - Pen virtual
« Responder #3 em: Julho 12, 2011, 03:18:25 pm »
PS:e não é preciso fazer download de software nenhum!

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49