Foi há 70 anos que John Lennon nasceu em Liverpool. Ãcone da maior banda pop de sempre, os Beatles, foi um transgressor. Trinta anos depois da sua morte, o FBI ainda não encerrou o seu caso.
Na manhã da última quarta-feira, uma pequena loja de souvenirs de cultura pop em Manhattan abriu um leilão comemorativo do aniversário do ex-Beatle. O objecto mais valioso é um documento que contém as impressões digitais de Lennon, feito em 1976 quando deu entrada no processo para obter sua cidadania americana.
A base de licitação mÃnima era de 100 mil dólares. Mas depois de uma hora de telefonemas, faxes e reuniões, o FBI chegou ao local com uma intimação e recolheu o documento com as impressões digitais, tiradas no dia 8 de Maio de 1976, a assinatura de John Winston Ono Lennon.
Para os fãs, foram remasterizados 121 temas que John Lennon editou a solo, tanto nos oito álbuns como em compilações e edições dispersas. Da campanha fazem parte os discos «John Lennon/Plastic Ono Band» (1970), coproduzido por Phil Spector e que inclui o tema «Working Class Hero», o emblemático «Imagine» (1971) e 'Double Fantasy», editado um mês antes da sua morte e premiado com o Grammy de álbum do ano.
Sairá ainda uma compilação com 15 êxitos intitulada «Power to the people: The hits».
Disco Digital