Os rumores já há muito que circulavam pela Internet. Rumores esses que apontavam para um superphone da HTC com WiMAX, rede 4g adoptada pela Sprint nos Estados Unidos, concorrente da LTE, outra rede de quarta geração. Agora é oficial.
Este superphone chama-se EVO e vem dar inicio a uma nova geração nas redes móveis. As redes 4G oferecem taxas de transmissão mÃÂnimas de 20Mbps e que podem chegar a 100Mbps em movimento (ex.viagem) . Para se ter uma ideia a rede 3G dificilmente ultrapassa 7Mbps.

Analisando as caracterÃÂsticas podemos verificar que é um irmão mais velho do HTC HD2 com toda a velocidade do WiMAX e o poder do Android. Gravação de vÃÂdeo em HD, uma saÃÂda HDMI e uma câmara com uns monstruosos 8 megapÃÂxeis.
CaracterÃÂsticas *
Processador: Snapdragon de 1GHz;
*
RAM: 512MB;
*
Ecrã: capacitivo com multi-toque;
o Tamanho: 4.3 polegadas;
o Resolução: 800×480;
*
Memória interna: 1GB;
*
Bateria: 1500mAh;
*
Câmara: o Traseira de 8 megapÃÂxeis com flash de Led duplo;
o Gravação de vÃÂdeo a 720p;
o Frontal de 1.3 megapÃÂxeis;
*
Conectividade: CDMA (3G) e WiMAX (4G);
*
WiFi: 802.11b/g;
*
Sistema operativo: Android OS 2.1 com Sense UI;
*
SaÃÂda HDMI;
*
Kickstand (suporte moldura).
Agora as más noticias.Até que este superphone chegue a Portugal vai demorar muito. aliás, não chega a Portugal nesta versão, por dois motivos. Primeiro, a rede CDMA (a utilizada para as chamadas) não é utilizada em Portugal por nenhuma das três operadoras. É utilizada apenas pela empresa de Internet móvel Zapp. Segundo, com a concorrência WiMax vs LTE, ainda não sabemos qual delas vai ser adoptada em Portugal. Ainda assim, com a Europa mais inclinada para o LTE, Portugal não vai ser excepção o que torna este HTC EVO morto na Europa ànascença, infelizmente para nós.

Para já, o HTC EVO só nos serviria enquanto telemóvel 3G e apenas se lançassem uma versão Europeia com GSM (2G) e UMTS (3G). Para um futuro que não direi muito próximo pois não espero redes 4G em 2010, mas ainda assim é um enorme passo para os consumidores e uma vitória da HTC, da Sprint, do WiMax e da plataforma Android, que se afirma mais uma vez como uma plataforma forte no mercado.

Quanto aos Americanos, por um preço ainda não divulgado, mas que não deve ser muito baixo, podem ter o EVO já neste verão, e usufruir de uns belos 70Megabits por segundo.


Homepage:
HTC Press ReleaseFonte: pplware