Eu trabalho no ramo (Americana, lÃder de venda a retalho) e, apesar de trabalhar num Auto-Serviço grossista, fazem parte da nossa rede tanto as nossas lojas próprias (temos 6 Lojas na cidade de Leiria [algumas com área especÃfica, como a Livraria] e 1 na Marinha Grande) como revendedores (Continente, Modelo, Intermarché, Ponto Fresco, ...) e escolas. Estas vendas (fora da rede própria de lojas) são feitas pela Americana Connect. Para além destes, vendemos no Auto-Serviço (um supermercado de papelaria e afins) e a qualquer cliente que solicite venda pela Connect.
O tipo de produtos que vendemos directamente ao público são todo o tipo de papelaria (canetas, esferográficas, cadernos, livros, etc), pintura e artes, equipamentos de escritório (destruidoras, encadernadoras, plastificadoras, cisalhas, etc), todo o tipo de papel (fotocópia, impressão, fotográfico, cenário, embrulho, fantasia, cartões, cartolinas, seda, crepe, jasmim, etc, etc), etiquetas, brinquedos, consumÃveis de informática e escritório (tinteiros, toners, CDs, DVDs, pilhas e baterias), produtos de limpeza, arquivo e escritório (pastas, agrafos, furadores, divisórias, classificadores, decoração (sazonal e permanente), material escolar, entre outros. Enfim, uma infinidade de produtos.
Pelo que tenho ouvido, o negócio está tão mau como qualquer um. A vantagem é que se vendem produtos de grande procura, como é o caso da imprensa e produtos de tabaco, jogos de sorte, etc. A meu ver é um bom investimento.
Outra vantagem é que os produtos em destaque variam consoante o ano. Natal, Carnaval, inÃcio do ano lectivo, etc, o que permite ter sempre produtos de grande procura durante uma determinada época e que resulta em procura durante grande parte do ano...
Erros a não cometer: todos os relacionados com o dinheiro de caixa e cofres (não ter mais de X por caixa, não deixar grandes quantias em cofre a não ser que seja absolutamente necessário, etc...), atender o cliente com o máximo de simpatia e profissionalismo. O local também é importante. Quanto mais movimento tiver, melhor... Cuidados com consumÃveis voláteis, ou seja, com prazo de validade (tinteiros, pilhas, baterias, produtos alimentares, se for o caso, etc).
Quanto ao inÃcio da actividade, podes procurar franshising. É sempre uma boa base para começar (caso te interesse podes até contactar a empresa onde trabalho, não tenho a certeza se fazem franshising, mas perguntar não custa:
www.americana.pt).
Espero que te tenha esclarecido algumas dúvidas.
http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\'
\' /> E se precisares de mais ajuda, é só dizer.