Autor Tópico: Duvida - Papelaria  (Lida 7441 vezes)

Offline WordSalvation

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« em: Janeiro 04, 2010, 01:29:59 am »
Boas a todos os membros deste fórum,

Gostaria que me ajudassem na seguinte questão:

Estou a pensar abrir uma papelaria, um local onde possa vender jornais, revistas, tabaco e alguns artigos de papelaria, pretendo também prestar o serviço Jogos da Santa Casa, já contactei alguns fornecedores, já estudei alguns locais estratégicos, mas falta-me saber como está o mercado da papelaria em Portugal, tenho procurado saber mas não consigo encontrar nada, por isso peço a vossa opinião sobre esse ponto.
Será que é uma boa jogada investir numa papelaria?
O negócio da papelaria é um sector próspero ou condenado a morrer?
Existe alguma entidade oficial ou algum site onde possa consultar dados sobre a actividade de papelaria em Portugal?

Já agora aproveito também para perguntar, nesta actividade quais são os principais erros que não devo cometer?

Agradeço desde já todas as vossas respostas.
Obrigado
Alexandre

Offline piresallstar

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #1 em: Janeiro 04, 2010, 08:32:56 pm »
É o seguinte pelo qe vejo aqui em viseu a livraria que está aqui pade o liceu ( onde ando a estudar ) enche-se de dinheiro á conta de: Revistas de moda, Tabaco, Revistas pa jovens e afins. Sinceramente acho que para se ter uma boa papelaria a coisa qe se percisa é:

O maior numero de titulos disponiveis, maior marcas de tabaco, maior marcas de mortalhas, friltos, e afins e principalmente uma boa apresentação de resto acho que não é uma coisa que vai fazer com que fiques rico mas que te vai dar umas boas condições de vida desde que escolhas o sitio certo e tenhas as coisas certas http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />
Evita Virus...... Ferve o Pc antes de o utilizares
Podiam ter calma x'D

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2010, 11:45:05 pm »
Eu trabalho no ramo (Americana, líder de venda a retalho) e, apesar de trabalhar num Auto-Serviço grossista, fazem parte da nossa rede tanto as nossas lojas próprias (temos 6 Lojas na cidade de Leiria [algumas com área específica, como a Livraria] e 1 na Marinha Grande) como revendedores (Continente, Modelo, Intermarché, Ponto Fresco, ...) e escolas. Estas vendas (fora da rede própria de lojas) são feitas pela Americana Connect. Para além destes, vendemos no Auto-Serviço (um supermercado de papelaria e afins) e a qualquer cliente que solicite venda pela Connect.

O tipo de produtos que vendemos directamente ao público são todo o tipo de papelaria (canetas, esferográficas, cadernos, livros, etc), pintura e artes, equipamentos de escritório (destruidoras, encadernadoras, plastificadoras, cisalhas, etc), todo o tipo de papel (fotocópia, impressão, fotográfico, cenário, embrulho, fantasia, cartões, cartolinas, seda, crepe, jasmim, etc, etc), etiquetas, brinquedos, consumíveis de informática e escritório (tinteiros, toners, CDs, DVDs, pilhas e baterias), produtos de limpeza, arquivo e escritório (pastas, agrafos, furadores, divisórias, classificadores, decoração (sazonal e permanente), material escolar, entre outros. Enfim, uma infinidade de produtos.

Pelo que tenho ouvido, o negócio está tão mau como qualquer um. A vantagem é que se vendem produtos de grande procura, como é o caso da imprensa e produtos de tabaco, jogos de sorte, etc. A meu ver é um bom investimento.
Outra vantagem é que os produtos em destaque variam consoante o ano. Natal, Carnaval, início do ano lectivo, etc, o que permite ter sempre produtos de grande procura durante uma determinada época e que resulta em procura durante grande parte do ano...

Erros a não cometer: todos os relacionados com o dinheiro de caixa e cofres (não ter mais de X por caixa, não deixar grandes quantias em cofre a não ser que seja absolutamente necessário, etc...), atender o cliente com o máximo de simpatia e profissionalismo. O local também é importante. Quanto mais movimento tiver, melhor... Cuidados com consumíveis voláteis, ou seja, com prazo de validade (tinteiros, pilhas, baterias, produtos alimentares, se for o caso, etc).

Quanto ao início da actividade, podes procurar franshising. É sempre uma boa base para começar (caso te interesse podes até contactar a empresa onde trabalho, não tenho a certeza se fazem franshising, mas perguntar não custa: www.americana.pt).

Espero que te tenha esclarecido algumas dúvidas. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' /> E se precisares de mais ajuda, é só dizer.
« Última modificação: Janeiro 04, 2010, 11:55:29 pm por lycosman »
Hooray for chainsaws :3


Offline Dexter_PT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #3 em: Janeiro 05, 2010, 09:44:19 pm »
É o seguinte pelo qe vejo aqui em viseu a livraria que está aqui pade o liceu ( onde ando a estudar ) enche-se de dinheiro á conta de: Revistas de moda, Tabaco, Revistas pa jovens e afins. Sinceramente acho que para se ter uma boa papelaria a coisa qe se percisa é:

O maior numero de titulos disponiveis, maior marcas de tabaco, maior marcas de mortalhas, friltos, e afins e principalmente uma boa apresentação de resto acho que não é uma coisa que vai fazer com que fiques rico mas que te vai dar umas boas condições de vida desde que escolhas o sitio certo e tenhas as coisas certas http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />

OFF-TOPIC: Ai em Viseu enrolam umas valentes http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />

On-topic:

Boas,

definitivamento o que apesar de algum declínio, se mantém com uma grande procura é as papelarias. Os jornais dão dinheiro, as revistas do tipo Maxmen, Playboy, demos da PS3 e etc. Mas se queres mesmo tirar o máximo de lucro possível investe no jogo santa casa. Não abras a papelaria sem saber se nesse sitío podes ter os Jogos da Santa Casa. Pois ele são limitados a uma certa distância ou ao número de pessoas existentes onde vais abrir a tua papelaria. Não me lembro se tem a haver com a distância relativamente às outras papelarias que têm jogos santa casa ou se tem a haver com o número de pessoas, mas de qualquer maneira é condicionado informa-te disso.

Vou-te dar 4 conselhos:

- Abre todos os dias de semana, não optes por descanso semanal;
- Desdobra-te em dois, não contrates ninguém nos primeiros 6 meses se o negócio não evoluir;
- Abre a papelaria perto de um café/pastelaria que tenha muito movimento;
- Se não tiveres possibilidade de abrir perto de uma pasteleria com movimento, arrisca mais um pouco, se o sitio onde viveres valer a pena, e abre um café/pastelaria com papelaria http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />

Cumprimentos,
Dexter_PT

SP: Se existem tartarugas ninjas porque não podem haver super-pinguins Dexter?

Julgamento do Dexter_PT

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #4 em: Janeiro 05, 2010, 11:44:13 pm »
Hoje vi a folha com os resultados do inventário anual. Correu MUITO bem. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' /> Um dos melhores anos da empresa segundo consta. Parece que o negócio não vai assim tão mal...
Hooray for chainsaws :3


Offline Dexter_PT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #5 em: Janeiro 06, 2010, 01:03:29 am »
Hoje vi a folha com os resultados do inventário anual. Correu MUITO bem. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' /> Um dos melhores anos da empresa segundo consta. Parece que o negócio não vai assim tão mal...

Boas,

alguém que nada contra a corrente. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />

Cumprimentos,
Dexter_PT

SP: Se existem tartarugas ninjas porque não podem haver super-pinguins Dexter?

Julgamento do Dexter_PT

Offline WordSalvation

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #6 em: Janeiro 07, 2010, 12:31:25 am »
Boas Pessoal,

Penso que o negócio da Papelaria com excepção ao café/pastelaria, é um dos poucos que ainda vai dando algum sustento.

Naturalmente que estou a falar de negócios que não exigem muitas qualificações ao nível do ensino superior...

Penso eu.... ou não?

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #7 em: Janeiro 07, 2010, 12:34:18 am »
Não há melhor escola de gestão que o teu próprio negócio. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/smile.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':)\' /> Claro que vais precisar de ajuda caso não saibas muito nesse campo, mas não é nada que não se aprenda.
Hooray for chainsaws :3


Offline Lok

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #8 em: Janeiro 07, 2010, 06:41:17 pm »
É o seguinte pelo qe vejo aqui em viseu a livraria que está aqui pade o liceu ( onde ando a estudar ) enche-se de dinheiro á conta de: Revistas de moda, Tabaco, Revistas pa jovens e afins. Sinceramente acho que para se ter uma boa papelaria a coisa qe se percisa é:

O maior numero de titulos disponiveis, maior marcas de tabaco, maior marcas de mortalhas, friltos, e afins e principalmente uma boa apresentação de resto acho que não é uma coisa que vai fazer com que fiques rico mas que te vai dar umas boas condições de vida desde que escolhas o sitio certo e tenhas as coisas certas http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />

OFF-TOPIC: Ai em Viseu enrolam umas valentes http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />

On-topic:

Boas,

definitivamento o que apesar de algum declínio, se mantém com uma grande procura é as papelarias. Os jornais dão dinheiro, as revistas do tipo Maxmen, Playboy, demos da PS3 e etc. Mas se queres mesmo tirar o máximo de lucro possível investe no jogo santa casa. Não abras a papelaria sem saber se nesse sitío podes ter os Jogos da Santa Casa. Pois ele são limitados a uma certa distância ou ao número de pessoas existentes onde vais abrir a tua papelaria. Não me lembro se tem a haver com a distância relativamente às outras papelarias que têm jogos santa casa ou se tem a haver com o número de pessoas, mas de qualquer maneira é condicionado informa-te disso.

Vou-te dar 4 conselhos:

- Abre todos os dias de semana, não optes por descanso semanal;
- Desdobra-te em dois, não contrates ninguém nos primeiros 6 meses se o negócio não evoluir;
- Abre a papelaria perto de um café/pastelaria que tenha muito movimento;
- Se não tiveres possibilidade de abrir perto de uma pasteleria com movimento, arrisca mais um pouco, se o sitio onde viveres valer a pena, e abre um café/pastelaria com papelaria http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/wink.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\';)\' />

Cumprimentos,
Dexter_PT

Se abrir perto de um escola, a melhor opção e ter uma secção com guloseimas. Lembro-me de um papelaria que também vendia gomas ao pè da minha escola, todos os dias haviam filas de garotos para comprar doces.
There is a time when the operation of the machine becomes so odious, makes you so sick at heart, that you can't take part; you can't even passively take part, and you've got to put your bodies upon the gears and upon the wheels, upon the levers, upon all the apparatus, and you've got to make it stop. And you've got to indicate to the people who run it, to the people who own it, that unless you're free, the machine will be prevented from working at all!

Offline jda-2009

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Duvida - Papelaria
« Responder #9 em: Abril 13, 2010, 02:26:21 pm »
ola a todos, estive a ler as vossas perguntas e respostas, mas gostaria de saber kais os melhores fornecedores de material para papelaria e para o mobiliario. Aguardo resposta http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49