44 regras para a criação de logotiposNo design de logótipos vale tudo mas nem tudo fica bem como é óbvio, fica aqui um conjunto de dicas que pode auxiliar o processo;
1. Perceber bem as intenções do cliente e dialogar com ele
2. Pesquisar o mercado para ver o que já existe no campo
3. Começar o projecto com lápis e papel em vez de começar directamente no computador
4. Tentar atingir a funcionalidade, simplicidade e essencialidade
5. Os logótipos tem que ser facilmente interiorizados e reconhecidos pelos observadores
6. Pensar de inÃcio todas a versões do logo (grande, pequeno, fundo de cor, fundo preto..)
7. Os logótipos tem que manter a consistência em fundo branco e em fundo preto
8. O logótipos devem ser facilmente reconhecÃveis, mesmo invertidos
9. Ter atenção as proporções entre as partes do logótipo para ser facilmente legÃvel em qualquer tamanho
10. Ter atenção á geometria implÃcita do logo
11. Todos os elementos do logótipo devem estar alinhados entre si
12. A composição tem que ser equilibrada
13. O logo deverá ter uma relação directa com o que representa
14. O logo deve ter solidez gráfica
15. O logo deve ser de fácil descrição
16. O logo deve ser directo e honesto no que representa
17. A consistência do logótipo tem que ser boa em qualquer tipo de plataforma
18. Ter em consideração os diferentes suportes de aplicação do logo
19. Não inovar fortuitamente, a função deve estar acima de tudo
20. Não achar que se conseguiu na primeira tentativa, quanto mais se trabalhar um logo mais hipótese tem de ser um bom logo
21. Não usar mais de três cores
22. O logotipo deve ser facilmente reconhecido com cores invertidas
23. Evitar cores muito fortes e cores muito apagadas
24. Usar no grafismo apenas o absolutamente necessário
25. A tipografia tem que ser muito bem legÃvel
26. Conjugar com cuidado o sÃmbolo com a tipografia do logo, ter atenção á composição
27. Não usar mais do que duas tipografias
28. Ter rigor e cuidado a colocar os subtÃtulos se os houver
29. Pedir opinião a várias pessoas acerca do logo
30. Não combinar elementos de logótipos famosos e achar que é muito original
31. Evitar as modas, em vez disso tentar dar um aspecto intemporal ao grafismo
32. Não usar clipart em nenhuma circunstância (muito importante)
33. Ter cuidado ao usar efeitos especiais como os gradientes, brilhos, sobreposições, etc
34. Evitar grafismos demasiado complicados
35. O logótipo deve transmitir rigor, confiança, originalidade e arrojo
36. Usar linhas fortes para negócios fortes e linhas suaves para negócios suaves
37. Uma foto geralmente não resulta como logo
38. Ter convicção quando se apresenta o logo ao cliente
39. Adequar o logo ao cliente
40. Se o nome da empresa é bastante forte, usar o nome da empresa como logo
41. O logótipo deve ter aprovação geral e não só do cliente. Não desenhar apenas para o cliente
42. Ter a humildade de perceber que nenhum logo é perfeito
43. Ter habilitações académicas para o design gráfico.
44. Ser profissional.
Fonte:
http://logotipo.pt/blog/regras_para_criar_logotiposhttp://www.logotipo.pt