Dos dois isp's referidos, já tive a MEO e neste momento estou apenas com a ZON Fibra, sei que esta utiliza várias configurações de rede de Fibra Óptica, em alguns casos a Fibra chega até ao equipamento de rua e noutros directamente a casa dos clientes. Mas mesmo nos casos em que a fibra chega a casa do cliente seja na ZON ou noutro ISO, há apenas fibra até ao Modem de Fibra, tipicamente apenas alguns metros. A partir daàa distribuição dos serviços é feita de outras formas. A mais cómoda é a distribuição por rede coaxial, dado a maior parte das casas ter já cablagem instalada. Outras opções são os cabos de rede ethernet, powerline e até o wireless. E Isto é verdade para todos os operadores de fibra, não apenas para a ZON.
Considero que o Serviço ZON Fibra 100, tem bastante qualidade, tem estado a trabalhar bem. Para começar a relatar minha experiência, em relação a zon box de alta definição com um Gravador Digital incorporado, surpreendeu-me e muito pela positiva, pois permite controlar a emissão televisiva e gravar até cerca de 200 horas de programação, posso aceder ao Videoclube e a todos os canais em Alta Definição da ZON TVCabo, que tem uma qualidade de imagem mesmo muito boa, além de que é sempre bom, poder fazer a gravação do que quisermos para ver mais tarde, ou andar com a emissão para trás porque perdemos algo.
A televisão é totalmente independente da Internet. Desta forma posso ter diversas televisões em casa ligadas ao mesmo tempo, a ver conteúdos HD sem qualquer redução na qualidade da Internet nem da própria imagem das televisões. Este é uma das principais limitações da IPTV, tanto sobre ADSL como sobre Fibra, pois a utilização de televisão consome 10Mb de largura de banda por cada TV com HD.
Na ZON não tenho um limite no número de TV’s em que o serviço está disponÃÂvel e temos sempre 40 canais de televisão que estão disponÃÂveis por toda a casa sem necessidade de box digital. Por outro não há limite para o número de box digitais que o cliente pode ter em casa, com ou sem gravação.
Quanto á MEO, tenho a opinião que gastam dinheiro em campanhas publicitárias que custam balúrdios e depois tem de compensar, de preferência enganando clientes.