Todos sabemos que em caso de emergência devemos ligar para o 112, mas quantos de nós sabem exactamente o que dizer?
Quando ligamos para o 112 devemos sempre fornecer os seguintes dados:
- O nosso nome;
- O nosso número de telemóvel ou telefone (ou então dizer que estamos a ligar de uma cabine e dar o respectivo número), pois pode ser necessário ligar de volta;
- Localização exacta (se não soubermos, devemos dar o máximo de pontos de referência possível);
- Dados da vítima (sexo, idade aparente (ou real se a soubermos), complicações anteriores (diabetes, doenças cardíacas, asma, etc.) se as soubermos);
- Situação da vítima (estado de consciência, tipo de acidente, fracturas, hemorragias, etc.);
- Outros dados relevantes.
A chamada deve ser feita o mais rapidamente possível.
Devemos ter sempre em atenção a nossa segurança em primeiro lugar.
Nunca devemos tocar na vítima sem luvas (para nossa segurança e para segurança da vítima), mesmo que conheçamos bem a pessoa (família incluída).
Em caso de suspeita de fracturas cervicais (quedas, etc.) nunca se deve mover a vítima.
Nunca se deve dar líquidos à vítima (água incluída, mesmo que esta o peça (excepção feita aos casos de hipo ou hiperglicémia ou intoxicação etílica (bebedeira)).