Autor Tópico: [Saúde] Porquê dar Sangue?  (Lida 3258 vezes)

Offline raf.cl

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« em: Agosto 13, 2009, 08:55:24 pm »
Porquê dar Sangue? 
 
Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.

Posso dar Sangue?
 
Pode dar sangue se tiver bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.  Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses (4 vezes/ano) e as mulheres de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.


Para sua segurança não dê sangue se: 
- alguma vez utilizou drogas por via endovenosa;
- teve contactos sexuais a troco de dinheiro ou drogas;
- sendo homem ou mulher, teve contactos sexuais com múltiplos(as) parceiros(as).


Se foi parceiro sexual de:
- qualquer dos grupos anteriores;
- seropositivo para o Vírus de Imunodeficiência Humana – VIH;
- portador crónico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.


 E, ainda se:
- tem história familiar de Doença de Creutzfeldt-Jakob e variante – DCJ, vDCJ;
- fez tratamento com hormona de crescimento, pituitária ou gonadotrofina de origem humana;
- fez transplante de córnea ou dura-máter;
- fez transfusão;
- tem Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;
- teve Paludismo/Malária nos últimos 3 anos;
- teve parto nos últimos 6 meses; está a amamentar;
- foi operado nos últimos 6 meses;
- fez endoscopia nos últimos 6 meses;
- fez tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;
- teve um novo(a) parceiro(a) sexual nos últimos 6 meses.

Como tornar-me dador?

Basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!

Como dou Sangue?

Todo o processo da dádiva demora em média 30 minutos. Relembramos que não deve dar sangue em jejum. Poderá tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo. Se almoçar, deverá completar as três horas de digestão antes de efectuar a sua dádiva.
 
INSCRIÇÃO

Ao dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita, será atendido por um profissional dos serviços administrativos/técnico de relações públicas que preencherá a sua ficha. É importante que se faça acompanhar pelo seu Bilhete de Identidade para que os seus dados pessoais sejam preenchidos correctamente e para que, mais tarde, receba o Cartão Nacional de Dador de Sangue.
 
TRIAGEM CLÍNICA
Em seguida, é sempre observado por um médico. Esta triagem destina-se a avaliar o seu estado de saúde para que haja a certeza de que não será lesado pelo facto de doar sangue, nem será prejudicado o doente que receber o sangue. É importante que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e os seus hábitos de vida. Toda a informação fornecida por si é confidencial. Neste processo, ser-lhe-á entregue um documento denominado “Termo de Consentimento Esclarecido para a Dádiva de Sangue”.
Este impresso será preenchido por si e pelo médico durante a triagem clínica. Neste questionário, o dador declara que leu e compreendeu toda a informação e que pôde ser esclarecido/a pelo médico sobre as dúvidas que surgiram, bem como que respondeu às questões com verdade, consciência e responsabilidade.
Ambos, médico e dador, assinam este documento. Após o questionário, avaliamos a tensão arterial e frequência cardíaca e realizamos o teste para a determinação do valor de hemoglobina, para verificar se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue, sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia, poderá ser suspenso, temporária ou definitivamente, dependendo da situação. Acima de tudo é importante salvaguardarmos a saúde do dador e do doente.

COLHEITA DE SANGUE TOTAL

Uma vez aprovado para a dádiva de sangue, irá ser atendido por enfermeiros na sala de colheita.
A punção venosa é realizada de acordo com procedimentos validados, com o auxílio de um sistema de saco e agulha estéril e de utilização única. Deste modo, é conferida a máxima protecção ao dador e ao receptor. Ser-lhe-ão retirados 450 ml de sangue correspondentes a uma unidade de sangue total.

REFEIÇÃO LIGEIRA

Por fim, após a colheita de sangue, é servida uma pequena refeição que permite mais alguns minutos de convívio com a equipa que o acompanhou.
Assim, todos poderemos certificarmo-nos de que a dádiva de sangue constituiu uma experiência agradável!

Cuidados pós-dádiva

As proteínas e as células sanguíneas são rapidamente repostas pelo organismo e não são requeridos cuidados especiais, havendo, contudo, alguns conselhos importantes para que possamos contar consigo para uma próxima dádiva.

No final da colheita exerça uma pressão forte no local da punção, durante cerca de 5 minutos, para que a hemostase se faça de forma eficaz.

Tome cuidado ao levantar-se da cadeira de colheita evitando fazer força e dobrar o braço nas duas horas seguintes.
Desta forma, ajuda a evitar o sangramento ou o aparecimento de hematoma. Em caso de sangramento, deverá exercer pressão no local e aplicar penso protector. E em caso de hematoma, deverá aplicar gelo no local, com precaução, para evitar queimadura pelo frio.

Ingerir uma refeição ligeira após a dádiva.

Manter a manga “ arregaçada” enquanto estiver a tomar uma refeição ligeira no pós- dádiva e só vestir o casaco após a refeição, para uma maior vigilância do local da punção.
Não retirar o penso do local da punção durante, pelo menos, quatro horas.

Reforçar a ingestão de líquidos nas doze horas seguintes para ajudar na reposição da parte líquida dispendida na dádiva.

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas.

Evitar fumar durante uma hora após a dádiva, uma vez que o monóxido de carbono que é libertado ao fumar, reduz o oxigénio disponível, podendo ocorrer uma indisposição.

Evitar expor-se ao sol, ou permanecer demasiado tempo em pé.

Evitar locais mal ventilados.

Evitar actividade muscular intensa nas doze horas seguintes tais como trabalhos na construção civil, condução de máquinas e actividades desportivas que exigem um esforço do organismo que, estando ainda em fase de recuperação, poderá não ter capacidade de resposta.

Evitar outras actividades como trabalhos em altura, mergulho, pilotar aviões.

Só poderá retomar estas actividades após um período de repouso de vinte e quatro horas .

Onde posso dar?

Pode dar sangue nos Centros Regionais de Sangue do Instituto Português do Sangue,IP, em Lisboa, Porto e Coimbra.
O horário de atendimento no Posto Fixo de cada Centro Regional de Sangue é:

-Lisboa: de segunda a sábado, das 8h00 às 19h30.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-109.html

-Coimbra: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00; sábado, das 8h00 às 13h00.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-110.html

-Porto: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30h; sábado, das 8h30 às 13h00.
http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-111.html
 
Também tem à sua disposição uma Unidade Móvel que se fixa em pontos estratégicos da cidade de Lisboa.
 
Existem vários Hospitais com Colheita de Sangue a Dadores.
http://ipsangue.org/images/upload/File/Hospitais_com_Colheita_a_Dadores_de_Sangue_actual08.pdf

Por fim, os Centros Regionais efectuam sessões móveis de colheita de sangue no seu local de trabalho ou na sua área de residência.

Saiba como pode colaborar connosco e organizar uma sessão de colheita de sangue.

http://www.ipsangue.org/maxcontent-documento-75.html

Fonte: Instituto Português do Sangue
.
Procuro a Solidão, como o ar procura o chão.
Como a chuva só desmancha, pensamento sem razão
Procuro esconderijo, encontro um novo abrigo.
Como a arte do seu jeito, e tudo faz sentido.

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #1 em: Agosto 13, 2009, 10:37:00 pm »
Excelente tópico. http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />

Offline acosta353

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #2 em: Agosto 14, 2009, 06:03:13 am »
É, excelente tópico mesmo...

Por falar em dar sangue, recebi há uns dias o meu cartãozinho de dador.

dador numero 436558, eheheh http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />
Homem que é Homem não bebe água no deserto!

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #3 em: Agosto 14, 2009, 08:32:10 am »
-tem Epilepsia, Diabetes insulino-dependente ou Hipertensão grave;

A grande razão pela qual não dou sangue... http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/sad.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':(\' />
Hooray for chainsaws :3


Offline Faboucas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://bacuradas.wordpress.com/
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #4 em: Agosto 24, 2009, 11:39:41 am »
Ainda nao tenho idade para dar sangue http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />
Mas quando tiver, tenciono dar.

Offline calao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #5 em: Junho 04, 2010, 12:53:25 pm »
Quando forem dar sangue... deem tambem a medula... é só mais um tubinho de sangue e podem salvar mais vidas...

tao simples.... é o que sempre digo aos meus amigos quando enviam emails de criancinhas...  "vai mas é dar sangue e a medula pá"

Offline clinis

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://my.opera.com/clinis/blog
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #6 em: Agosto 09, 2010, 09:12:13 pm »
Também sou novo demais para doar sangue/medula, mas tenciono fazê-lo quando tiver idade.

Uma curiosidade que me disseram: sabiam que quem é dador de sangue (e/ou medula, não me lembro) não conta para as visitas quando se visita alguém num hospital? Por exemplo, se só deixam entrar duas pessoas para ver o paciente, o dador também pode entrar que não conta para esse número de pessoas http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/tongue.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':P\' />
« Última modificação: Agosto 09, 2010, 09:14:54 pm por clinis »

Offline calao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #7 em: Agosto 10, 2010, 09:22:23 pm »
essa situaçao acho que ja foi alterada pelo menos no hospital que frequento... Hospital do Barreiro, o dador de sangue conta como visita.

Offline Bonitoum

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Saúde] Porquê dar Sangue?
« Responder #8 em: Agosto 10, 2010, 11:14:29 pm »
No São João no Porto não conta. Pelo menos no ano passado quando fui la visitar uma pessoa amiga.
No entanto não tenho conhecimento de actualizaçoes, mas espero não ter de voltar a visitar ninguem no hospital.

Beijos e abraços

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49