A corrida aos 45nm já começou

Started by southafrikanse, February 03, 2006, 12:10:09 PM

Previous topic - Next topic

southafrikanse



As japonesas Sony, Toshiba e NEC anunciaram um esforço conjunto para o desenvolvimento de chips com tecnologia de 45 nanómetros.
O consórcio veio a público poucos dias depois de a Intel ter apresentado um protótipo do processador com a mesma tecnologia, que deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2007.

Os seus processadores mais avançados já no mercado têm 65 nanómetros, o limite actual da indústria. Outro grupo, com as mesmas Sony e Toshiba, mas com a IBM no lugar da NEC, trabalha numa versão do chip Cell com 32 nanómetros, que deve demorar ainda cinco anos para ser lançado.

Um nanómetro equivale a um mil milhões de milímetros. A medida aplicada aos chips refere-se ao tamanho que cada circuito tem na pastilha de silício. A indústria tenta reduzir cada vez mais essa medida. Além de isso permitir mais transístores numa pastilha do mesmo tamanho, a miniaturização viabiliza velocidades maiores e menor consumo de energia.

A Sony e a Toshiba já trabalhavam no desenvolvimento de chips de 45 nanómetros desde Fevereiro de 2004. Em Novembro passado, a Toshiba fez um acordo semelhante e independente com a NEC, que agora se juntou à primeira dupla.

Já o protótipo anunciado na semana passada pela Intel tem mil milhões de transístores com os elementos de um processador de vários núcleos. O seu ââ,¬Å"waferââ,¬Â, disco de silício com vários chips colocados lado a lado, depois fatiado para encapsulamento, tem 300 mm de diâmetro. Este tamanho permite mais chips produzidos de uma só vez, o que baixa os custos individuais.

Fonte: Exame Informática
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."