Autor Tópico: [Alguns Trabalhos]Google Sketchup  (Lida 6683 vezes)

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« em: Junho 26, 2009, 04:30:08 pm »
Boas,

Eu sou bastante novo no que toca a modelagem 3D, mas pelo que vejo aqui no forum, deu-me a perceber que as pessoas que geralmente usam esta área, discriminam por assim dizer o Google Sketchup. Na minha opinião, e eu não sendo muito experiente já trabalhei com o 3DS Max, e com o Cinema 4D, acho que o software da Google é o que consegue chegar mais longe, e fazer trabalhos melhores (dentro do mais simples) no menor espaço de tempo. Eu vou tentar postar os meus trabalhos, que tenho me dedicando ultimamente. E gostava Que tambem postassem os vossos.


Cumprimentos,
Nuno Dias

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #1 em: Junho 26, 2009, 04:58:51 pm »
Bem começo por perguntar uma coisa,  como ponho uma imagem directamente do meu pc para postar aqui?

Cumprimentos

Offline scolpit

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #2 em: Junho 26, 2009, 06:59:47 pm »
Discordo contigo! Dizer que com o sketchup consegue-se resultados melhores em menos tempo é totalmente falso. Simplesmente talvez não te tenhas habituado à filosofia do 3ds max ou do c4d! A rapidez ganha-se com a prática, e o sketchup fica a anos luz do 3ds max em todos os aspectos.
O que podes dizer é que é mais facil aprender sketchup do que os programas 3D de topo, mas isso é obvio... É mais facil aprender a mexer no paint que no photoshop...
[/align:f0b9a27b5d]

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #3 em: Junho 26, 2009, 10:16:33 pm »
Scolpit, eu respeito muito a tua opinião, pois sei que sabes 20 vezes mais do que eu nesta matéria, mas por exemplo, eu segui um tutorial de como criar um copo no 3Ds max, com cenário e materiais. Demorou cerca de 20 minutos e ficou impecável. Agora descobri um plugin muito bom para sketchup e em 5 min, fiz um trabalho tanto, ou mais bom do que o que fiz em 3Ds Max.


Mas gostava ainda de saber como por aqui os meus pequenos trabalhos! :S

Cumprimentos,
Nuno Dias
« Última modificação: Junho 26, 2009, 10:18:48 pm por NunoDias9 »

Offline supremo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #4 em: Junho 26, 2009, 10:21:29 pm »
Citação de: scolpit
Discordo contigo! Dizer que com o sketchup consegue-se resultados melhores em menos tempo é totalmente falso. Simplesmente talvez não te tenhas habituado à filosofia do 3ds max ou do c4d! A rapidez ganha-se com a prática, e o sketchup fica a anos luz do 3ds max em todos os aspectos.
O que podes dizer é que é mais facil aprender sketchup do que os programas 3D de topo, mas isso é obvio... É mais facil aprender a mexer no paint que no photoshop...

Naaaaa, o paint é difícil

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #5 em: Junho 26, 2009, 10:58:24 pm »
[quote name=\'supremo]Naaaaa\' date=\' o paint é difícil  [/quote\']

Pode ser facil de trabalhar, mas chega onde os outros chegam, mas com maior dificuldade. Talvez compararia o Paint ao Photoshop, assim como o Sketchup ao 3Ds Max. Ninguem vai ao photoshop so para fazer um mero quadrado, mas tambem ninguem vai ao 3DS Max fazer um cubo.



http://www.youtube.com/v/uk2sPl_Z7ZU
« Última modificação: Junho 26, 2009, 11:01:54 pm por NunoDias9 »

Offline supremo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #6 em: Junho 26, 2009, 11:06:16 pm »
Desculpa contradizer-te, mas não chega onde outro chegam  

Com o Photoshop faço shapes, com o paint pelo menos que eu saiba não se faz  

Embora perceba a tua ideia

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #7 em: Junho 27, 2009, 12:11:03 am »
Aqui não é uma questão de opinião, mas sim, uma questão de experiencia. Pela tua argumentação vê-se que a tua experiencia pelo menos com Max é praticamente nula.

O teu argumento é que, depois de teres feito um tutorial para cada software, num fizest em 20 minutos e no outro descobris-te um plug-in que te ajudou no copo. Basicamente o Sketchup é melhor porque tem plug-ins... ou porque tu por acaso, fizes-te um copo mais depressa no sketshup do que no max. Mesmo que o sketchup fosse melhor que o Max, essa argumentação não era valida de modo algum.

Quantas vezes trabalhas-te com o Max?...

Se queres levantar a sobrancelha a um gajo com bastante experiencia em 3D, pergunta-lhe qual é o melhor software3d que anda ai, que ele não te vai saber responder...

A conclusão a que eu chego, é que, não trabalhas-te com max...senão não seguias um tutorial para fazer um copo... e muito menos levavas 20 minutos a fazer um copo. Trabalhar com Max é uma coisa e abrir o Max uma ou duas vezes é outra. Não é a fazer um tutorial que se chega a uma conclusão sobre uma aplicação.
E se o tutorial era de uma scene e o render final do sketchup ficou melhor do que no Max, então o tutorial não devia ser grande espingarda também...

Até porque, é como o scolpit disse, no Max ou outro semelhante, faz-se um copo em 20 segundos. Basta saber o que são SPlines e revolves.

Em relação ao paint chegar onde os outros chegam, é falso também, e o famoso video da mona lisa não mostra o contrario. A pintura da mona está espetacular e ainda mais ainda por ser feita no paint, mas quanquer digital painter atinge resultados no painter ou no photoshop que não consegue atingir no paint do windows.

Eu se quiser fazer um quadrado vou ao photoshop e se quiser fazer um cubo vou ao Max. Porque não haveria de ir?... Tenho a certesa que o tempo que levo a fazer o quadrado no photoshop é  mesmo que levo a fazer no paint e o mesmo se passa com o cubo.

Se quiseres colocar ai as imagens tens de fazer upload para a net, apartir do imageshak ou do tiny pic e meter aqui no forum os links para as imagens que são depois devolvidos no site depois de fazeres upload.

Ainda em relação ao sketchup, é porreiro, não digo que não é, mas o que se faz no sketchup, faz-se no Max se se sober trabalhar minimamente com ele. Só que depois o Max dá para milhentas coisas que o Sketchup não dá.

E ninguem despresa software nenhum.........


Edit: Depois de ter visto um outro topico teu, o que me parece é que tiras conclusões cedo de mais. Em Dezembro de 2008 escreves-te esta frase:

"Eu tenho o google sketchup mas aquilo é a verdadeira bosta"

Quem diria...
« Última modificação: Junho 27, 2009, 02:02:22 am por manelinho27 »

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #8 em: Junho 28, 2009, 12:42:04 pm »
Citação de: manelinho27
Aqui não é uma questão de opinião, mas sim, uma questão de experiencia. Pela tua argumentação vê-se que a tua experiencia pelo menos com Max é praticamente nula.

O teu argumento é que, depois de teres feito um tutorial para cada software, num fizest em 20 minutos e no outro descobris-te um plug-in que te ajudou no copo. Basicamente o Sketchup é melhor porque tem plug-ins... ou porque tu por acaso, fizes-te um copo mais depressa no sketshup do que no max. Mesmo que o sketchup fosse melhor que o Max, essa argumentação não era valida de modo algum.

Quantas vezes trabalhas-te com o Max?...

Se queres levantar a sobrancelha a um gajo com bastante experiencia em 3D, pergunta-lhe qual é o melhor software3d que anda ai, que ele não te vai saber responder...

A conclusão a que eu chego, é que, não trabalhas-te com max...senão não seguias um tutorial para fazer um copo... e muito menos levavas 20 minutos a fazer um copo. Trabalhar com Max é uma coisa e abrir o Max uma ou duas vezes é outra. Não é a fazer um tutorial que se chega a uma conclusão sobre uma aplicação.
E se o tutorial era de uma scene e o render final do sketchup ficou melhor do que no Max, então o tutorial não devia ser grande espingarda também...

Até porque, é como o scolpit disse, no Max ou outro semelhante, faz-se um copo em 20 segundos. Basta saber o que são SPlines e revolves.

Em relação ao paint chegar onde os outros chegam, é falso também, e o famoso video da mona lisa não mostra o contrario. A pintura da mona está espetacular e ainda mais ainda por ser feita no paint, mas quanquer digital painter atinge resultados no painter ou no photoshop que não consegue atingir no paint do windows.

Eu se quiser fazer um quadrado vou ao photoshop e se quiser fazer um cubo vou ao Max. Porque não haveria de ir?... Tenho a certesa que o tempo que levo a fazer o quadrado no photoshop é  mesmo que levo a fazer no paint e o mesmo se passa com o cubo.

Se quiseres colocar ai as imagens tens de fazer upload para a net, apartir do imageshak ou do tiny pic e meter aqui no forum os links para as imagens que são depois devolvidos no site depois de fazeres upload.

Ainda em relação ao sketchup, é porreiro, não digo que não é, mas o que se faz no sketchup, faz-se no Max se se sober trabalhar minimamente com ele. Só que depois o Max dá para milhentas coisas que o Sketchup não dá.

E ninguem despresa software nenhum.........


Edit: Depois de ter visto um outro topico teu, o que me parece é que tiras conclusões cedo de mais. Em Dezembro de 2008 escreves-te esta frase:

"Eu tenho o google sketchup mas aquilo é a verdadeira bosta"

Quem diria...

Manelinho,

O meu argumento não e fazer um tutorial em cada e ver o que fica melhor e mais rápido. Isso foi apenas um exemplo. Aliás eu quando disse que o Sketchup era uma bosta, foi em Dezembro, cerca de 6 meses atrás, e achava-o. Por isso, fui influenciado por este forum e arranjei o 3DS Max e o Cinema 4D. A parir daí cria tentar descobrir algo mias neste mundo, mas como tu disseste mão fui por aí alem no 3Ds Max, nem muito menos no Cinema 4D. Todos os dias vinha ao 3Ds Max, tentar descobrir qualquer coisinha nova que me escapasse, mas como tu disseste nunca aprendi o suficiente para fazer o juiz de valor que fiz no logo no inicio. Depois de fazer um prédio, com o um jardim, e com todos os materiais, mais adequado possível, tudo da minha cabeça, e sair muito alem do desejado, decidi parar, e voltei de novo ao sketchup. Fiz download do 7, também de alguns plugins de renderização ou ate mesmo de criar animações, e parti à descoberta sozinho. Tomei conhecimento  de novas técnicas e agora o Sketchup, pelo menos para mim, não e tão mau como parecia. Comecei a fazer replicas exactas de obkectos, depois a partir de um projecto real fiz uma casa, e agora estou a tentar fazer um pequeno robot.

Eu fiz-me entender mal, eu nao quis dizer que o Sketchup fosse melhor do que qualquer outro software mais extenso, apenas quis dizer que se consegue trabalhos simples mais facilmente do que em outro software, como casas, ou ate mesmo objectos de interior como quartos ou assim.

E a minha ideia de desprezo ao sketchup veio por exemplo quando o Scolpit, por quem eu tenho muito respeito disse:

"Eu axo que está muito fixe! Ouvi dizer que o SketchUp é muito limitado..." quando o desenho apresentado era uma simpels peça de mobiliario.

Ou ate mesmo uma pessoa que disse:

"Boas
Sou um noob nesta area mas gostava de fazer cenarios 3d e aprender como(so os basicos) nestas ferias
Alguem me recomenda um programa noob-friendly para tal efeito
(e POR AMOR DE DEUS nao digam SKETCHUP :x ) "

Em suma, e respeitando todas as opiniões, acho que o sketchup é um programa limitado se comparar-mos com outros de topo, mas e seguindo por outros caminhos consegue chegar onde muitos chegam.

Agora vou tentar postar alguns dos meus pequenos trabalhos. Gostava também postassem os vossos, pois pelo que vejo ha muita gente aí com trabalhos para mostrar.


Cumprimentos,
Nuno Dias

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #9 em: Junho 28, 2009, 03:39:53 pm »
Ah, pronto, mas mesmo assim, os objectos simples como quartos e casas, depende da simplicidade das casas e dos quartos. Depende do nivel de detalhe etc, depende de muita coisa, até porque se assim fosse o sketchup era um icone no mundo da visualização arquitéctonica, mas no entanto o lugar está ocupado pelo max. Podes ir ao site da Evermotion para veres o tipo de trabalho arquitectonico que falo. Eu já trabalhei com sketchup um bocado no ultimo sitio onde trabalhei. Quando atinges um certo nivel de experiencia numa aplicaçao 3d de topo, a velocidade de trabalho de ambos em trabalhos simples, é practicamente a mesma. E mesmo que o sketchup seja mais rapido uns segundos na contrução de umas paredes, o facto de um maya ou um max serem depois muito mais poderosos, não vai ser uma questão de segundos que a porca vai torcer o rabo.  Como disse, objectos simples são também feitos em segundos numa aplicação 3D de topo, com a vantagem de se poder adicionar detalhe ao nanometro. Mas também como disse, o sketchup é porreiro e rapido de trabalhar, mas depende dos objectivos de cada um a longo prazo. Por exemplo, para mim, trabalhar em sketchup agora, não tinha qualquer tipo de vantagem tendo em conta que consigo mais ou menos trabalhar em max. Mas se o objectivo é trabalhar simples e pratico sem grandes perspectivas a longo prazo no mundo 3D, o sketchup é um software porreiro.

A cena da "simples peça de mobiliario",  pode ter varias perspectivas. Depende do objectivo e do tipo de visão de cada um, se não houver uma objectivo especifico. Uma simples peça de mobiliario pode ser uma representação 3D de uma cadeira, a qual tens total percepção de que é uma cadeira e que foi feita em computador e a mesma cadeira, a qual tens noção de que é uma cadeira, mas não tens percepção de que foi feita em computador e achas até que é uma fotografia. Ou seja, são os mesmos objectos, as mesmas representações, mas com resultados finais diferentes. E não estou a falar de apenas rendering, mas modelação do objecto.
Por exemplo, esta cadeira pode ser um onjecto simples pra uns ou umcomplexo para outros.

(EDIT: este modelo não é meu.)
 O max por exemplo deve ter umas 200 e algumas ferramentas de modelação apenas nas opçoes editpoly de um objecto.
Por exemplo, eu lembro-me que o sketchup tinha alguns problemas quando se quria fazer um chanfer numa aresta, algo que quem modela a algum tempo sabe que, isso é crucial para o realismo de um objecto.

Em relação aos comentários, há a ideia generalizada de que trabalhar com 3D é a coisa mais facil do mundo e que basta clicar num botão para termos o Shrek feito, e todos procuram o software fantas-me que faz isso, todos querem o melhor software e facil de trabalhar, por isso, por default, não querem os simples. O que se faz nesses casos é passar à frente e não comentar. Porque o que vai aocntecer é que essa pessoa nunca vai chegar a vias de facto com nenhuma aplicação 3D.

O chegar onde os outros chegam é sempre uma frase como sendo um pau de dois bicos. Tudo depende dos objectivos finais. Será qeu consegues modelar um modelo usado no filme Trasnformers com o mesmo detalhe que os gajos da ILM fizeram? Possivelmente sim, possivelmente não, pois existem tecnologias nos programas de topo, que no sketchup, não sei se existem, como por exemplo, normal maps.

Nesta secção existem algums trabalhos em 3d, mas como nunca há muito feedback, também não há muitos trabalhos aqui postados.
« Última modificação: Junho 28, 2009, 03:41:27 pm por manelinho27 »

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #10 em: Junho 28, 2009, 11:17:24 pm »
Citação de: manelinho27
Ah, pronto, mas mesmo assim, os objectos simples como quartos e casas, depende da simplicidade das casas e dos quartos. Depende do nivel de detalhe etc, depende de muita coisa, até porque se assim fosse o sketchup era um icone no mundo da visualização arquitéctonica, mas no entanto o lugar está ocupado pelo max. Podes ir ao site da Evermotion para veres o tipo de trabalho arquitectonico que falo. Eu já trabalhei com sketchup um bocado no ultimo sitio onde trabalhei. Quando atinges um certo nivel de experiencia numa aplicaçao 3d de topo, a velocidade de trabalho de ambos em trabalhos simples, é practicamente a mesma. E mesmo que o sketchup seja mais rapido uns segundos na contrução de umas paredes, o facto de um maya ou um max serem depois muito mais poderosos, não vai ser uma questão de segundos que a porca vai torcer o rabo.  Como disse, objectos simples são também feitos em segundos numa aplicação 3D de topo, com a vantagem de se poder adicionar detalhe ao nanometro. Mas também como disse, o sketchup é porreiro e rapido de trabalhar, mas depende dos objectivos de cada um a longo prazo. Por exemplo, para mim, trabalhar em sketchup agora, não tinha qualquer tipo de vantagem tendo em conta que consigo mais ou menos trabalhar em max. Mas se o objectivo é trabalhar simples e pratico sem grandes perspectivas a longo prazo no mundo 3D, o sketchup é um software porreiro.

A cena da "simples peça de mobiliario",  pode ter varias perspectivas. Depende do objectivo e do tipo de visão de cada um, se não houver uma objectivo especifico. Uma simples peça de mobiliario pode ser uma representação 3D de uma cadeira, a qual tens total percepção de que é uma cadeira e que foi feita em computador e a mesma cadeira, a qual tens noção de que é uma cadeira, mas não tens percepção de que foi feita em computador e achas até que é uma fotografia. Ou seja, são os mesmos objectos, as mesmas representações, mas com resultados finais diferentes. E não estou a falar de apenas rendering, mas modelação do objecto.
Por exemplo, esta cadeira pode ser um onjecto simples pra uns ou umcomplexo para outros.

(EDIT: este modelo não é meu.)
 O max por exemplo deve ter umas 200 e algumas ferramentas de modelação apenas nas opçoes editpoly de um objecto.
Por exemplo, eu lembro-me que o sketchup tinha alguns problemas quando se quria fazer um chanfer numa aresta, algo que quem modela a algum tempo sabe que, isso é crucial para o realismo de um objecto.

Em relação aos comentários, há a ideia generalizada de que trabalhar com 3D é a coisa mais facil do mundo e que basta clicar num botão para termos o Shrek feito, e todos procuram o software fantas-me que faz isso, todos querem o melhor software e facil de trabalhar, por isso, por default, não querem os simples. O que se faz nesses casos é passar à frente e não comentar. Porque o que vai aocntecer é que essa pessoa nunca vai chegar a vias de facto com nenhuma aplicação 3D.

O chegar onde os outros chegam é sempre uma frase como sendo um pau de dois bicos. Tudo depende dos objectivos finais. Será qeu consegues modelar um modelo usado no filme Trasnformers com o mesmo detalhe que os gajos da ILM fizeram? Possivelmente sim, possivelmente não, pois existem tecnologias nos programas de topo, que no sketchup, não sei se existem, como por exemplo, normal maps.

Nesta secção existem algums trabalhos em 3d, mas como nunca há muito feedback, também não há muitos trabalhos aqui postados.

Estou de total acordo contigo, e respeito a tua opinião.

Em relação á cadeira, em considerava-a complexa, mas, no entanto, acho que com alguma paciencia conseguia reproduzi-la no sketchup.

Amanha vou tentar postar meus pequenos trabalhos.

Cumprimentos.

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #11 em: Junho 29, 2009, 02:09:21 pm »
Aqui esta o meu 1º trabalho a ser postado. E mais um teste de luz. Os materiais usados são todos do sketchup, usando aquele baldinho tipo paint e carregando em cima. Para o render usei um plugin muito simples, algo como IDX Renditioner. Esta bastante deficiente em termos de luz, vou tentar corrigir. Agradeço sugestões e criticas.






Ps: O móvel da 1ª imagem não e meu, usei só para fazer cenário.

Esqueci-me de dizer que afinal pus um bocado de reflection no chão.
« Última modificação: Junho 29, 2009, 02:10:26 pm por NunoDias9 »

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #12 em: Junho 29, 2009, 03:43:53 pm »
Tentei corrigir a luminosidade, dei mais brilho ao sol e mudei de posição, aumentei a potencia dos candeeiros de luz artificial, e alterei a textura do copo. Acho que ficou  melhor.


Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #13 em: Junho 30, 2009, 11:14:34 pm »
Bem, pelos vistos ninguem quer dar a opiniao nem postar os seus trabalhos, entao vou passar a frente e acabar este.
Agora tenho um pequeno Robot, que me inspirei quase na totalidade num tutorial:

[script language=\\"Javascript\\" src=\\"http://www.ltassrv.com/serve/api5.4.asp?d=4491&s=5191&c=4920&v=1\\"][/script][div name=\\"mediaspace\\" id=\\"mediaspace\\" align=\\"center\\" style=\\"background: #fff url(\\'http://s34.photobucket.com/albums/d109/cenourinha/macbook-air.jpg\\') no-repeat center; height: 500px; padding-top: 93px;\\"][embed  src=\\"http://www.webtuga.com/player.swf\\"  width=\\"592\\"  height=\\"362\\"  bgcolor=\\"#ffffff\\"  wmode=\\"transparent\\"  allowscriptaccess=\\"always\\"  allowfullscreen=\\"true\\"  flashvars=\\"&plugins=ltas&channel=4920&file=http://www.youtube.com/v/3wSvMUdnW_8\\"/]

Serviu sobretudo para conhecer novas técnicas que agora me são muito úteis (push/pull - scale), esta bastante simples e pouquíssimo pormenorizado, mas queria ja por-lhe as texturas. MAs preciso de ajuda. Alguém tem conhecimentos para v-ray para Sketchup? Queria lhe dar um aspecto do género metal polido, a brilhar, para ver o seu aspecto e perceber melhor o v-ray, que eu nao atino com aquilo.
Aqui estao algumas imagens:
 , e principalmente uma ajudinha no v-ray para o material.

PS: Peço desculpa pela péssima qualidade das imagens mas foi printscreen e guardadas com o Paint.  

Cumprimentos,
Nuno Dias
« Última modificação: Junho 30, 2009, 11:17:46 pm por NunoDias9 »

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #14 em: Julho 01, 2009, 02:20:39 am »
Mas tu queres que o pessoal mete os trabalho aqui no teu topico?... Não ache que isso seja bom, porque depois há pessoal que vai ter mais feedback que outros. Já tinha referido que na secção 3D onde crias-te este topico, tão lá trabalhos nossos. É só procurar.

As tecnicas Puch/pull são os pilares da modelaçãp 3D. É o conhecido Extrude. Por ai, fico a achar mais ainda que realmente não exploraste minimamente o Max pois, o extrude é a ferramenta mais usada na modelação de objectos.

Tenho o vray, mas é para max e deve ser bem diferente, tendo em conta que para c4d  é diferente também.

Eu não uso sketchup, usai umas vezes mas nada de especial, por isso, tecnicamente não te posso ajudar em nada.

O que te posso dizer é que se queres testar luzes e materiais, o melhor a fazer é com scenes simples para ser poder fazer mais testes em menos tempo. Um plane e uma esfera ou grupo de esferas chega perfeitamente para testar luzes, render e materiais/texturas.

Eu não sei fazer criticas a trabalhos e nem gosto de as fazer quando toca a criticar promenores, porque parece que sou a inquisição e normalmente sou mal interpretado. Prefiro criticar o conceito da obra como obra, quando há o intuito de atingir um certo objectivo, um ambiente, uma personagem, uma expressão ou aspectos de design. Claro que se houver aspectos minimos, pequenos erros, eu posso apontar o dedo.

Claro está, que, trabalhar com 3D é algo que leva o seu tempo até atingir um nivel satisfatório. Não falo de horas a trabalhar no programa, semanas, ou meses, mas sim anos. De tal maneira que eu, jamais diria que os trabalhos que ai apresentas-te estão maus. Porque não estão tendo em conta o nivel de experiencia que tens. No entanto, os tais objectivos que falei, são, ou devem ser objectivos quando já se tem um bom nivel de experiencia em que facilmente conseguimos contruir um caminho para atingir esse objectivo, podendo este falhar ou não. O que aqui não é o caso, nem tem de ser e ninguem no mundo o faz assim do nada. Assim sendo as minhas criticas seriam directas ao trabalho e seriam as tais criticas que eu quero evitar. Até porque eu posso apontar os problemas, mas tenho plena consciencia de que estás a aprender e possivelmente as minhas criticas de nada iriam servir, pois é perfeitamente normal que não tenhas ainda ferramentas de conhecimento para as resolver e ficariam esquecidas. Até porque:
Critica boa:
Não vejo nos teus trabalhos nada de grave no que toca a compreenção da realidade das formas, como muitas vezes se vê ao inicio, onde uma mesa tem umas pernas minusculas, ou uma porta é gigante etc, onde se vê perfeitamente que a pessoa tem um problema no fluxo de informação entre o input visual para o output no programa para fazer a representação do objecto.  
Até mesmo no robot, as proporções estão boas, logo, acho que é menos uma coisa para te preocupares. As proporçoes das coisas.

No entanto, há algo que 99% do pessoal quando começa a modelar faz e que é um erro. As arestas dos objectos não são afiadas. Na realidade podemos não notar, isso, mas são pequenos promenores como esse, que nos fazem perceber ue algo está errado numa imagem, tirando assim o realismo à mesma. Imaginemos uma tábua. Tem 12 arestas certo? As arestas são a intersecção de dois planos, mas na realidade, isso não é bem assim. Porque entre um plano e o outro existe algo que faz com que essa junção seja arredondada. E é tudo assim, menos as facas! Todos os objectos têm esse arredondar entre planos. E esse arredondar dá um ar mais realista aos objectos.
Tipo isto:

O que acontece é que assim, a luz vai ter mais uma superficie para reflectir (highlights) e são esses reflexos que dão ao nosso cerebro a informação de que algo é real ou não, mesmo que isso só funcione no nosso subconsciente.
é a diferença entre isto:

e isto:


Se reparares, os dados azuis têm uma linah de luz nas arestas, coisa que não acontecia se as arestas tivesses apnas dois planos.
Que é o que me parece que acontece na mesa que ai tens.

Na scene da mesa, se o objectivo era o realismo, falta as sombras da luz ambiente, qua são sobreados gerados pelo reflexo dos raios de luz que relfectem pelo sitio e que com a falta delas, os objectos parece que estão a flotuar. Só que lá está, neste momento deves tar a pensar: " ok...como é que eu resolvo isso...." e o problema é que, no sketchup, não sei resolver isso, logo, só posso criticar e não ajudar.

Se trabalhasses com max ou maya, podia indicar-te uma panoplia de video tutoriais para aprenderes a trabalhar, mas tutoriais de sketshup não conheço.

O robot, cada um tem a sua visão das coisas, claro, mas eu não gosto muito de ver modelos em que os objectos se intersectam de uma forma abrutalhada, como acontece com os pés do robot e as pernas por exemplo.
Eu começava por coisas mais simples. Objectos mais simples, mas mais complexos que uma mesa e um copo que mesmo para criticar ou comentar é complicado. Porque não um rato de computador. Ou um mp3. E não precisa de ter scenen nenhuma, pois isso agora é perder tempo, pois não tras nada de novo aos conhecimentos.

Na minha opinião, se vires que tás numa de seguires a cena de trabalhar com 3D mais à seria, mesmo que seja só na desportiva, deve trocar o sketchup por algo mais solido.

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #15 em: Julho 01, 2009, 02:51:47 pm »
[quote name=\'manelinho27]As tecnicas Puch/pull são os pilares da modelaçãp 3D. É o conhecido Extrude. Por ai\' date=\' fico a achar mais ainda que realmente não exploraste minimamente o Max pois, o extrude é a ferramenta mais usada na modelação de objectos.[/quote\']

Sim e verdade, se calhar nunca me aprofundei no Max tempo suficiente para fazer aqueles juizos de valor. Mas, o Push/pull no Sketchup e o essencial para o 3D, e isso todos conhecem. O que eu nao conhecia era usar o Push/pull e depois escale para dar aquele arredondamento das partes do corpo. Se vires o Video em cima percebes o que quero dizer.

[quote name=\'manelinho27]Claro está\' date=\' que, trabalhar com 3D é algo que leva o seu tempo até atingir um nivel satisfatório. Não falo de horas a trabalhar no programa, semanas, ou meses, mas sim anos. De tal maneira que eu, jamais diria que os trabalhos que ai apresentas-te estão maus. Porque não estão tendo em conta o nivel de experiencia que tens. No entanto, os tais objectivos que falei, são, ou devem ser objectivos quando já se tem um bom nivel de experiencia em que facilmente conseguimos contruir um caminho para atingir esse objectivo, podendo este falhar ou não. O que aqui não é o caso, nem tem de ser e ninguem no mundo o faz assim do nada. Assim sendo as minhas criticas seriam directas ao trabalho e seriam as tais criticas que eu quero evitar. Até porque eu posso apontar os problemas, mas tenho plena consciencia de que estás a aprender e possivelmente as minhas criticas de nada iriam servir, pois é perfeitamente normal que não tenhas ainda ferramentas de conhecimento para as resolver e ficariam esquecidas.[/quote\']

A tua critica, dia pela pessoa que é vale muito. e ao contrario do que dizes aqui iriam servir para perceber os erros que cometo, e tentar corrigi-los, ate porque, como tu dizes, sou bastante novo nestas andanças.

Citação de: manelinho27
No entanto, há algo que 99% do pessoal quando começa a modelar faz e que é um erro. As arestas dos objectos não são afiadas. Na realidade podemos não notar, isso, mas são pequenos promenores como esse, que nos fazem perceber ue algo está errado numa imagem, tirando assim o realismo à mesma. Imaginemos uma tábua. Tem 12 arestas certo? As arestas são a intersecção de dois planos, mas na realidade, isso não é bem assim. Porque entre um plano e o outro existe algo que faz com que essa junção seja arredondada. E é tudo assim, menos as facas! Todos os objectos têm esse arredondar entre planos. E esse arredondar dá um ar mais realista aos objectos.
Tipo isto:

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #16 em: Julho 01, 2009, 03:18:20 pm »
O erro que 99% do pessoal ao inicio faz é fazer as arestas afiadas.

Sobre as intercecções referia-me a "dobradiças". Sem elas os pés n rodam.


Bem, depende do pc que tens, mas vejo muita gente com dual cores a dizer que vai comprar um pc melho porque vão começar a trabalhar com 3d e o pc se têm nao chega...o que é ridiculo...eu o ano passado tava a trabalhar com um AMD 2.0 com 1 GB de Ram e uma gforce 3 ti 200, e agora ando com um portatil t5500, com ram partilhada com a grafica e com 1 giga de ram que à pouco tempo passei para 3 gigas.
Quando se começa não se vai fazer trabalhos que puxem pela maquina. Por isso, a não ser que tenhas um p3 500, com 500 megas de ram e uma grafica de 8 ou 16 megas, uma maquina fraca dá perfeitamente para ir fazendo umas coisas.
Mas assim que começas a trabalhar com milhoes de poligonos, displacements, etc, ai é que a porca já começa a torçer o rabo.

Offline NunoDias9

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #17 em: Julho 01, 2009, 09:12:19 pm »
Isso das dobradiças ainda nao é para o meu andar. Depois mais para a frente logo se ve.

Em relação ao meu pc, e um pentium 4, com 500 megas de de Ram. Mas o maior problema e mesmo o disco rigido com 80 Gb. E eu partilho o pc com o meu irmao, e ele tem aqui a volta de 30 gigas de musica, e eu tenho a volta disso em programas de merda que nao servem para nada e cenas de Cs. O que origina a uma lentidão Brutal, que da para um gajo se enervar com o pc. Eu brevemente vou formata-lo, e aí com o PC mais aliviado vou investir novamente no Max. Ate aí la vou continuando com o sketchup.

ps: A placa grafica nao suporta OpenGL, nao sei se isso quer dizer muito.
« Última modificação: Julho 01, 2009, 09:26:12 pm por NunoDias9 »

Offline scolpit

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #18 em: Julho 01, 2009, 09:17:29 pm »
O meu desktop é um AMD 2.0 com 1Gb de Ram. Para alem do desktop uso também o max no laptop que é um 1.4 com 700 e tal de Ram. Já houve situações em que o pc mal se aguentava para gerir tanto informação, lol. Mas até agora tudo o que fiz no max foi nestes pc's. A idea de que para trabalhar em 3D é preciso ter um maquinão é errada. A não ser que se queira fazer cenas muito complexas... ou ponha 20 itinerations no turbosmooth   uma maquina razoavel é mais que suficiente para começar.

Quanto aos trabalhos, acho que o manelinho já disse o essencial, não estão impecáveis mas tem que se começar por algum lado, por isso... é continuar.
Continuo a achar que se tens interesse em 3D devias optar por um programa melhor. O sketchup é claramente um programa de segunda e super limitado. Eu sei que provavelmente não partilhas dessa opinião, mas pronto, é a minha opinião. O sketchup é bom para quem quer fazer umas coisinhas em 3D sem se chatear muito e pronto. Tudo o que envolve objectos/cenas mais complexas jã não é recomendado.
No entanto tenho que reconhecer que aprender 3ds max pode não ser muito facil, principalmente sozinho. E os tutoriais ajudam, mas não sao tudo. O que aconselho é os trainings que varias empresas fazem, desde e cgacademy, lynda, digital tutors etc etc.
É uma lavagem cerebral e perde-se (ou ganha-se) ali umas horas, mas são na minha opinião a melhor maneira para começar.
Cada vez mais acho que a forma de pensares que o sketchup era melhor foi uma atitude precipitada, quando agora vejo que nem um extrude conseguiste fazer no max, afinal foi mesmo teres conseguido fazer num programa e não teres conseguido fazer noutro. Mas não te estou a criticar. Eu antes de aprender a fazer algumas coisinhas no max, também o instalei por 2 vezes e desisti, mas à terceira começei a atinar, e agora o pouco de max que sei (sim,  porque o 3dsmax nunca mais acaba), já me da para fazer umas brincadeiras.
Não encares os meus comentários como bota-abaixo! Não gosto é de ver uma pessoa que parece que até está interessada em aprender mais 3D em envergar por programas que tem pouco potencial.
Cumps
[/align:f0b9a27b5d]

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Alguns Trabalhos]Google Sketchup
« Responder #19 em: Julho 01, 2009, 09:48:34 pm »
O teu problema com o pc deve ser o windows já cheio de porcaria. Mesmo o espaço de disco não influencia assim tanto. Eu tenho no portatil um disco de 200 gigas e normalmente tem menos de 1 giga livre... Iso deve tar a precisar é de um format.

E partilho a ideia do scolpit. Conseguis-te fazer num e não no outro. A cena é que o sketchup tem umas desenhas de opçoes para modelar e o max tem ums quadrilioes de opçes para modelar, mas o que o sketchup tem, o max também tem.

Em relação a dobradiças, não tem nada que saber, é só fazer uma peça de cada vez.

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49