Autor Tópico: [discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?  (Lida 7758 vezes)

Offline Jx

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.jomar.comze.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« em: Março 23, 2009, 02:25:39 pm »
gostaria de saber em que nível está a reforma ortográfica em Portugal??

Ouvi dizer que vcs estão sendo muito críticos em relação a isto.

 Aqui no Brasil a mídia impressa adotou a reforma no começo deste ano e por ae?

---

Offline southafrikanse

  • A noob in a geek world
  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.tugatronica.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #1 em: Março 23, 2009, 02:56:19 pm »
Não sei quanto à imprensa mas eu pelos menos continuo a escrever da maneira que aprendi.

Não estou de acordo com o "novo" acordo ortográfico.
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."

Offline MuStAnG

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://GuitarClubPT.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #2 em: Março 23, 2009, 05:22:27 pm »
Citação de: southafrikanse
Não sei quanto à imprensa mas eu pelos menos continuo a escrever da maneira que aprendi.

Não estou de acordo com o "novo" acordo ortográfico.

És tu e eu...

Eu escrevo da mesma maneira tambem..

Acho que aquilo só vem para complicar a vida Às pessoas... :S

Offline ccnap

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #3 em: Março 23, 2009, 10:52:57 pm »
De certa forma concordo que é necessário uma reforma na ortografia portuguesa (apesar de ainda escrever "à moda antiga").

O que seria de nós se ainda escrevessemos como Camões... No entanto, como em qualquer mudança, existe sempre a resistência proveniente do hábito.

Nossos filhos na escola já aprenderão a "escrita do futuro" e a nós só nos resta evoluir ou parar no tempo...

Offline HugoCaro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #4 em: Abril 29, 2009, 10:32:30 pm »
Vejamos, eu não concordo de maneira alguma com o novo acordo ortográfico, o Brasil é que se adaptou segundo Portugal,
não é Portugal que se vai agora adaptar ao Brasil certo ?
Recuso-me a falar assim, e ainda tenho 6 anos para poder gozar do meu livre-arbitrio com a minha lingua Portuguesa.
não vou escrever "correto""afetivo", "coleção""ótimo", "exceção", "perentório". continuarei a usar os meus C's. e jámais deixarei de escrever Norte, Filosofia, com maiusculas.

;D

Offline southafrikanse

  • A noob in a geek world
  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.tugatronica.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #5 em: Abril 29, 2009, 10:43:03 pm »
Quem adoptou o acordo ortográfico desde logo foi o site Record (http://www.record.pt)
Blog Pessoal | Tugatrónica | Fórum Webtuga
"Knowledge is knowing that a tomato is a fruit, but Wisdom is knowing not to put it in a fruit salad."

Offline HugoCaro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #6 em: Abril 29, 2009, 10:50:08 pm »
não há resistencia nenhuma por parte de portugal -.-

Offline Legend

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #7 em: Maio 01, 2009, 02:24:14 am »
Não escrevo como está nesse acordo estúpido, nunca escrevi, nem nunca vou escrever.

E não digo mai nada

Offline Bioknight

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #8 em: Maio 01, 2009, 10:10:27 am »
Também escrevo da mesma maneira e os professores também não se esforçam para que isto entre na nossa escrita.
Esse acordo vai ser esquecido. Foi feito desde o ínicio para beneficiar o Brasil. Se houvesse um acordo, ambas as variantes do Português deviam mudar.
<a href="http://blogcontemporaneo.blogspot.com" target="_blank" rel="nofollow"]O Blog Contemporâneo![/url] - Muito à frente........
<a href="http://imageshack.us" target="_blank" rel="nofollow"][/url]

Offline Faboucas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://bacuradas.wordpress.com/
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #9 em: Maio 01, 2009, 06:25:18 pm »
Nunca vou escrever sem C's. Esse acordo serve somente para os livros Brasileiros poderem ser vendidos em paises que necessitam de livros escolares como Angola e assim, pois os paises africanos de lingua portuguesa, nao aceitam o modo de escrita do brasil

Offline Ianarosh

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://compreensivel.wordpress.com/
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #10 em: Maio 01, 2009, 08:44:30 pm »
O acordo ainda nao está efectivo em Portugal da ultima vez que vi as noticias em que falavam sobre isso (um mes atras prai) disseram que ainda se estava a rever mas o certo e que ja ha dicionarios com o novo acordo.

Pessoalmente acho um assassinio a lingua a colocarem os miudos a escrever assim... E nao tem qualquer logica em  haver um acordo ortografico so para escrevermos como os  brasileios e africanos mas isso e a minha opinião

Offline Jx

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.jomar.comze.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #11 em: Maio 05, 2009, 05:56:06 pm »
Esse negócio de falar que o acordo foi feito só para beneficiar as editoras brasileiras é muitoo fraco heim ... porque com o acordo portugal também não vai vender livros para o Brasil?  
Com esse argumento vocês acabam desqualificando a qualidade editorial lusa e por tabela desbancando toda a defesa pela língua que sustentam.

Também não estou de acordo com o acordo, as mudanças na verdade já ocorreram a muito tempo, como mostra o trema (não sei se isto cai ai ou se já não existe a tempo): quase ninguém o usava, nem a Folha de S. Paulo (um dos mais influentes jornais brasileiros) o usava em suas editorias.

---

Offline Carlytos

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #12 em: Maio 07, 2009, 12:41:48 am »
Só vos digo uma coisa: mais um erro deste governo de segunda categoria...

Offline nimz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #13 em: Maio 14, 2009, 10:55:26 pm »
Citação de: HugoCaro
Vejamos, eu não concordo de maneira alguma com o novo acordo ortográfico, o Brasil é que se adaptou segundo Portugal,
não é Portugal que se vai agora adaptar ao Brasil certo ?
Recuso-me a falar assim, e ainda tenho 6 anos para poder gozar do meu livre-arbitrio com a minha lingua Portuguesa.
não vou escrever "correto""afetivo", "coleção""ótimo", "exceção", "perentório". continuarei a usar os meus C's. e jámais deixarei de escrever Norte, Filosofia, com maiusculas.

;D

ninguém se vai adaptar a ninguém!
se pensasses um bocado quem vive no brasil são praticamente emigrantes portugueses lá do século XVI e eles apenas "levaram" a língua que eles falavam e como o brasil fica longe de portugal claro que foram ficando um bocado diferentes. Hoje em dia com a internet e isso tudo porque não termos só 1 norma de escrita como o inglês? nós devíamos era ter orgulho da língua portuguesa ser das mais faladas no mundo e para mantê-la como tal acho que é de valor unificar aquelas duas versões.
Ninguém vai escrever em "brasileiro" porque ambas as versões sofreram alterações.

por isso deixa de fazer birras e adapta-te às novas regras.

Citação de: Carlytos
Só vos digo uma coisa: mais um erro deste governo de segunda categoria...

 

isto foi é uma ideia do presidente da república. Ele fez este esforço para difundir a língua a um nível internacional. Por isso eu pergunto, para quê haver 2 versões da mesma língua? raios! Vejamos o espanhol que já é muito mais difundido que o português e eles não teem estas diferenças.

Citação de: Ianarosh
O acordo ainda nao está efectivo em Portugal da ultima vez que vi as noticias em que falavam sobre isso (um mes atras prai) disseram que ainda se estava a rever mas o certo e que ja ha dicionarios com o novo acordo.

Pessoalmente acho um assassinio a lingua a colocarem os miudos a escrever assim... E nao tem qualquer logica em  haver um acordo ortografico so para escrevermos como os  brasileios e africanos mas isso e a minha opinião

mete isto na tua cabeça: ninguém vai escrever como os brasileiros, nós NÃO vamos escrever em PT-BR. Iremos escrever PT.
« Última modificação: Maio 14, 2009, 11:02:15 pm por nimz »

Offline Craftsoul

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #14 em: Maio 14, 2009, 11:54:48 pm »
Tambem sou totalmente contra o novo acordo ortografico. Não estou totalmente informado sobre as razoes, motivos, e entidades que fizeram com que estas novas normas de escrita fossem implementadas mas considero algumas ridiculas. Sempre fui a favor de uniformizaçoes e culturas ligadas mas neste caso a lingua em questão é nossa e não vejo porque em assumir estas mudanças que considero drásticas!!

E devido á sua evidente existencia considero digno de frizar que uma grande quantidade de portugueses pensa assim, e se recusa a escrever assim.
« Última modificação: Maio 14, 2009, 11:56:56 pm por Craftsoul »







Offline Jx

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.jomar.comze.com
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #15 em: Maio 16, 2009, 09:14:29 pm »
falou bonito nimz!

Mesmo pq qual a função dos C´s no meio das palavras? A reforma apenas fortalece a língua. As mudanças ocorrem nos dois países, não apenas em um ou outro.

Mas o problema mora mesmo em palavras iguais mas que possuem significados diferentes dependendo do país em que se fala.
Ex: Bicha ... no Brasil isso é igual a gay

---

Offline edumicro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.edumicro.deviantart.com/
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #16 em: Maio 16, 2009, 09:25:25 pm »
Citação de: nimz
ninguém se vai adaptar a ninguém!
se pensasses um bocado quem vive no brasil são praticamente emigrantes portugueses lá do século XVI e eles apenas "levaram" a língua que eles falavam e como o brasil fica longe de portugal claro que foram ficando um bocado diferentes. Hoje em dia com a internet e isso tudo porque não termos só 1 norma de escrita como o inglês? nós devíamos era ter orgulho da língua portuguesa ser das mais faladas no mundo e para mantê-la como tal acho que é de valor unificar aquelas duas versões.
Ninguém vai escrever em "brasileiro" porque ambas as versões sofreram alterações.

por isso deixa de fazer birras e adapta-te às novas regras.



isto foi é uma ideia do presidente da república. Ele fez este esforço para difundir a língua a um nível internacional. Por isso eu pergunto, para quê haver 2 versões da mesma língua? raios! Vejamos o espanhol que já é muito mais difundido que o português e eles não teem estas diferenças.



mete isto na tua cabeça: ninguém vai escrever como os brasileiros, nós NÃO vamos escrever em PT-BR. Iremos escrever PT.
Olha que não é bem assim, se me recordo há uns tempos atrás publicaram um estudo qualquer num jornal, em que falavam precisamente nas gerações brasileiras que ainda tem como antepassados os portugueses, e surpreendentemente o número não e assim muito grande, aliás é pequeno. O brasil é uma grande mistura, italianos, franceses, índios, antigos colonos portugueses, e grande parte da população é descendente dos índios e dos escravos que os portugueses levavam para trabalharem nas canas de açúcar.

Offline Soffz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #17 em: Maio 16, 2009, 09:33:56 pm »
Na minha opinião o acordo ortográfico só surgiu para haver polémica sobre alguma coisa.
A maioria das pessoas vai continuar a escrever como sempre escreveu. Só serviu para o dono do ''novo dicionário'' ganhar uns trocos.
Tanto que nas escolas primárias dá-se a Língua Portuguesa da mesma forma que sempre se deu.

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #18 em: Maio 16, 2009, 10:03:59 pm »
[quote name=\'Jx]Mesmo pq qual a função dos C´s no meio das palavras? A reforma apenas fortalece a língua. As mudanças ocorrem nos dois países\' date=\' não apenas em um ou outro.[/quote\']

Man, o Brasil que se amanhe. Por cá, temos nós que defender a nossa língua, o Português de Portugal. Este acordo é tão... tão... que nem tenho palavras adequadas para escrever aqui...
Hooray for chainsaws :3


Offline HugoCaro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[discussão]A reforma ortográfica deu certo em Portugal?
« Responder #19 em: Maio 17, 2009, 11:20:21 pm »
Citação de: nimz
ninguém se vai adaptar a ninguém!
se pensasses um bocado quem vive no brasil são praticamente emigrantes portugueses lá do século XVI e eles apenas "levaram" a língua que eles falavam e como o brasil fica longe de portugal claro que foram ficando um bocado diferentes. Hoje em dia com a internet e isso tudo porque não termos só 1 norma de escrita como o inglês? nós devíamos era ter orgulho da língua portuguesa ser das mais faladas no mundo e para mantê-la como tal acho que é de valor unificar aquelas duas versões.
Ninguém vai escrever em "brasileiro" porque ambas as versões sofreram alterações.

por isso deixa de fazer birras e adapta-te às novas regras.

Ehlá.
ninguém se vai adaptar a ninguém como quem diz
O acordo ortográfico, é ridiculo, à anos que se escreve de uma maneira, qual é o objectivo de unificar o que quer que seja,
para as editoras Portuguesas e Brasileiras terem mais benificios?
Portugal e Brasil, não são feitos de Editoras.

Quanto ao numero de emigrantes portugueses, secalhar o Google ajuda : )
Não é birra, descança.

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49