Autor Tópico: [Debate] Sim ou Não á Eutanásia?  (Lida 4212 vezes)

Offline Tijs

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://Eu sou eu, e tu?
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« em: Fevereiro 12, 2009, 11:58:04 pm »
Talvez este tema já tenha sido debatido bastantes vezes por estes lados, mas decidi criar um novo tópico...

Depois da recente polémica com a morte de Eluana Englaro, a jovem italiana que estava em estado vegetativo há 17 anos, hoje voltei a pensar no assunto depois de ver a noticia que a 2º vitima Portuguesa de Creutzfeldt-Jakob (BSE ou doença das vacas loucas)...

Isto chamou-me especialmente a atenção, pois apesar de não conhecer a rapariga em questão, ela estudava na minha escola e quando acontece alguma coisa de grave com alguém de perto uma pessoa fica mais "atenta" á situação...

Mas depois de ler isto tudo, perguntam o que tem a ver a eutanásia com este assunto?? Pois pode não ter muito, mas eu associei com facilidade os temas.. Esta jovem rapariga, também se encontrava á algum tempo em estado vegetativo, e é nestas alturas que eu sou totalmente a favor da Eutanásia..

Viver para ver os outros sofreram tanto ou mais que nós, não poder falar com ninguém, não conseguir ter um mínimo de qualidade de vida e sentir-se completamente "obsoleto" (desculpem o termo)...

Isto não é vida, e quem não pensa assim, respeito a sua opinião, mas que tente pensar um pouco nessas pessoas que talvez irá perceber que elas mesmo pensam assim e que "basta de sofrer e dar um pouco de descanso"...

E vós, o que pensais sobre o assunto?? Sim ou não á Eutanásia??
JoãoCBarros

Offline BSOD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.carinha13.hi5.com
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #1 em: Fevereiro 13, 2009, 01:16:07 am »
A eutanásia acho que tem que ser vista ao pormonor caso a caso.
Neste referido caso da jovem Eluana Englaro era a favor da sua partida deste mundo. Porque 17 anos depois  apenas restava o corpo presente dela. Acho que há casos que não se deve praticar a eutanasia e outros que por muito que pareça terrível cometer isso, tem que ser feito. Porque é alguém que já não está a viver minimamente a vida.

Offline Navyseal

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://slayeralfa.blogspot.com
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #2 em: Fevereiro 13, 2009, 01:50:11 pm »
Cada pessoa tanto tem o direito à vida como o direito à morte, o corpo é de quem nele vive, salvo excepção se já não tiver consciência. Uma pessoa que necessite sem capacidade de pensar e raciocinar, passa a ser um cadáver ambulante, por muito que custe aceitar a muito boa gente.
Todos temos o direito a morrer quando bem entendermos, não significa é que devemos obrigar terceiros auxiliar a nossa morte.
Qualquer um de nós deveria ser livre, enquanto com consciência, de poder assinar uma declaração e devidamente autenticada, declarando que desejaria morrer se um dia ficasse numa situação vegetativa, tetraplégico ou seriamente doente com alta taxa de dificuldade motora. E sobre isto a palavra da família ou do médico, nunca se poderia sobrepor, é o ultimo desejo do individuo. Ao contrário do que acontece actualmente, em que se pode assinar uma declaração para doar os órgãos após a nossa morte, mas quando morremos a família pode torcer o nariz e meter-nos na cova com os órgãos todos...pfff

A morte é tão natural quanto a vida.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Offline HBK

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2009, 09:53:11 pm »
Concordo com o Navyseal, se não estamos satisfeitos com a nossa vida, devemos ter o direito de acabar com ela, ela é nossa e fazemos o que queremos com ela.

Sei que é um bocado off topic, mas filosofia é a disciplina mais parva que existe, já aconteceu em algumas aulas discutirmos o problema da eutanásia e chegamos à conclusão que: ou somos contra a eutanásia porque achamos que o direito à vida é imprescindível ou somos a favor porque achamos que a liberdade está acima do direito à vida- Que coisa mais parva, a mania de complicar tudo......

Se eu tenho o direito à vida não poderei abdicar dele?
<a href="http://twitter.com/pm201" target="_blank" rel="nofollow"][/url]


mas que raio?

Offline Navyseal

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://slayeralfa.blogspot.com
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2009, 10:12:43 pm »
Citação de: HBK
Concordo com o Navyseal, se não estamos satisfeitos com a nossa vida, devemos ter o direito de acabar com ela, ela é nossa e fazemos o que queremos com ela.

Sei que é um bocado off topic, mas filosofia é a disciplina mais parva que existe, já aconteceu em algumas aulas discutirmos o problema da eutanásia e chegamos à conclusão que: ou somos contra a eutanásia porque achamos que o direito à vida é imprescindível ou somos a favor porque achamos que a liberdade está acima do direito à vida- Que coisa mais parva, a mania de complicar tudo......

Se eu tenho o direito à vida não poderei abdicar dele?

O objectivo da filosofia é mesmo fazer-nos pensar e tirar as nossas próprias conclusões, é melhor do que a religião, pois não nos impõe nada. Claro que há matéria para dar e autores para se saber, mas apenas vai contribuir para aumentar a nossa argumentação. Pois para sermos a favor de X ou Y, devemos ter conhecimento amplo da argumentação favorável e contra, só a sim poderemos defender convictamente os nossos desejos ou posição.
Mas não esperes que num debate este tipo de questões fique decidido, as pessoas são criadas com base em mitos e é durante o crescimento que somos facilmente moldáveis, após uma certa idade tanto faz o que digam, a pessoa irá sempre acreditar na histórinha que lhe contaram na infância.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Offline bOLT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2009, 10:43:20 pm »
Se se pode decidir sobre a vida de um filho, porque não podemos decidir sobre a nossa própria vida?
"nessa tua dramática limitação mental,
 ainda acreditas que a rádio e esses canais de música
 têm algum critério de qualidade..." Pela Música Pt.1

Offline Navyseal

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://slayeralfa.blogspot.com
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #6 em: Fevereiro 21, 2009, 01:56:01 am »
[quote name=\'bOLT]Se se pode decidir sobre a vida de um filho\' date=\' porque não podemos decidir sobre a nossa própria vida?[/quote\']

lol isso deu no outro dia no debate da sic, foi mesmo essa a questão que uma tipa colocou.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Offline sou_eu

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2009, 05:28:23 pm »
Ainda bem que existe a Filosofia porque ajuda a perceber tudo sobre cada situação… pode às vezes, não dar respostas concretas, mas o nosso sentido critico também tem que ser apurado!

Para mim a Eutanásia pode ser praticada em casos em que se justifique. E quero com isto dizer, única e exclusivamente, que manter uma pessoa ligada a máquinas só porque a família e afins assim o exigem também não é nada bonito!
Sim, por um lado é uma forma de ter aquela pessoa que amam sempre por perto, mas também é uma forma de arrastarem um sofrimento durante anos. Porque apesar de tudo, sabem que essa tal pessoa já não está com eles, é só um corpo!! E por saberem isso tentam fingir ou esconder que não sofrem enquanto podem estar com ela…

Porque a verdade é que quando morre alguém, logicamente que há sofrimento. E quando se vê alguém morrer durante anos, isto acaba por não matar só uma pessoa… mas várias.

E ainda está para nascer o assunto que nós, enquanto seres Humanos, não iremos complicar.

E cá pra mim, sto vai ser mais ou menos como o Aborto! Ninguém quer e todos dizem mal, faz-se um referendo e o “sim” vence!

HBK tu tens o direito à vida. E também podes acabar com ela se, por acaso, decidires suicidar-te!  Mas isto é completamente diferente de Eutanásia.

Offline Genium

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #8 em: Fevereiro 23, 2009, 10:58:39 pm »
A minha opinião é muito simples e directa. Sou a favor da eutanásia. Desde que a pessoa em questão esteja na plenitude das suas faculdades mentais e tenha plena noção das decisões que toma, é completamente livre de decidir o que quiser sobre o seu corpo. É melhor pedir para acabar com o meu sofrimento do que andar armado em vegetal ou alguma coisa do género...

Offline AkiRo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #9 em: Fevereiro 24, 2009, 06:13:42 am »
Citar
Ainda bem que existe a Filosofia porque ajuda a complicar tudo sobre cada situação… pode às vezes, não dar respostas concretas, mas o nosso sentido critico também tem que ser apurado!
Corrigido.
A favor da eutanásia, ficar deitado numa cama a brincar ao viver não me agrada muito.

Offline hfca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://humbertotarouca.no.sapo.pt
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #10 em: Março 25, 2009, 06:35:16 pm »
Tem de ser visto caso a caso há exemplos em que sou a favor imaginem o que é tar ligado a uma maquina vários anos sem me poder mexer, preciso dela pra viver se for desligada se morre, a minha opinião é que essas pessoas estão a sofrer muito mais em se permanecerem vivas, eu nesse caso sou a favor da eutanásia.

Offline pbioinfo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #11 em: Abril 06, 2009, 12:43:17 pm »
eu concordo com a eutanásia porque se uma pessoa esta a sofrer e ja sente que qui nao faz nada porque é que nao a deixam morrer?

Offline Genium

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #12 em: Abril 07, 2009, 10:54:36 am »
Se a pessoa em questão estiver lúcida e em condições de tomar uma decisão e decidir ir desta para melhor, porque não havia de ser a favor?... Cada um sabe de si.... Quando chegar a velho não quero andar cá a sofrer e a dar trabalho a meio mundo. Completamente a favor

Offline Mishi

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Debate] Sim ou Não á Eutanásia?
« Responder #13 em: Abril 21, 2009, 11:16:27 am »
Durante algum tempo esse tema deu-me que pensar, se por um lado o meu lado humano racional era a favor, toda a lavagem cerebral a que era submetida na escola (católica, com missas todos os dias, rezas ao pequeno almoço, almoço e lanche, quando chegava e antes de  sair das aulas, etc) levava-me a optar pelo contrário.

Ao longo do tempo fui tomando consciência que a vida humana, só pode ser considerada vida se a vivermos em pleno, e não apenas porque alguns órgãos estão funcionais (ainda que com o auxílio de máquinas).

Desde 1998 que tenho o meu avô materno preso a uma cama, após várias recuperações, os AVC's repetiam-se... Deixei os meus estudos e comecei a trabalhar para poder ajudar a sustentar uma casa que entretanto aluguei para os poder ter comigo, foram várias as situações de emergência e idas ao hospital, ora porque a sonda entupia, ora porque a algália infectava, ora porque acontecia um novo AVC, sessões de fisioterapia, idas ao médico, e o meu avô, ali... imóvel, ligado ao oxigénio e sem capacidade de resposta ou de se manifestar de alguma forma, frio, calor, desconforto, qualquer emoção que ele sentisse só a podíamos ler nos seus olhos, que revirava em sinal de desespero...

Ele não quer estar assim... mas nós, família temos feito tudo por ele, dentro do possível, no entanto, se o meu avô entendesse que seria a solução, ficaríamos bastante tristes e choraríamos imenso, mas seria um consolo saber que ele já não estava ali a sofrer.

E, não querendo parecer insensível, a verdade é que nos tem dificultado algo a nossa vida, a minha avó inclusive teve de deixar de trabalhar, a casa deles teve de ser vendida  (assim como os carros) e a empresa de construção dissolvida... foi uma grande volta...
« Última modificação: Abril 21, 2009, 11:17:14 am por Mishi »

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49