Lê a obra e faz tu mesmo os resumos!
"Os Maias" é indispensável para quem gosta de literatura.
Ora bem, vou ser sincero, apenas me registei no vosso fórum para vir responder a este... argumento.
Ler é um prazer, é lazer, é um gosto pessoal ou colectivo, logo devemos ser livres de poder escolher o que queremos ler, pois estamos num paÃs livre (digo eu, claro).
Falando apenas no meu caso, não sou um leitor devoto, não estou sempre a ler, no entanto amo um bom livro, gosto de saborear cada palavra, cada frase e cada expressão, lêr(vêr) as aventuras do herói, ou os romances, ou a história, as vidas, etc... Tudo no seu contexto, quando eu quero e o que eu quero.
Dito isto, começo por dizer que discordo totalmente com os métodos instituÃdos actualmente (e desde sempre) sobre a LÃngua Portuguesa, aliás discordo muitos aspectos (sobre os quais não irei aprofundar muito, irei apenas focar-me no assunto dos livros):
Nós somos livres de decidirmos aquilo que queremos ler, e por vezes, não gostamos de um livro mesmo quando toda a gente diz o contrário, ou não nos sentimos preparados para tal. Além disso, ler por obrigação é algo que tira o prazer todo pela leitura... Pelo menos falo por mim, eu adoraria ter lido "Os Maias" noutra altura, numa altura que teria apreciado a obra doutra maneira, sem aprofundar as opiniões... Pois, será que o que estudamos na escola é o que realmente Eça nos quis transmitir? Será que estamos a ler mal?
Enfim.
Isto tudo para dizer o seguinte: "Lê a obra e faz tu mesmo os resumos!
"Os Maias" é indispensável para quem gosta de literatura."
Porquê indispensável? Sim, Eça foi um grande escritor, um orgulho da nação... mas não será que podemos ter gostos diferentes? Não poderá haver um amante da literatura que deteste "Os Mais" ou "A Cidade e as Serras" ou outra obra qualquer de Eça ou de outro autor?
Cada indivÃduo é único, logo cada um tem o seu gosto, lá por todos dizerem que X é o melhor, não quer dizer que eu tenha de ler ou fazer X.
Isto claro, é a minha opinião...