Autor Tópico: [Teste intermedio] Matematica  (Lida 8913 vezes)

Offline Soffz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #20 em: Janeiro 29, 2009, 12:07:57 am »
[quote name=\'Laf_angel]Tens razão\' date=\' mas talvez me tenhas interpretado mal.  Não estou a falar de ensino secundário. Estou a falar de, depois de concluir o 12º ano, seja em humanidades, Ciencias ou o que for,  se vale mais hoje em dia, seguir um Curso Profissional ou ir para a Universidade. Que no Futuro as coisas irão ser muito piores que agora... o que é grave! Vendo assim tanto desemprego...  [/quote\']

Se quiseres ver por esse prisma, podemos falar da maioria dos cursos profissionais que há, que são de marketing e informática.
Há tanta gente a seguir essas áreas, e mesmo assim, a maior parte tem trabalho garantido, ou média garantida para entrar na faculdade, porque além de ser mais especifico, facilita-te as coisas, pois não te obriga a dar a palha toda que dás no ensino normal.
Se o computador te avariar, preferes que o técnico saiba mexer no computador e saiba o que está a fazer, porque já montou computadores, ligou cabos, fez ligações, essas tretas todas... ou preferes que o técnico seja um estudante que até pode ter habilitações superiores em ciências e tecnologia, tenha dado carradas de matemática e tenha visto centenas de células diferentes, mas quase não te saiba diferenciar uma motherboard dum cabo usb?

Offline Laf_angel

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #21 em: Janeiro 29, 2009, 12:18:33 am »
Citação de: Soffz
Se quiseres ver por esse prisma, podemos falar da maioria dos cursos profissionais que há, que são de marketing e informática.
Há tanta gente a seguir essas áreas, e mesmo assim, a maior parte tem trabalho garantido, ou média garantida para entrar na faculdade, porque além de ser mais especifico, facilita-te as coisas, pois não te obriga a dar a palha toda que dás no ensino normal.
Se o computador te avariar, preferes que o técnico saiba mexer no computador e saiba o que está a fazer, porque já montou computadores, ligou cabos, fez ligações, essas tretas todas... ou preferes que o técnico seja um estudante que até pode ter habilitações superiores em ciências e tecnologia, tenha dado carradas de matemática e tenha visto centenas de células diferentes, mas quase não te saiba diferenciar uma motherboard dum cabo usb?

Lá nisso tens razão. Mas tambem a diferença está no salário de um aluno que faça um Curso P. e um aluno que faça a Universidade. É claro que isso depende muito do tipo de emprego.. mas isso já é outra coisa. Enfim, toda a gente queria ser Doutor, mas parece que o pessoal hoje em dia quer mais engenharias e realmente é o que está a dar!

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #22 em: Janeiro 29, 2009, 12:22:08 am »
Citação de: whitesnake
Sublinho, hoje em dia, vê-se montes de universitários ficarem sem trabalho, e pessoal com cursos profissionais a terem trabalho.

Isto hoje em dia é mais valorizado o saber trabalhar que o numero de estudos que se tem, na maior parte dos casos.  
É é, fia-te na virgem e não corras.

[quote name=\'Bioknight]O problema do pessoal e não apostar em áreas que precisem de bom pessoal\' date=\' em vez disso, querem todos ser advogados e engenheiros...[/quote\']
Pois, ir para filosofia ou para estudos africanos deve dar muito mais saida do que uma engenharia qualquer.
Que pessoal licenciado está sem emprego? Os que tiram licenciaturas da tanga? Os que acabam os cursos à rasca e depois não sabem fazer nada? Esses acredito que sim.

É muito facil dizer que há milhoes de licenciados desempregados.. Claro, mas qual é a relação entre o numero de desempregados com licenciatura e o numero de desempregados sem licenciatura? Estou a falar de relação.

Essa desculpa de que ter muitos estudos é mau, é apenas uma desculpa para quem não os consegue completar ou que não está pra isso. É precisamente a mesma coisa que aqui as velhas da minha rua dizem, e ainda dizem que andam ao mar (pesca) é que é bom. É que deve mesmo ser!

E por voçes conhecerem um ou dois casos de licenciados sem emprego nao significa que tejam todos desempregados, assim como conhecerem alguem que singrou sem curso, não quer dizer que isso vá acontecer a todos. Eu conheço muita gente licenciada e todos eles tao a trabalhar na area do curso. Quer seja amigos, familia ou ex colegas meus que já acabaram o curso. Nenhum deles trabalha no mini preço.

Claro qu também há aqueles como vi uma vez na tv a dizer que tinha um curso de Eng Civil e que era desempregado pq ainda nao tinha recebido uma proposta de emprego realmente interessante! Oi!?!?!?
Quer que o vaiam buscar a casa com um cheque de de 250 mil euros???

E depois que disciplinas é que se tem da area do curso que faz estar mais preparado para trabalhar do que com um curso superior?
São as 4 cadeiras por ano (media de 3  horas por semana) do curso de Curso Profissional de Técnico de Multimédia que é para onde a maioria agora vai, que fazem frente a 12 ou mais cadeiras (4 ou mais horas por semana) de um curso de multimedia do ensino superior?

Acham mesmo que sim?....

Tou aqui a ver o de Curso Profissional de Técnico de Contabilidade da escola Manuel Cargaleiro... 1 hora por semana de Calculo financeiro estatistica aplicada... Tive calculo financeiro na faculdade, 4 horas por semana, mais duas cadeiras de estatistica ( 4 horas cada) e a cadeira de calculo financeiro foi mais para cultura geral, porque o curso nao tem nada a ver com isso e esta é umas das cedeiras com mais chumbos.  Olha se o curso fosse de economia ou gestao!

E depois já tenho visto em foruns pessoal que ta a estagiar por causa do curso profissional de multimédia ou de design , a pedir ajuda porque não sabem rodar uma imagem 90 graus. Acabam o curso mas nao sabem fazer um rotate? O que acontece é que no fim do estágio, é chuto no cu.

E claro que quem quiser vai para o ensino superior. So tem de fazer os exames. Mas as especificas que sejam matematica A, e so tiveram matematica B... será um tanto ou quanto dificil, pois para quem vai às aulas de matematica A já mais de metade chumba, quanto mais os que nunca tiveram aulas disso. A meterem disciplinas  B nesses cursos so vai fazer com que seja mais facil tirar, e que por ventura seja maisdificil entrar para a faculdade pois as especificas são todas A.  O curso de Multimédia da escs pede uma destas 3:
História da Cultura das Artes
Matemática
Português

Desde que o acesso à universidade ficou mais facilitado , houve uma afluencia enorme de pessoal que ja trabalhava para tirar cursos. Será que deu uma vontade louca a esta gente de se sentir realizada de repente?

Talvez o curso de canalizador fosse o mais indicado!

Ainda por cima hoje em dia qualquer macaco tira um curso superior!

Mas também, so com o curso e sem estudo fora dele... não se vai a lado nenhum, mas ai encaixam aqueles que tiram os cursos com media de 10 a passarem sempre à rasca...


Mas pronto, cada um faz o que quer. So deu a minha opinião.

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #23 em: Janeiro 29, 2009, 12:32:03 am »
MAs se nun curso profissional de informatica tens matematica B e a especifica para eng informatica é matematica A, a media so  te vai servir se fizeres o exame de matematica A, que é um bocado diferente de matematica B!

E para seguires publicidade/jornalismo o mais facil para entrar nessa area será tirar o curso de comunicação social ou markting e pub. Não será concertesa terminar apenas o curso profissional de uma das respectivas areas.


O problema aqui é que voçes acabam isso e se quiserem ir para a faculdade vao ter de fazer um exame de uma disciplina que nunca tiveram.

E essa ideia de que um gajo que tira um curso de eng de informatica não sabe abrir um PC é completamente retrogoda.
E quem vos disse que na universidade é so teoria? Já lá andaram? Isso é só estorias de quem não consegue ir para lá. Desculpem mas é.

E que experiencia profissional tem um gajo que acaba o curso profissional? O estagio? Muito do pessoal universitario, no segundo ano já está a bulir....

Gostava de ver os projectos do pessoal dos cursos de Multimedia....
« Última modificação: Janeiro 29, 2009, 12:35:38 am por manelinho27 »

Offline Soffz

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #24 em: Janeiro 29, 2009, 12:42:42 am »
Claramente.
Falemos duma coisa que eu percebo então, porque é a minha área. TURISMO !
Diz-me qual o curso em ensino regular que mais se assemelha ao meu.
Existe curso superior de turismo, em várias faculdades.
Exame de admissão? Português, Inglês, História de Arte.

E depois diz-me quem vai melhor preparado para o tal curso superior em faculdade.
Um aluno que tirou o 12º em turismo e passou no exame (LÓGICO), ou um aluno que tirou o 12º em humanidades, ciências, economia e que por acaso até tirou melhor nota no exame de admissão do que o outro da escola profissional, mas também passou, mas que nem o que é um 'voucher' deve saber.

Offline KTachyon

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://twitter.com/KTachyon
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #25 em: Janeiro 29, 2009, 02:38:05 am »
Citação de: MuStAnG
Eu tenho montes de amigos em ciências e tecnologias e alguns deles querem seguir para Engenharia Informática... aquela porra não tem nada de tecnologias... só se for mexer com os microscopios em Biologia... ensino regular uma pessoa está a estudar coisas que não nos servem para nada... :S

A matemática é essencial num curso de engenharia informática. E até matéria que dás em filosofia e ciências da natureza aparece nos cursos de engenharia informática (lógica, inferências, genética). Muitos ficariam impressionados com a quantidade de coisas que aprenderam na escola que são tão úteis no campo da informática. Para além disso, a informática não é hardware única e exclusivamente. Bem pelo contrário, a base é mais o software.


EDIT: Relativamente à questão de um aluno que tira um curso profissional no secundário e continua depois na universidade, se os institutos superiores pretendessem robots, só iam buscar alunos especializados na àrea e não alunos com diversidade de conhecimentos. Para além disso, uma pessoa pode ir para um curso profissional aprender a prática toda, mas o âmbito de um curso desses não se compara ao ensino universitário, que é muito mais alargado e que gera muito mais oportunidades. E o âmbito pode ser tão grande que o facto de um aluno ter ganho experiência na àrea por ter feito um curso profissional, poderá ter dificuldades por não ter noção de outras matérias que seriam dadas em disciplinas que, aparentemente, não têm nada a haver com o assunto. Tal como um aluno que tenha entrado a partir de uma àrea geral pode não ter o à vontade com as matérias em que um aluno de um curso profissional se especializou.

Em muitos cursos universitários, o objectivo não é criar "máquinas" que fazem um trabalho específico. Muito pelo contrário. É dar a conhecer aos alunos as várias àreas e permitir que se adaptem consoante seja necessário.
« Última modificação: Janeiro 29, 2009, 03:03:10 am por KhAoTiK_TaChYoN »
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

Offline whitesnake

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vigilanteworld.blogspot.com/
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #26 em: Janeiro 29, 2009, 10:03:32 am »
Citação de: Laf_angel
Jesus meu deus! Voltar atras esses anos todos? Ufa..  

Bem, eu sempre achei que os Cursos Profissionais não valessem nada, isto é, não valem tanto como uma Universidade é claro, mas... e no Futuro?... que a Ministra exige mais e mais, subindo os valores para entrar para a Universidade... as propinas a subir...

Sim voltei atrás, porque tinha matemática de 11 e 12 por concluir.

Fui burro na altura, mas agora sei que foi o melhor que fiz. Fiquei com as gerais todas feitas, até disciplinas extra que não entram no meu curso actual. Tendo só de fazer as específicas agora.

São escolhas... Vai-se lá saber porque fui para ciências quando todos sabem que o meu ramo é letras



Offline MuStAnG

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://GuitarClubPT.com
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #27 em: Janeiro 29, 2009, 10:27:37 am »
Bem... eu li isto tudo acima.. mas não vou estar aqui a fazer vários quotes...

Li que no fim de um curso profissional querem ir para faculdades e vêm-se lixados para passar nos exames... Pelo menos na minha escola, todos os anos, os 12ºs fazem os PAP e vêm sempre empresas cá buscar pessoal... agora.. se vêm para um curso profissional, devem entrar com a ideia de ir trabalhar para a área do curso que seguiu.. agora se vêm praqui e querem ir para a faculdade estão a ser muito burros porque não têm bases para aquilo :S

Offline Tijs

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://Eu sou eu, e tu?
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #28 em: Janeiro 29, 2009, 11:32:18 am »
Citação de: Soffz
Pois então não arrisques, porque é exactamente o contrário.
Ao especializares-te na área que pretendes, ficas mais preparado para trabalhar na prática.
De que te valem as teorias, se não tens a prática? Só se for para a média no ensino corrente. Depois vais trabalhar e não sabes onde te hás-de meter. (há excepções, claro).
Mas só o facto de estares em contacto com a área que queres seguir, desde mais cedo, diz muita coisa.
Estágio, disciplinas da área, whatever...

Tu lês-te o que eu disse antes de dizer isso?? Parece que não... Porque o que dizeste depois, foi o que eu tinha dito antes... Eu só disse que os do ensino regular estão muito melhor preparados para fazer um exame nacional de matemática do que um do curso profissional!!

E eu ando num curso profissional, ainda sei do que falo!!
JoãoCBarros

Offline Tijs

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://Eu sou eu, e tu?
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #29 em: Janeiro 29, 2009, 11:37:44 am »
Citação de: MuStAnG
agora se vêm praqui e querem ir para a faculdade estão a ser muito burros porque não têm bases para aquilo :S

Burros porque?? Apenas não tens preparação suficiente para as provas de ingresso, mas nada que umas explicações antecipadas e intensivas a matemática ou Fisico Quimica (por exemplo) não resolvam.. Uma pessoa que esteve num curso profissional de informática, se seguir essa área na universidade já está dentro do assunto e sabe com o que pode contar.. E Curso Profissional+Licenciatura só te faz bem no currículo!!
JoãoCBarros

Offline MuStAnG

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://GuitarClubPT.com
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #30 em: Janeiro 29, 2009, 06:27:32 pm »
[quote name=\'Tijs]Burros porque?? Apenas não tens preparação suficiente para as provas de ingresso\' date=\' mas nada que umas explicações antecipadas e intensivas a matemática ou Fisico Quimica (por exemplo) não resolvam.. Uma pessoa que esteve num curso profissional de informática, se seguir essa área na universidade já está dentro do assunto e sabe com o que pode contar.. E Curso Profissional+Licenciatura só te faz bem no currículo!![/quote\']

Ya.. Profissional+Licenciatura era o perfeito mesmo..
mas tipo... ensino regular para o profissional, a diferença de dificuldade é grande mesmo... quem quiser ir para superior de profissional tem que colar mesmo para tirar notas nos exames..

Offline Faboucas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://bacuradas.wordpress.com/
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #31 em: Janeiro 29, 2009, 09:09:16 pm »
Vá lá, deixem-se de coisas, e quem realizou o teste que diga o que achou.

Tenho aqui o teste e a correcçao para ver como é:

Teste:
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?new...10_enunc_v1.pdf

Correcçao:
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?new...11_resol_v1.pdf

Offline KTachyon

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://twitter.com/KTachyon
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #32 em: Janeiro 29, 2009, 10:59:42 pm »
Bem, na minha opinião, uma pessoa que sai de um curso profissional para um superior vai, mais tarde ou mais cedo, "dizer" qualquer coisa parecida com: "Porra... afinal a informática não é só isto que dei no profissional". xD
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

Offline Tijs

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://Eu sou eu, e tu?
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #33 em: Janeiro 29, 2009, 11:12:03 pm »
[quote name=\'KhAoTiK_TaChYoN]Bem\' date=\' na minha opinião, uma pessoa que sai de um curso profissional para um superior vai, mais tarde ou mais cedo, "dizer" qualquer coisa parecida com: "Porra... afinal a informática não é só isto que dei no profissional". xD[/quote\']

Oh também é preciso ter um mínimo de bom senso.. Uma pessoa que vai pa universidade, penso eu, que tenha cabecinha suficiente para saber que vai encontrar uma Informática totalmente diferente do que encontrou até agora!!

Mas sim, tens razão
JoãoCBarros

Offline HugoCaro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Teste intermedio] Matematica
« Responder #34 em: Abril 29, 2009, 10:28:25 pm »
Eu fiz o teste intermédio , e acabei-o antes de tocar, apenas me idignou o facto de uma das questões que saiu no exame não constar na matriz.
Mas o GAVE enviou pelo menos para a minha escola, como alterar a nota no final. E subiu-me uns pontinhos, mas achei o teste relativementa facil. Tive 16,3.
Mais do que nos testes ditos "normais".
[]

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49