Death NoteAno: 2006
Número de Episódios: 37 Episódios + 3 filmes
Géneros: Policial - Thriller - Ficção - Psicológico
Site Oficial:
http://www.ntv.co.jp/deathnote/Estúdio: Madhouse
Temas: Opening : "The World" by Nightmare (ep. 1 a 19) - "What's Up People?" by Maximum the Hormone (ep. 20 a 37) | Ending: "Alumina" by Nightmare (ep. 1 a 19) - "Zetsubou Billy" by Maximum the Hormone (ep. 20 a 36) - "Coda" (ep. 37)
Sinopse:Death Note relata a vida de um aluno do Japão, Light Yagami, aborrecido com a vida que tem. É uma pessoa com um QI elevado e exemplar a todos os nÃveis e um dia (logo no 1º episodio) vê um livro perdido na relva ao pé da faculdade. É uma agenda da morte, que pertence a um "Shinigami" (deus da morte em japonês), de seu nome Ryuk. O livro, neste caso uma agenda (agenda da morte, death note) dá ao dono a possibilidade de ditar a altura e causas da morte de uma pessoa qualquer, desde que saiba o nome e tenha gravada na mente o rosto desta. No inÃcio, Light imagina ser apenas uma brincadeira de mal gosto, mas após testá-lo, começa a aplicar uma espécie de "punição divina" aos criminosos, matando os mais perigosos por ataques cardÃacos.
“The Humam Whose Name Is Written In This Note Shall Die.â€
A partir do momento que os criminosos começam a morrer da mesma forma, a polÃcia, os serviços secretos japoneses e o FBI metem-se ao barulho,. Surge então outra personagem, de nome "L", uma pessoa que sempre conseguiu resolver todos os casos em que participou sendo considerado o melhor detective do mundo e cujo rosto ninguém conhece até então.
Independentemente deste facto, Light continua com o objectivo de "limpar" o mundo, assassinando criminosos pelo Japão e pelo mundo. A imprensa e seus admiradores passam a intitulá-lo de Kira. Começa então uma disputa entre L e Light para ver quem terá sua identidade exposta primeiro.
Opinião: (possÃveis spoilers)
Sem dúvida a melhor e mais inteligente anime que vi até ao momento. Só ao ver o primeiro episódio, é impossÃvel não deixar de ver os restantes 36. Mistura terror, suspense e acção (recomendo para quem gosta de histórias policiais), sem contar com o incrÃvel factor psicológico.
A história é algo complexa visto que é toda pensada ao pormenor dos pormenores. Mas, ao contrário de Last Exile por exemplo, prende a pessoa. As personagens de Light, com um complexo de Deus, e de L, sugar addicted, são sem dúvida as mais interessantes que alguma vez vi. Entre estes dois existe uma verdadeira batalha de QIs. A personagem mais engraçada é mesmo Ryuk, um espécie de guarda-costas de Light e que adora maçãs ao ponto de ficar bêbado. Em relação aos restantes personagens penso que N e M, sucessores de L, foram mal aproveitados. De resto, mais nada a dizer.
A meio dos episódios fiquei com a sensação que me estava a faltar episódios visto que houve uma prolepse na história, o que me deixou completamente confuso e a criar teorias. Mas, fascinou-me a maneira mais tarde como a história voltou ao que era: imprevisÃvel e aliciante.
Pela negativa, destaco o final do anime. No final do penúltimo episódio, percebi praticamente tudo o que ia acontecer (para mal dos meus pecados), o que retirou o factor imprevisibilidade à históra e às pessoas que assistiam. Para terminar, deixo nota para as duas aberturas do anime. A primeira estava genial num estilo Rock a virar para o metal e a segunda, que detestei completamente, tem um estilo de Metal ou talvez Death Metal.
Após ter visto Death Note, não tenho dúvidas, merece a boa reputação que tem e mesmo para quem nunca viu um anime, certamente irá apreciá-lo. Está em 1º lugar da minha lista de animes vistos e dificilmente sairá desta
http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\'
\' />
Avaliação (0 a 10):