Last ExileAno: 2003
Número de Episódios: 26 Episódios
Géneros: Aventura - Drama - Ficção CientÃfica
Site Oficial:
http://www.lastexiledvd.com/Estúdio: GONZO
Temas: Opening : * "Cloud Age Symphony" by Shuntaro Okino | Ending: * "Over the Sky" by Hitomi Kuroishi
Sinopse:Last Exile conta a história de Claus Valca e Lavie Head, unidos pela amizade desde bebés. Ambos juraram viajar pela Grand Stream, um enorme canal aéreo, com ventos poderosos de forma a completar o percurso que vitimou os seus pais.
Até conseguirem realizar o seu sonho, fazem pequenos serviços de estafetas para sobreviver pilotando uma Vanship. Os dois vão entrar numa fantástica aventura, a partir do momento em que devem entregar Alvis Hamilton, uma pequena rapariga com habilidades misteriosas, ao cuidado de Alex Row, capitão do Silvana.
Os dois amigos vivem num perÃodo de guerra entre os reinos de Disith e Anatoray. Estes reinos têm estado em guerra durante muitos anos, mas vão ter de se unir de forma a lutar contra uma força misteriosa chamada Guild, os responsáveis pela criação da tecnologia actual nos dois reinos.
No meio desta guerra está a nave Silvana, da qual passam a fazer parte da tripulação Claus e Lavie, após salvarem Alvis Hamilton. A princÃpio são mal-tratados pela tripulação, mas após algumas peripécias juntos um sentimento de camaradagem e respeito surge entre todos.
Entre as diversas personagens a bordo da Silvana, as que mais se destacam são: Alex Row, o capitão da nave; Tatiana Wisla, uma piloto de Vanship que despreza Claus ao princÃpio; Sophia Forrester, a vice-comandante da Silvana, que se vai revelar muito mais do que aparenta; Mullin Shetland, um soldado que deseja ter as medalhas suficientes para deixar a guerra e Dio Eraclea, um membro da Guild cujas relações para com a tripulação da Silvana e em particular, para com Claus, são peculiares.
Opinião: (possÃveis spoilers)
No geral, Last Exile trata-se de um anime que mistura os melhores aspectos da ficção cientÃfica com um estilo Victoriano muito próprio. Utiliza técnicas de animação inovadoras, que misturam animação tradicional com técnicas digitais (as cenas em 3D estão muito bem fundidas com a animação em 2D), o que significa, em termos técnicos, que talvez seja a série mais bem feita que assisti até ao momento.
.
A história está bastante elaborada e animada, mas não chegou a me prender tanto. Tem alguns personagens interessantes, apesar do anime estar focado essencialmente em Claus. Achei bastante curioso o personagem de Dio Eraclea (praticamente convencido que aquilo era uma rapariga no inÃcio, afinal era um rapaz com tendências de yaoi) muito imprevisÃvel e de Sophia Forrester, que assume um papel determinante com o desenrolar dos episódios. Dos restantes personagens não gostei do Mullin Shetland, um autêntico "deslocado" do anime.
Achei bastante interessante, o tÃtulo dos episódios estar muitas vezes ligado a certas jogadas de Xadrez, representando muitas vezes as acções das personagens nos episódios. Fez-me confusão o Dio e o Luciolla serem os inimigos no entanto, andavam pela Silvana sem seguranças atrás, a forma como Claus, no final, diz a Mysterion (onde raio é que ele soube aquilo?).
Pela negativa, destaco também as pobres opening e ending do anime. Um anime destes não merecia canções dessas.
Avaliação (0 a 10):