Autor Tópico: [duvida]3DS Max  (Lida 2839 vezes)

Offline fdsc

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« em: Dezembro 10, 2008, 10:23:55 pm »
Boas pessoal.
Eu ando a fazer o peogeut206 WRC mas ainda vo quase no inicio  
A Malha nao esta muito Limpa:S
Alguma dica e opinião são bem vindos

« Última modificação: Dezembro 11, 2008, 09:56:10 pm por fdsc »

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #1 em: Dezembro 11, 2008, 12:51:49 am »
Hi

A tua duvidad não me está a fazer muito sentido. Queres symetry mas sem ser symetry?...

É que o symetry (ou mirror, mas eu prefiro trabalhar com o symetry) é para modelares apenas um lado de um objecto e o outro lado ficar automaticamente feito. Se queres deixar de ter o mirror clicas em cima do modificador MIRROR com o botão direito do rato e escolhes a opção Colapse. Ou entao adicionas outro edit poly por cima. E lá se vai o symetry ou o mirror.... mas sinseramente não aconcelho isso... eu uso symetry até ao fim em objectos simetricos. Inda por cima um carro que tem formas e mais formas e são 100% simetricas...Se meteres isso tudo como um so objecto so vais ter problemas.

Tas a usar blueprints ( imagens de referencia do carro)? Ou tas a fazer a olho?

Depois se poderes mete ai uma imagem so da malha do carro( os edges).


Agora reli melhor o que escreves-te... a parte da chapa ja ta acabada??....hummm....
« Última modificação: Dezembro 11, 2008, 12:55:36 am por manelinho27 »

Offline fdsc

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #2 em: Dezembro 11, 2008, 09:27:19 pm »
a parte da xapa aida nao esta acabada mas ja falta pouco...
eu ja usei symetry mas acontece a mesma coisa que o mirror o objecto e o duplicado co a fazer com blueprintsruzão-se um pouco fazendo especie de uma mossa no meio:s
eu queria e que ficase tudo inteirinho como so um objecto sem eles se cruzarem
e sim esto a fazer com blurprints
« Última modificação: Dezembro 11, 2008, 09:27:53 pm por fdsc »

Offline fdsc

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #3 em: Dezembro 11, 2008, 09:39:51 pm »
olha fis essa coisa do collapse e ja deu:D
ja meti uma imagem da malha
nao esta muito limpa tenho poca pratica:S

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #4 em: Dezembro 11, 2008, 11:49:46 pm »
Pois, isso  do colapse dá, so qeu agora quando alteras de um lado, o outro lado nao latera.

O uqe devias ter feito era abrir o modificador mirror selecionar Gizmo e mover o gizmo mais para dentro. ou mover os pontos do carro mais para dentro para se interceptarem mais de modo a q ele reconheça por completo o outro lado. Ou mesmo se não conseguires obter um bom resultado, faz o colapse so no fim da modelação, nunca a meio.

Pois, essa malha tá um bocado marada e possivelmente vais ter montes de deformações quando meteres meshsmooth ou turbo smooth. Mas dá para ver que já consegues procurar as formas das coisas o que já é bom e por isso acho que a chapa ainda tem muito para trabalhar.

Mas isso de ter uma boa malha e uma boa modelação vem com o tempo.

Normalmente quando se mostra um wireframe mostra-se apenas sem smooth, porque dá para ver melhor a malha.

Nunca deves ignorar detalhe pois o detalhe é um dos aspectos que dá credibilidade e realismo ao trabalho. Tou a dizer isto porque escreves-te que a chapa estava quase terminada... para mim está a meio. Ainda vais ter de recortar cada peça do carro, dar os rebordos etc e tal.  Observa bem o carro, se for preciso saca 1000 fotos do carro de todos os angulos e de  todos os pormonores. Eu neste momento tenho umas 300 fotos de lamborghinis murcielagos de todos os angulos e de quase todos os promenores do carro. Por exemplo, fazer a entrada para a chave do carro na porta é um promenor importante.

Ainda em relação à malha, convem ter uma malha só com quadrados e triangulos é de evitar a todo o custo a não ser que se queira ter trinagulos nalgum sitio da malha para obter um determinado efeito ou que não dê mesmo para nos livrar dos triangulos, por exemplo quando para nos livrar-mos dos triangulos acaba-mos por estragar mais outras zonas . Mas triangulos e faces com mais de 4 lados em principalmente em zonas curvas, dá raia a 100%.

Deixo-te aqui uns wires





Mas modelar um carro já por si só é complicado, e se não se está mito ambientado com o programa mais complicado se torna e muitas vezes acabamos por chegar a situações em que não percebemos "porque é que aquele problema acontece" e não sabemos resolver. Sinceramente começar por fazer um carro, não sei se é a melhor opção.

Offline scolpit

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #5 em: Dezembro 12, 2008, 02:56:53 pm »
Parabéns, chegar até onde chegaste não muitos que conseguem.
Porém concordo com o Manelinho... Pra mim a modelação da chapa não está quase acabada... Ainda mal começaste... Agora é que vem os pormenores que fazem toda a diferença no trabalho. Mas antes de começar a fazer qualquer pormenor eu fazia uma grande limpeza nessa mesh. Para quem não está muito a vontade com o programa (e não ter a percepção de como uma geometria deve estar), torna o trabalho dificil. Mas mesmo que não percebas nada de geometria, quando aplicas o mesh/turbosmooth vê-se logo onde residem os problemas da mesh.. Ora vê:



Percebes onde quero chegar?
E se reparares bem, é precisamente nessas zonas onde tens triangulações que podem ser resolvidas. Nem sempre é possivel vernos livres dos triangulos (há sempre um ou outro que pega a chatear), mas a grande maioria consegue-se. Mas bom trabalho. Não desmoralizes. Não é por acaso que são poucos os que trabalham em 3D. É preciso ter muita paciencia, muita força de vontade e muita muita muita tentativa e erro. Continua...
[/align:f0b9a27b5d]

Offline fdsc

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #6 em: Dezembro 13, 2008, 01:45:42 am »
obrigado pelas dicas...http://www.webtuga.com/forum/public/style_emoticons/<#EMO_DIR#>/biggrin.png\' class=\'bbc_emoticon\' alt=\':D\' />
mas eu nao comsei agora em 3D
com o 3DS max e o primeiro carro mas ja á um tempinho que o uso.
Antes mexia muito era com o belnder mas decidi avançar po 3DS max  e nao posso deixar de diser que e mais complicado mas tem mais poder.
Eu vo tentar livrar-me dos triangulos mas e como o menelinho disse vai ser um bocado dificil pois tirando os triangulos vo estragar outras zonas e tenho que arranjar essas zonas tambem mas com o tempo espero ir lá
Mais uma vez Obrigadão

Offline manelinho27

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[duvida]3DS Max
« Responder #7 em: Dezembro 13, 2008, 01:16:13 pm »
Eu achei que estarias no inicio devido ao facto de quereres fundir a mesh numa fase tao inicial, que é uma cisa que nunca se faz ai não ser que se queira uma meshnão simetrica. E ao facto de nao dominares essa ferramenta que é uma parte fulcral num workflow.
Olha que a maioria dos triangulos que ai estão são faceis de retirar sem estragar nada. E tens muitas linhas ai que não estão a fazer trabalho nenhum e que são dispensaveis, ajudando na limpeza de mesh

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49