Autor Tópico: [Internet] PTGamers necessita de 200.000€  (Lida 12869 vezes)

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« em: Dezembro 08, 2008, 06:04:50 pm »
PTGamers necessita de 200.000€



A Internet é um mundo virtual onde tudo (ou quase tudo) pode acontecer. É uma das maiores redes de comunicação existentes no mundo e uma das mais evoluídas.

Todos os dias são criados milhares de sites, uns mais úteis que outros, mas que contribuem para o crescimento desta grande rede.

Quando um projecto é bem sucedido, este começa a ter uma boa adesão por parte dos utilizadores da internet, o que se traduz em maiores custos de manutenção por parte de quem o mantém. Por vezes a má gestão de um site, pode acabar com ele, portanto é necessário ter uma boa equipa de pessoas que façam a gestão de um projecto por amor à camisola e não apenas pelas receitas que este vai gerar.

Esta é a minha opinião pessoal e que provavelmente é partilhada por muitos de vocês.

Recentemente li que o projecto PTGamers está com dificuldades financeiras. Não sou visitante assíduo do PTGamers, mas sei que é um site com muita qualidade o que se traduz numa comunidade bastante grande.

Pelo que sei o PTGamers faz parte da rede de sites Webrain, tem vários gestores, escritores e uma grande equipa que ao que parece faz um excelente trabalho para manter o site actualizado e demonstrar que em Portugal se fazem sites de qualidade.

Ao que parece, a Webrain adquiriu a PtGamers e toda a equipa que gere o site foi empregada pela mesma e portanto todos eles são compensados monetariamente pelo seu trabalho, trabalho este desempenhado a full-time.

Para quem não conhece o projecto, a PTGamers é uma comunidade prestes a realizar o seu 10º ano de existência que facilita o acesso a vídeos, download de demos e a reviews de jogos de várias plataformas.

O que se passa é que a PTGamers está com problemas financeiros e pede o contributo a todos os membros para que o site se mantenha online.

Até aqui nada de mal, por vezes os custos de manutenção de um site são elevados, o que fazem com que os responsáveis tentem obter a ajuda dos membros para continuar com o projecto, o que aqui está errado é o valor que é pedido aos membros, que segundo os membros da equipa, é “essencial” para que o site se mantenha em pé até 2010.

Pois é, se estavam à espera que a equipa pedisse 200€ ou 500€ para continuar o projecto, bem que se enganam. O valor pedido pela  equipa é de 200.000€, sim… 200 mil euros, não me enganei nos zeros.

Recordo que 200.000€ são cerca de 40 mil contos em moeda antiga, uma quantia bastante elevada para os dias que decorrem e que pode fazer falta a muitas famílias.

Reforço que o PTGamers é um projecto sem fins monetários, apesar de toda a equipa ser remunerada pelo seu trabalho.

Na minha opinião o valor pedido pelos membros da equipa é absurdo e os gastos apresentados pela equipa são-no ainda mais.

Nos custos apresentados pela PTGamers, estes pagam cerca de 1600€ + iva mensalmente por uma ligação e um bastidor e ainda 2500€ + iva mensalmente por “Computadores e Servidores”.

Mas ao que parece, os servidores estão alojados sob patrocínio na Datacenter da Claranet.

Nas contas são apresentados também 9300€ pagos todos os meses (14 meses com subsídios de férias) à equipa.

Não sei quantos são os membros da equipa que são pagos, mas se forem por exemplo 5 membros, são 9300€ a dividir por 5 pessoas, o que dá 1860€/mês a cada um. Mas imaginemos até que são 10 pessoas empregadas, dá um valor de 930€/mês a cada um. Uma redução nos ordenados da equipa não seria uma má ideia, afinal estariam a salvar o seu projecto e o seu posto de emprego e para além do mais quem trabalha na Web pode muito bem ter várias fontes de rendimento.

Ao que me parece é que a Webrain está a utilizar a equipa para passar o valor dos gastos para as mãos dos seus leitores.

Valor este que me parece absurdo, pois existem projectos com proporções semelhantes em que os gastos não chegam a 10% do que é apresentado pela PTGamers.

Duvido que a PTGamers necessite de um valor tão elevado para continuar em força com o projecto.

Para além do mais, se a PTGamers chegou a este ponto, trata-se de um problema de má gestão, tanto da equipa PTGamers como da empresa Webrain, que deixou com que o projecto chegasse a este ponto.

Ainda me lembro de um passatempo do PTGamers em que o prémio era um carro, mais concretamente um Toyota Aygo. Não seria melhor oferecerem por exemplo 10 consolas? Os prémios seriam distribuídos por muitas mais pessoas e os custos seriam muito mais baixos em relação ao carro.

Pelo que vejo no site, a publicidade também é escassa, o que poderia ser bem aproveitada com publicidade Adsense, publicidade directa ou até mesmo campanhas com empresas do ramo, onde divulgariam jogos, consolas e outros produtos do género.

A publicidade online, num site com tantas visitas como o PTGamers, poderia ajudar a manter o site por mais de uma década sem grandes dificuldades.

Para além disto tudo que se passa com o PTGamers, existe ainda outro problema na rede Webrain, mais concretamente com o site SomXL, anteriormente conhecido como Forumusica.

O SomXL é uma comunidade constituída por músicos e outras pessoas que partilham o gosto pela música.

No entanto a má gestão e a falta de comunicação por parte da Webrain com o único administrador do site, levou a que este toma-se medidas drásticas e pedi-se ajuda a todos os membros do site de forma a obter uma resposta da Webrain.

Como podem ver existem indícios de má gestão por parte da Webrain, o que torna a situação ainda mais grave.

É pena um projecto deste tipo, chegar a este ponto.
« Última modificação: Dezembro 10, 2008, 06:58:16 pm por cenourinha »

Offline r00t

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2008, 06:15:47 pm »
200.000€ ?  

Isso é muito dinheiro, cheira-me a esturro. É pena o que aconteceu, mas duvido que se safem.


Offline BSOD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.carinha13.hi5.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #2 em: Dezembro 08, 2008, 08:11:30 pm »
Isso, e sim má gestão da Webrain, e e sempre mao ver um site desta qualidade, ir-se embora por causa de uma má gestão.

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #3 em: Dezembro 08, 2008, 08:25:01 pm »
Eu tinha vergonha de pedir este valor a quem quer que seja...

Offline MuStAnG

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://GuitarClubPT.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #4 em: Dezembro 08, 2008, 08:33:26 pm »
Um jantar aqui... outro aculá... e pronto venham mais donativos.. :S

Offline CelsoAzevedo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.telemovelonline.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #5 em: Dezembro 08, 2008, 09:51:28 pm »
Eles que ponham publicidade em todos os sites deles. Ganham uma pipa de massa! Ou vendam publicidade directa... Isto de manter um ou mais sites online sem lucros nenhuns já acabou...

Offline caronte

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #6 em: Dezembro 09, 2008, 02:18:06 pm »
Pedir 200.000€ a users para salvar a má gestão de uma impressa que vive para o lucro é ridículo.

Este caso ainda é mais grave porque a maior parte dos users são menores, a Ptgamers e a Webrain estão no fundo  a pressiona-los a pedirem dinheiro aos pais. As criticas e pedidos de explicações apresentadas no forum são prontamente censurados por alguns users mais "dedicados" e continuam sem resposta.

Para além disso não mostram nenhuma vontade de diminuir os custo, nem de assumir as responsabilidades da má gestão, apenas pedem dinheiro. Há um silencio por parte da Ptgamers e Webrain que devia alertar quem pensa em cair neste moderno conto do vigário.

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #7 em: Dezembro 09, 2008, 03:13:31 pm »
Citação de: caronte
Pedir 200.000€ a users para salvar a má gestão de uma impressa que vive para o lucro é ridículo.

Este caso ainda é mais grave porque a maior parte dos users são menores, a Ptgamers e a Webrain estão no fundo  a pressiona-los a pedirem dinheiro aos pais. As criticas e pedidos de explicações apresentadas no forum são prontamente censurados por alguns users mais "dedicados" e continuam sem resposta.

Para além disso não mostram nenhuma vontade de diminuir os custo, nem de assumir as responsabilidades da má gestão, apenas pedem dinheiro. Há um silencio por parte da Ptgamers e Webrain que devia alertar quem pensa em cair neste moderno conto do vigário.

8º - Aniversário: Oferecem um carro Toyota Ayro e várias consolas
10º - Aniversário: Pedem dinheiro aos utilizadores...

Offline Navyseal

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://slayeralfa.blogspot.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #8 em: Dezembro 09, 2008, 03:17:44 pm »
LOl compraram uma empresa, logo tiveram que investir capital e ainda ficaram com os empregados todos = mais gastos mensais. Tal como foi referido é uma suprema má gestão.

Seguindo as dicas dadas e se querem manter postos de trabalho a primeira coisa a fazer é reduzir ordenados, a média nacional é de 600€ e a maioria dessas pessoas não trabalha com os tomates em frente a um pc ou a uma consola.

Os prémios deveriam ser substituídos e adaptados à nossa realidade, ter um carro como prémio final pff nem sequer se enquadra no tema do site, deveriam sim ser oferecidos computadores, gadgets ou telemóveis, coisas que estão a preços muito longínquos do preço final do carro. (a não ser é claro que a Toyota lhes tenha oferecido o carro à pala)

Investir no adsense e no adwords também seria boa ideia, mas melhor era dar oportunidade aos leitores de fazerem reviews e suprimir alguns postos de trabalho.
Já conheces o meu novo blog? http://slayeralfa.blogspot.com

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #9 em: Dezembro 09, 2008, 03:41:55 pm »
Não sei, mas pelo que vi só existem 3 administradores no fórum, os moderadores pelo que dizem não são remunerados, não me acredito que tenham muitos mais editores para além dos administradores.

9300€/mês só em ordenados para um grupo que trabalha para a Internet em projectos Nacionais... não me parece uma quantia moderada.

Em relação aos valores apresentados para "Luz, Água e Electricidade" prefiro nem sequer comentar.

Offline BSOD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.carinha13.hi5.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #10 em: Dezembro 09, 2008, 08:38:32 pm »
Deixo aqui os valores, para quem ainda não viu:

Despesas

1. Linha e Bastidor                    
1600 Euros + IVA  (12 vezes por ano)  

2. Gestão Infraestrutura            
1000 Euros + IVA (12 vezes por ano)    

3. Pessoal + Segurança Social + Impostos
9300 Euros (14 vezes por ano)

4. EDP + H2O + Tel                                  
1000 Euros + IVA (12 vezes por ano)

5. Computadores e Servidores                    
2500 Euros + IVA (12 vezes ano) Infraestrutura de Datacenter e Postos Trabalho

6. Instalações                                            
1400 Euros (12 vezes por ano)


Receitas

Facturação Maio
PTGamers  6,08 + IVA

Facturação Junho
PTGamers  1662,50  + IVA

Facturação Julho
PTGamers  2493,75  + IVA

Facturação Agosto
0

Facturação Setembro
PTGamers  864,28  + IVA


Fonte: Ptgamers
« Última modificação: Dezembro 09, 2008, 08:39:43 pm por BSOD »

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #11 em: Dezembro 09, 2008, 08:50:44 pm »
Vi agora um comentário de um super moderador que me fez rir...

Citar
No meio disto tudo achei piada a uma coisa, perguntarem o que acontece ao dinheiro doado caso não se alcance a quantia desejada. Então vocês doam dinheiro e, no caso de não se conseguir o valor pretendido, querem-no de volta? Eu não sou ninguém para falar porque muito raramente faço doações, mas nessas raríssimas ocasiões, a partir do momento em que sai do meu bolso eu esqueço-o. Não me interessa o que fazem com ele, eu dei, está dado.

Offline BSOD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.carinha13.hi5.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #12 em: Dezembro 09, 2008, 09:08:15 pm »
Citação de: cenourinha
Vi agora um comentário de um super moderador que me fez rir...


Pois são destes moderadores, que é preciso, para incentivar as pessoas a doarem.

Offline music'

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://ricardito.pt.vu
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #13 em: Dezembro 09, 2008, 09:17:02 pm »
1000€ de Electricidade, água e telefone? Onde é que isto é possível?


Não liguem 'a falta de acentos e a acentos colocados com o '. Não e' Leetspeak e' so' que o teclado não e' PT e não tem acentos.

Offline BSOD

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.carinha13.hi5.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #14 em: Dezembro 09, 2008, 09:28:37 pm »
[quote name=\'PowA]1000€ de Electricidade\' date=\' água e telefone? Onde é que isto é possível?[/quote\']


Na Webrain, tudo é possível:)

Acho que isto ou é alguém dentro da empresa, que está a fazer um desfalque enorme, ou então não sei o que pensar. Mas isto, certamente que não é apenas despesas....

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #15 em: Dezembro 09, 2008, 09:56:01 pm »
Mais valia investir em Painéis Solares...

Offline masterhard

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.appletuga.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #16 em: Dezembro 09, 2008, 10:15:13 pm »
[quote name=\'PowA]1000€ de Electricidade\' date=\' água e telefone? Onde é que isto é possível?[/quote\']
a minha duvida e se sao 1000 por ano ou 1000 por mes xD
Se o mundo te virar costas, nao vires costas ao mundo, vai-lhe ao cu!
Se a Muralha da China pegasse fogo, seria a maior firewall do Mundo!
blacksheep-----fake hosting services since 1$ only for fake businessman----sponsored by ASAE
Oferecemos Cursos de Coveiro WebTuga --> O primeiro em Portugal com MBA da Independente incorporado
"Well, I guess it would be nice if I could touch your body" --George Michael\'s \'Faith\'
Sing these words in a recording studio, and you win Album of the Year. Say them in a public bathroom, and you get busted.
The basic difference is this: hackers build things, crackers break them.
O novo Windows será o Se7en. Será uma sequela do famoso filme de terror Se7en?
MADNESS?? THIS Is SPARTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!
Sponsored by InTeRnEt SeRiOuS BuSiNeSs and MiCrOsOfT SeRiOuS BuSiNeSs!
MCSE -> Minesweeper Consultant and Solitaire Expert
VISTA -> Virus Infection and Spyware Transmission Architecture

Offline Teotónio Ricardo

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.teotonio.pt
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #17 em: Dezembro 09, 2008, 10:21:30 pm »
Citação de: masterhard
a minha duvida e se sao 1000 por ano ou 1000 por mes xD

4. EDP + H2O + Tel
1000 Euros + IVA (12 vezes por ano)

Offline GRANT

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.AteTemPiada.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #18 em: Dezembro 10, 2008, 01:42:29 am »
Preferia doar ao Estrela de Amadora...

Offline Zoop

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.festivaisverao.com
[Internet] PTGamers necessita de 200.000€
« Responder #19 em: Dezembro 10, 2008, 02:36:25 am »
Citar
Seguindo a sua sugestão acabo de enviar comunicado à comunidade que aqui transcrevo.

Citar
Comunicado Webrain à Comunidade

A Webrain vem fazer este comunicado para responder às diversas dúvidas que têm sido colocadas pala comunidade, nomeadamente sobre o papel desta empresa no desenvolvimento do Ptgamers.

A Webrain foi criada em 2000 centrando desde 2004 toda a sua actividade na criação e desenvolvimento de comunidades Web, em que o Ptgamers assume papel principal.

A estratégia da Webrain passava por construir a maior comunidade online de entretenimento e, assim, uma referência ao nível dos grupos online em Portugal.

Foi assim que a Webrain investiu durante cerca de 5 anos na criação de uma forte equipa profissional de conteúdos, numa infraestrutura de servidores própria capaz de sustentar o crescimento da comunidade e dos diversos portais/serviços associados, assim como em largura de banda necessária para permitir o acesso fácil e com qualidade aos sesus conteúdos.

Ao longo destes 5 anos a Direcção e a Administração da Webrain dedicaram, sem qualquer remuneração, muitos milhares de dias de trabalho no acompanhamento e desenvolvimento do projecto. Neste esforço foi acompanhada por um alargado conjunto de membros da comunidade que, desinteressadamente, colaboraram no projecto.

Ao longo destes 5 anos o modelo assentou no recurso a capitais próprios por parte de um pequeno grupo de promotores que alimentaram financeiramente o projecto visando atingir uma dimensão crítica que, uma vez alcançada, permitiria o retorno do investimento via receitas publicitárias.

Antes da crise financeira, as expectativas de propostas publicitárias para 2008/2009 apontavam para mais de 500,00 Euros/ano algo razoável para a dimensão entretanto atingida. A realidade é que a crise financeira que se declarou de forma profunda a partir de Setembro de 2008 provocou uma retracção imensa do mercado publicitário, situação que se tem vindo a agravar desde então.

O atraso, superior a 8 meses, na colocação online da nova plataforma onde a Webrain investiu directamente muitas dezenas de milhares de Euros e indirectamente um ano de trabalho de praticamente toda a sua equipa (Directores, Administradores, Colaboradores, Colaboradores Externos,...) transportou o projecto para o meio da crise e contribuiu, de forma decisiva, para agravar as dificuldades do projecto.

Face à dificuldade em continuar o modelo de financiamento suportado no agenciamento de publicidade a Webrain está a tentar implementar uma nova estratégia assente:

No apelo à comunidade para apoiar o projecto;

Na tentativa de venda de publicidade de forma directa, daí o pedido que vos fizemos;

Na redução de custos e na sensibilização dos fornecedores;

Noutras soluções centradas em serviços pagos e nas sugestões da comunidade.

Tudo isto para manter um espaço que consideramos único em Portugal e que ultrapassa já as nossas fronteiras.

Os donativos e contributos entretanto recolhidos serão canalizados para a manutenção do projecto.
Na impossibilidade de atingir mensalmente os valores necessários para suportar os custos das infraestruturas e da equipa serão aqueles donativos atribuídos à equipa do Ptgamers os únicos funcionários da Webrain.

Importa esclarecer ainda que a actividade da Webrain é essencialmente centrada no suporte ao Ptgamers. A Webrain é a empresa que produz e suporta o Ptgamers, o Ptgamers é o resultado dos esforços da Webrain.

A Webrain tem vindo a desenvolver todos os esforços no sentido de encontrar soluções para a continuação deste importante projecto.

A Webrain/PTGamers aproveita a oportunidade para agradecer todo o carinho e apoio que ao longo de todos estes anos a comunidade sempre demonstrou.

Desculpe lá senhor "Estocástico" mas...

Citar
Antes da crise financeira, as expectativas de propostas publicitárias para 2008/2009 apontavam para mais de 500,00 Euros/ano algo razoável para a dimensão entretanto atingida.

Estás a gozar com quem ao certo? Mas somos todos tapadinhos?

Um forum com +100K users e com pageviews capazes de fazer inveja a muito boa gente e achas razoável fazer 500€/ano? Mas tamos doentes ou tamos a mandar areia pros olhos dos users da ptgamers?!

Isto só demonstra a vossa má gestão! Estão a receber milhares de euros ao mes de pub como afirmam publicamente no vosso site e depois acham razoavel (!) um lucro de 500€/ano. Por amor de deus... Para onde vai o resto do dinheiro? Esses vossos ordenados devem bater records a nivel nacional para administradores de sites. Lembro que há pessoas menores de 18 anos que conseguem gerir habilmente os seus sites com lucros bastante elevados para quem muito provavelmente nunca teve um emprego a sério e não estão a pedir donativos.

Citar
(...) o Ptgamers é o resultado dos esforços da Webrain.

Esta foi a razão pela qual me fez inscrever num forum de discussao, (coisa que já nao faço à anos) exactamente porque me deixou fora de mim. Que eu tenha lido bem, o ptgamers nao foi criado por vocês, ele ja existia quando o adquiriram portanto o ptgamers de hoje não é o resultado do vosso esforço, é o resultado da vossa falta de esforço! Acredito bem que o site estaria bem melhor sem a WebRain por esta altura, enfim...

Adorava saber as habilitações literárias dos responsaveis pela WebRain, que vergonhoso, conheço pessoalmente pessoas que ainda nao sao licenciadas e que gerem portais tao grande ou maiores que a ptgamers e fazem-no bem melhor que vocês.

Já agora, como vão os Emcena.com, HW1024.com e SOMXL.com? Ou os restantes sites nao são afectados pela tal crise global na publicidade?

Cumps e desculpem lá o comprimento do post.

Original Post @ http://forum.ptgamers.com/index.php?showto...mp;#entry615691

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49