Autor Tópico: [How-to] Activar hibernação no MacBook/MacBook Pro  (Lida 1834 vezes)

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[How-to] Activar hibernação no MacBook/MacBook Pro
« em: Abril 17, 2008, 07:23:53 am »
Bem, há uma coisa no MacBook (e no MacBook Pro) que sempre me chatiou: o facto de não haver uma opção para activar a hibernação. Em vez disso estes portáteis têm um modo hibrido que quando se fecha a tampa eles ficam somente em modo de suspenção e só hibernam quando a bateria se está mesmo a acabar. Ora, em suspensão a bateria está sempre a gastar. Como isto me irrita profundamente fui investigar e encontrei uma solução:

Primeiro no Terminal/iTerm/etc digitem o comando
Código: [Seleccione]
pmset -g | grep hibernatee vão ter um output deste género:
Código: [Seleccione]
hibernatefile /var/vm/sleepimage

 hibernatemode 3

este 3 é o tal como híbrido que falei em cima, e o que está por defeito. Os modos não os sei de cor, por isso posto depois.

Para activar o modo de hibernação façam o seguinte:
Código: [Seleccione]
nano ~/.bash_profileIsto vai abrir ou criar se inexistente o ficheiro .bash_profile na pasta de utilizador.
No ficheiro adicionem:
Código: [Seleccione]
alias hibernateon="sudo pmset -a hibernatemode 5"Isto vai criar uma alias, neste caso hibernateon, para activar a hibernação. Podem por o que quiserem desde que depois se lembrem. Mas não é tudo. Se em vez de -a meterem -b ele só hiberna quando não tem o carregador ligado, o que eu uso. E sem em vez de 5 no fim, colocarem 1 ele não utiliza a Secure Virtual Memory. Por isso verifiquem o estado da opção em Sys Prefs > Security e escolham o modo consoante esta opção.

Para descativar, no mesmo ficheiro coloquem noutra linha
Código: [Seleccione]
alias hibernateoff="sudo pmset -a hibernatemode 3"Aqui, mais uma vez, podem substituir o hibernateoff por qualquer coisa à vossa escolha. Onde tenho 3 ponham o que tiveram no output em cima.

Guardem e saiam (Ctrl + X, Y, Enter)

Voilá. Sempre que quiserem que o Mac hiberne sempre que se feche a tampa só têm que digitar hibernateon no terminal e dar a password. Quando quiserem desactivar basta escrever hibernateoff.

in: geeked.info


Edit:
Os modos são:
0 - O tradicional modo de suspenção. Guarda tuno na RAM mas não suporta o Safe Sleep, ou seja, quando a bateria acaba vai tudo à vida. Este modo torna o processo "dormir/acordar" muito rápido.
1 - Este é o modo de hibernação tradicional. Vai tudo para o disco e o portátil hiberna mesmo. Não gasta bateria. Este é mais lento.
3 -  Este é o modo default, o tal híbrido. Fica como no modo 0 até a bateria estar mesmo a acabar e então comporta-se como no modo 1.
5 - Igual ao 1 mas só aplicável a Macs mais recentes pois usa o "Secure Virtual Memory".
7 - Igual ao 3 mas só aplicável a Macs mais recentes pois usa o "Secure Virtual Memory".
Hooray for chainsaws :3


Offline KTachyon

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://twitter.com/KTachyon
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

Offline lycosman

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
[How-to] Activar hibernação no MacBook/MacBook Pro
« Responder #2 em: Abril 17, 2008, 02:06:27 pm »
Citar
Mais simples ainda:

http://mac.softpedia.com/get/System-Utilit...Hibernate.shtml


"it MIGHT DESTROY YOUR MACHINE"
LOL
Hooray for chainsaws :3


Offline KTachyon

  • Global Moderator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 0
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://twitter.com/KTachyon
[How-to] Activar hibernação no MacBook/MacBook Pro
« Responder #3 em: Abril 17, 2008, 02:37:29 pm »
Ya, mas em grande parte do software que usas vais ver as palavras "use this software at own risk". O Hibernateutiliza um processo pareido ao que descreveste, apenas escondido por um interface bonito. Só não confio na cena que eles têm para meter um patch na NVRAM, mas isso também não é necessário em máquinas comprocessador Intel.
My Q4 estimate: Macs: 5.89M; iPods: 4.19M; iPhones: 30.0M; iPads: 18.05M; Revenue: 37.00B; EPS: 9.50
AAPL Q3 result: Macs: 4.02M; iPods: 6.80M; iPhones: 26.0M; iPads: 17.04M; Revenue: 35.02B; EPS: 9.32

 

Sitemap 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49