Desinstalar Ubuntu?

Started by alexandreperei, October 09, 2007, 08:51:47 AM

Previous topic - Next topic

alexandreperei

Ok pessoal, é o seguinte, tenho o XP e O Ubuntu 7.04 em Dual Boot no portátil, mas estou a ficar sem espaço, ou seja, como ainda não sou nenhum expert no Linux, vou ter que o desisntalar, contava convosco para dizerem-me como? Ah, é verdade, o meu portátil nao veio com CD do Windows, Tenho só um DVD para quando é preciso formatar.

nDray

O que vais ter de desinstalar depende do que tens instalado e do que precisas instalado....

Quanto espaço tens no disco? Como tens as partições? Em que partições te falta espaço?

Let\'s communicate one byte at a time :)

alexandreperei

O que tenho instalado onde, no XP ou Linux?Tenho no total de 80GB, em 2 partições de 35GB(Unidade 1 e 2.E falta-me espaço na Unidade 1, mas na Unidade 2 tenho o 25GB de espaço livre, o computador não deve estar a dar as informações correctas.

Cravonic

Que tal diminuir o tamanho da partição do linux em vez de desinstalar, podes ter o ubuntu nuns meros 3Gb, mas isso vai depender se já instalas-te muita coisa.

Aconselhava a entrares no linux carregares alt+F2, depois digita
gksu gparted

Tira um printscreen ou então anota todas as partições e digita aqui, vamos arranjar uma solução para o problema do espaço.

Ou então instala o programa do site abaixo e acedes á partição do linux pelo windows e o que não couber na partição do windows, mete na partição do linux em /home/username/ assim já fica na tua pasta pessoal quando tiveres no linux
http://www.fs-driver.org/extendeddl.html
Esse programa funciona perfeitamente por aqui, só tens de ter o cuidado de encerrar sempre correctamente o linux, se não ele simplesmente não monta a unidade no windows. Mas não danifica como muitos pensam, por isso não tenhas problemas em usar e abusar disso
O GNU/Linux não tinha o propósito de se tornar um produto do povo, mas acidentalmente isso está a acontecer e a sociedade está a modificar-se, a tornar-se mais unida, ajudando o próximo ;) É esta a magia que um pinguim transmite, Liberdade, promovendo a união e paz dos povos.

nDray

Eu tinha lido mal o teu post, desculpa... Pensei que querias desinstalar software....

A minha solução é mesmo formatar a Unidade 2, onde tens o ubuntu, separar em duas partes, deixando cerca de 5 GB no fim, e deopis unindo a primeira parte à Unidade 1.

O partedmagic (LiveCD) permite-te fazer isso.

Numa solução mais drástica mas mais futurista, criavas uma tabela de partições do género da minha....

Eu tenho 100GB no total:
12GiB - ntfs - Windows
20GiB - ext3 - ArchLinux
1.3GiB - swap - swap
60GiB - ntfs - Partilhados

Aquele swap não precisava, na verdade, tenho 2GB de ram, mas um pouco de swap não mata ninguém, e eu defini 12 + 20 + 60 e depois o restante meti assim....

A partição partilhada optei por ntfs, mas num futuro próximo é provável que mude para ext3. O motivo inicial foi porque Linux integra-se melhor com ntfs do que Windows com ext3, mas ultimamente tenho usado tão pouco windows que já começa a fazer pouco sentido valorizar tanto o SO da Microsoft e o driver (ntfs-3g) que, apesar de estável, ainda está numa fase que me deixa de pé atrás....

Claro que o ext2 ifs exige muito mais cuidado em desmontagens, quer com windows quer com linux, se a partição estiver em ext3, mas logo se vê, talvez formate em ext2.....

Let\'s communicate one byte at a time :)

alexandreperei

Cravonic

isto está giro está, bem começemos pelo principio.

Primeiro tu deves ter instalado o linux duas vezes, mas só estás a usar um deles... Nota: mesmo com varios linux\\'s só se precisa de uma swap, eles todos usam a mesma

tu vais entrar no linux e fazer o printscreen pelo gparted como expliquei acima para sabermos de facto qual é a partição do linux.
Eu vou te guiando passo a passo para o que tens de fazer, de forma que corra tudo bem, para isso preciso da tua colaboração em forneceres o que te peço.
O GNU/Linux não tinha o propósito de se tornar um produto do povo, mas acidentalmente isso está a acontecer e a sociedade está a modificar-se, a tornar-se mais unida, ajudando o próximo ;) É esta a magia que um pinguim transmite, Liberdade, promovendo a união e paz dos povos.

alexandreperei

Ok, eu tentei fazer o que disseste mas nao deu. Nao abriu nenhuma janela depois.

Cravonic

então antes faz este comando quando carregas em alt+F2 \\'gksu aptitude install gparted\\', tens de ter a net ligada
depois fazes como disse acima...

alexandreperei

Continua sem dar Cravonic

Cravonic

Muito estranho... então ele não consegue instalar o gparted... verificas-te se tinhas a Internet ligada?
Abre a consola digita:
\\'mount\\'
e cola aqui o output.
depois tenta fazer os seguintes comandos:
sudo aptitude install gparted
sudo gparted

vê se abre o particionador

Já agora qual é a versão do ubuntu que tens? Tens o cd dela por aí à mão, é que vais precisar para aumentar o espaço .

alexandreperei

Aqui está:
alex@alex-laptop:~$ mount
/dev/sda7 on / type ext3 (rw,errors=remount-ro)
proc on /proc type proc (rw,noexec,nosuid,nodev)
/sys on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
varrun on /var/run type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=0755)
varlock on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777)
procbususb on /proc/bus/usb type usbfs (rw)
udev on /dev type tmpfs (rw,mode=0755)
devshm on /dev/shm type tmpfs (rw)
devpts on /dev/pts type devpts (rw,gid=5,mode=620)
lrm on /lib/modules/2.6.20-16-generic/volatile type tmpfs (rw)
binfmt_misc on /proc/sys/fs/binfmt_misc type binfmt_misc (rw)
/dev/scd0 on /media/cdrom0 type iso9660 (ro,noexec,nosuid,nodev,user=alex)
alex@alex-laptop:~$

Não abriu oo particionador, o cd não o tenho a mão mas posso ir busca-lo

Cravonic

Já estou a ver que isso está na pior maneira possivel.
Não admira que estejas com falta de espaço, tens muito espaço do disco perdido.
Olha tenta aceder a algum programa para apagar as partições, acho muito estranho que não consigas abrir o gparted no ubuntu, mas pronto, podes instalar o partition magic no windows ou usar o partedmagic em live cd
Aconselho a fazer o seguinte:
apagar a ultima partição de 10.2Gb e a swap de 478.5Mb
depois podes aumentar o espaço de D: de 25,3Gb até ao final do disco prefazendo uma partição de 35,6Gb aproximadamente.
Depois reinicias o pc e verifica se não tens problemas no boot.

Caso tenhas problemas:
Tira o Cd do ubuntu 7.04, podes tirar a versão que está neste site http://ubunta.wordpress.com é nacional e rapido.
inicias em modo de segurança:
fazes cat /proc/partitions
vê qual é o sda que tem um numero perto de 15000000, o tamanho preciso é 14.9*1024*1024.. como dizia o Guterres é só fazer as contas..
tudo o que for \\'*\\' é o número correspondente ao que viste no comando acima.
depois fazes
mount /dev/sd* /mnt/
grub
root (hd0,\\'*-1\\')       ## aqui tens de tirar um valor ao numero acima
setup (hd0)           ##verifica se tudo corre com sucesso
quit
reboot

E pronto o sistema já deve iniciar correctamente, caso não aconteça e em ultimo recurso, tens de arranjar o cd do windows, não precisas da chave
arrancas nele, carregas no R
enter e metes a password do administrador do windows
dás o comando:
fixmbr
reboot
e vens aqui gritar para vermos o que se passou

Pronto penso que é tudo, depois diz qualquer coisa

alexandreperei

Fiquei sem portátil pessoal, foi para arranjar com esta  brincadeira, ficou cara! Volto quando estiver arranjado. Cumprimentos

Faboucas

QuoteFiquei sem portátil pessoal, foi para arranjar com esta  brincadeira, ficou cara! Volto quando estiver arranjado. Cumprimentos

devias ter um cd do XP, caso isso acontece-se,

Cravonic

Agradece à microsoft o suporte gratis que ela oferece

alexandreperei

Pois o problema é que não veio.

alexandreperei

Pois é, meus amigos, estou de volta!